Postado por - Newton Duarte

Bahia comemora reformulação e aposta na base confiante na Série B

Confiante na Série B, Bahia comemora reformulação e aposta na base

Time baiano subiu nove jogadores das categorias de base

Time baiano subiu nove jogadores das categorias de base - Gazeta Press

Campeão estadual, o Bahia chega confiante para o início da disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Ainda em processo de reformulação, o clube continua apostando na valorização dos atletas formados na base, cujo intercâmbio com o profissional tem sido feito pelo diretor de futebol Alexandre Faria.

"O que nos deixa muito satisfeitos é que, quando aceitamos o convite do Marcelo Sant’ana (presidente do Bahia), foi determinado que o trabalho deveria priorizar a base. Liberamos 26 atletas, reduzimos a folha em R$ 1,7 milhão e promovemos 14 atletas da nossa base. Essa é uma atitude que a gente pode dizer que é bastante corajosa da diretoria e da comissão técnica", exaltou.

Segundo o próprio Bahia, nove jogadores subiram das categorias de base para a equipe principal: Carlos, Gustavo Blanco, Jean, Luan, Mateus, Patric, Robson, Sávio e Yuri.

"Estávamos mudando um trabalho de um time que, no ano passado, vinha de um rebaixamento. A gente mudou através da promoção de atletas da base e poucas contratações. Quando falamos que mais de 50% do elenco é da base, falamos com muito orgulho e satisfação. Essa atitude era necessária, e os atletas deram a resposta ideal", analisou Faria, garantindo que os jovens jogadores recebem tanta atenção da comissão técnica quanto os contratados.

"O mesmo carinho que nós temos com os jogadores que vêm de fora, também temos com os atletas da base. A gente não tem diferenciação do trabalho de forma geral. Ela foi feita apenas quando colocamos na ponta do lápis e vimos que a rentabilidade que tiramos do elenco é muito positiva. Quatro meses de trabalho, duas finais. Coisa que o Bahia não conseguia desde 2002. Isso realmente nos deixa muito orgulhosos, vemos que os atletas deram uma resposta", concluiu.

Com esse elenco renovado, o Bahia se consagrou campeão estadual graças à goleada por 6 a 0 aplicada no Vitória da Conquista no jogo de volta da final - na ida, o time havia sido derrotado por 3 a 0. Na outra final mencionada por Alexandre Faria, o clube ficou com o vice da Copa do Nordeste diante do Ceará.