Postado por - Newton Duarte

Bahia comemora 85 anos de fundação: 'Nasceu para vencer'

Com mais recurso para o futebol, Bahia comemora 85 anos de fundação

Tricolor faz aniversário nesta sexta-feira, dia 1º de janeiro. De acordo com o clube, ações comemorativas serão realizadas durante toda a temporada de 2016

boasfestas2016_ecbahia_reveillon

Bahia divulgou imagem com camisa retrô para comemorar o aniversário de 85 anos do clube (Foto: Reprodução/EC Bahia)

Único clube do norte e nordeste brasileiro a ter dois títulos nacionais, o Bahia chega ao 85º aniversário nesta sexta-feira. Apesar de o clube não ter conseguido o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro no ano passado, o principal presente é no futebol. De acordo com a assessoria de imprensa do clube, o Tricolor terá quase R$ 18 milhões a mais para investir no departamento e lutar pelo tricampeonato estadual, o título da Copa do Nordeste e o retorno à Primeira Divisão.

- Que a gente tenha um 2016 de muita alegria, muita saúde, muita paz e que a organização administrativa, tudo aquilo que a gente construiu ao longo de 2015, comece a dar resultado também dentro de campo, para que a gente tenha um time mais vencedor, um time campeão, que alegre toda a torcida - afirmou o presidente Marcelo Sant’Ana.

De acordo com o diretor de negócios, Jorge Avancini, ações comemorativas serão realizadas durante toda a temporada. Os “presentes” tiveram início ainda no final do ano passado, quando foram lançadas a camisa retrô e a Revista do Esquadrão. São esperados nos próximos dias a nova camisa de jogo, o novo site do clube, anúncios em jornais, homenagens nas redes sociais e muito mais.

NASCEU PARA VENCER

O Esporte Clube Bahia foi fundado no dia 1º de janeiro de 1931, mas era planejado desde o final do ano anterior. A ideia da agremiação veio de antigos integrantes da Associação Atlética da Bahia e do Club Bahiano de Tênis, que estavam insatisfeitos em suas equipes. Após um mês de discussões sobre o possível nome e as cores da equipe, uma assembleia realizada no primeiro dia de 1931 aprovou os estatutos e elegeu por aclamação a primeira diretoria do clube, formada por Waldemar Costa (presidente), Alex Von Uslen (vice-presidente), Octávio Carvalho (1º secretário), Júlio Almeida (2º secretário), João Barbosa (1º tesoureiro), José dos Santos Mello (2º tesoureiro), Plúnio Rizério (diretor de esportes) e Aristóteles Gomes (orador).

Em seu início, a agremiação foi formada, basicamente, por jogadores da Associação Atlética e do Bahiano de Tênis. Essas duas equipes protagonizavam a maior rivalidade do Estado na época, o que reforça a tese de que o Bahia foi fundado não pela união de dirigentes, mas dos próprios jogadores.

No primeiro jogo oficial, venceu o Ypiranga (seu primeiro  rival)  por  2  a  0.  No  mesmo  dia,  conquistou  o  primeiro  título  disputado,  o Torneio Início do Campeonato Baiano de 1931. Meses depois, levantou mais um troféu. Já não mais como promessa e sim uma realidade do futebol no Estado, se tornou campeão baiano de 1931 com duas rodadas de antecedência. As conquistas em menos de um ano de fundação lhe renderam um slogan usado até os dias de hoje: “Nasceu para vencer”.