Postado por - Heitor Montes

Inspirado em clube inglês, Bahia comemora gols com GIFs nas redes sociais

Neste início de temporada, o Bahia mostrou uma novidade nas redes sociais. O Tricolor se inspirou no Bristol City, equipe da segunda divisão inglesa que conseguiu eliminar o Manchester United da Copa da Liga Inglesa no último mês dezembro. Assim como o clube inglês, o Esquadrão vem celebrando seus gols com GIFs (imagens animadas) dos jogadores nas redes sociais.

Cada jogador gravou um vídeo de comemoração. O primeiro a ser mostrado foi o do meia Vinícius, que marcou na partida contra a Jacuipense, e mostrou o projeto do clube de se aproximar do que é feito pelo Bristol City.

Nelson Barros Neto, gerente de comunicação do Bahia, falou sobre a ação do clube:

A gente se inspirou no Bristol City. Na virada do ano, vimos uma reportagem sobre o clube e como chamava a atenção o que eles faziam nas redes sociais. Tiveram muitos acessos por fazerem isso. Muitas pessoas foram olhar as redes sociais do cube, que ficou mais conhecido. Como tínhamos ideias de fazer coisas novas nas redes sociais, a gente se inspirou, a galera gostou. O do Bristol é mais temático, teve o natal, tem cerveja. A gente fez um media day, a TV Bahêa participou, a gente gravou com croma e aproveitamos para matar dois coelhos com uma cajadada só. Fizemos as fotos do elenco e aproveitamos para fazer as comemorações. Pedimos para que eles fizessem a comemoração que eles quisessem, não necessariamente engraçada. A gente estreou na temporada sem fazer gol. Quis o destino que o primeiro gol fosse o da comemoração mais engraçada, que o cara adotou mais o estilo do Bristol City, que foi o Vinícius. Ele marcou contra o Jacuipense. Isso fez com que despertasse mais curiosidade no nosso torcedor, sites de marketing esportivo, torcedores de outros clubes também. Outros clubes fazem, o Bahia não é pioneiro no Brasil. Mas é muito gratificante ter essa repercussão

A comemoração de Zé Rafael após o gol contra o Altos, na última terça-feira (30), já mostrou uma novidade: efeitos especiais. A equipe de comunicação do Bahia teve mais tempo de preparar o GIF e conseguiu incorporar os efeitos para fazer com que o jogador virasse um pistoleiro do velho oeste.

No GIF do volante Edson, obtido pelo site Globo Esporte, o jogador, do Rio Grande do Norte, vira um cangaceiro.

Como queríamos chamar a atenção, aproveitamos as comemorações e jogamos um molho. O Zé Rafael comemorou o gol como se estivesse atirando. Então colocamos um pistoleiro. Temos outros que estão prontos. O do Régis e o do Edigar Junio, por exemplo.

Também foi gravada uma comemoração coringa, para os gols dos jogadores que chegaram depois do media day e não puderam gravar a celebração. Seu Adherbal, assistente administrativo do Bahia, mostrou vitalidade aos 80 anos para comemorar um gol tricolor:

Kayke a Allione chegaram depois. A gente pensou: “Quando tiver gol desses caras, vai fazer como?". O Seu Adherbal estava lá no dia das gravações, a gente falou para colocar dele. Quem conhece ele sabe como ele fala. Ele fala um “Bora Bahia P...”. E no GIF dá para perceber (risos). Seria bom com som, mas dá para perceber na leitura labial. Foi um plano B para se eles dois fizessem gols. Conseguimos homenagear uma pessoa importante para o clube. Merece demais. Ele ficou muito feliz.

Os jogadores gostaram desta forma de comemorar os gols e a equipe de comunicação teve que se adaptar para postar os GIFs em várias redes sociais:

O Zé Rafael viu no Instagram do Bahia e pediu para mandar o GIF para ele. Para ter no Whatsapp dele. Ele não tinha visto ainda. Ele ficou feliz. Os jogadores ficaram resenhando. Eles acompanham sobretudo o Instagram. Colocava só no Twitter, mas no dia do jogo contra o Altos nós mudamos. Colocamos no Instagram, que é o que os jogadores utilizam mais, e também no Facebook.

Para evitar que os GIFs fiquem repetitivos, a equipe de comunicação do Bahia quer fazer novas gravações, principalmente com os jogadores que vieram depois do media day.

A gente quer gravar daqueles que não têm. Douglas Grolli e Gregore também não fizeram. A gente já pode até caprichar mais. Pode ser temático também, já que pode começar a ficar batido. Pode chegar o Brasileiro, se um cara fizer muitos gols e algum ficar batido. Então podemos fazer uma nova sessão. Os times têm saídas e novas contratações. Podemos fazer uma nova edição. É muito legal.