Postado por - Newton Duarte

Bahia confia no fator casa para vencer o Brasil de Pelotas; Ficha Técnica

Tricolor tem o melhor desempenho da Série B como mandante, mas sofre com a vaia de parte da torcida a alguns jogadores. O alvo da vez é o atacante Hernane Brocador

A força do Bahia atuando dentro de casa é indiscutível: o time é o melhor mandante da Série B, com 11 triunfos em 15 jogos disputados, além de duas derrotas e dois empates, o que lhe rende 77,78% de aproveitamento. O bom rendimento, no entanto, não tem livrado a equipe das vaias, algumas de maneira insistente para alguns jogadores, de Allano a Hernane. Neste cenário de apoio e “corneta”, o Bahia tem mais um duelo complicado na Arena Fonte Nova: recebe o Brasil de Pelotas nesta sexta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), partida válida pela 31ª rodada da Série B.

Desde que o técnico Guto Ferreira chegou ao Fazendão, na 17ª rodada da Segundona, o Bahia fez sete jogos jogos em casa. Venceu seis e empatou apenas um. Já são cinco triunfos consecutivos na Fonte. A sinergia entre time e torcida faz a diferença, e o técnico tricolor já reconheceu isso em diversas oportunidades.

Mas nem tudo são flores. As vaias de parte da torcida a alguns atletas sempre incomodaram Guto, que algumas vezes defendeu o atacante Allano, muito contestado pelos tricolores, em entrevistas coletivas. O alvo da vez é o atacante Hernane, que não vive boa fase. O treinador, no entanto, defende o papel tático desempenhado pelo Brocador, muito importante no sentido coletivo.

- Mais do que nunca, a torcida gritando para tirar o Hernane. Nós estamos ganhando de 4 a 0, você está preocupado com o Hernane? Os gols estão saindo. Ele não está fazendo, mas uma hora ele vai fazer. Será que ele merece toda essa pressão? Vamos parar um pouco e vamos ver até onde estamos nos ajudando. Você acha que ele não tem consciência, que não se cobra, que ele está no dia a dia roubando? O cara está trabalhando pra caramba. E volto a falar: a função dele não se resume a guardar e fazer o gol. Toda essa marcação sob pressão que fizemos, tanto ele quanto o Cajá, marcaram muito. E graças a essa pressão que começou com ele, Edigar Junio, Wesley, é que conseguimos fazer os três gols. Wesley antecipou o zagueiro solto, porque os dois zagueiros correram em cima de quem no levantamento? Uma série de coisas aconteceram. O Hernane, querendo ou não, é referência, e aí a zaga vai preocupada com ele, e o time se aproveita e os outros fazem os gols – defendeu Guto Ferreira.

Esse é um trecho da coletiva concedida pelo treinador do Bahia logo após a goleada sobre o Tupi, no último domingo, na Arena Fonte Nova. O time fez o resultado cedo, ganhou bem e, ainda assim, Hernane Brocador – que já havia perdido algumas oportunidades – era vaiado por parte da torcida sempre que pegava na bola.

A pressão sobre Hernane reflete também no elenco. Com o jogo definido, os jogadores, às vezes em melhores condições, passaram a procurar o Brocador. Autor de um dos gols do triunfo, o volante Juninho também destacou a importância do camisa 9 para a equipe.

- O Hernane é um jogador fundamental no nosso esquema. Infelizmente a bola dele não tem entrado, tem dado um pouco de azar. Ele finalizou uma bola bem no primeiro tempo e, no segundo tempo, fez uma jogada que poucos fariam. Se você analisar, ele fez parte de quase todos os gols da partida. Até mesmo na falta em que fiz o gol, foi ele que sofreu. Entramos dispostos a marcar pressão, e ele e o Cajá foram duas peças essenciais. A gente sabe que ele vai voltar a fazer gols pela qualidade e experiência que tem. Quem sabe ele não faça o gol mais importante, que é o do acesso à Série A? Então a confiança nele é lá em cima. É indiscutível a qualidade dele. Sabe que não está em uma fase boa, por isso está se cobrando. A gente tem confiança que ele vai nos ajudar - comentou o jogador.

Hernane será novamente titular e terá a chance de fazer as pazes com a torcida nesta sexta. Guto conta com a volta do lateral Moisés e deve mandar a campo a seguinte equipe: Muriel; Eduardo, Tiago, Jackson e Moisés; Juninho, Luiz Antônio e Renato Cajá; Wesley Natã, Edigar Junio e Hernane Brocador.

ESCALAÇÕES

Bahia: Muriel; Eduardo, Jackson, Tiago e Moisés; Juninho, Luiz Antônio e Renato Cajá; Wesley Natã, Edigar Junio e Hernane. Técnico: Guto Ferreira.

B. Pelotas: Eduardo Martini; Weldinho, Cirilo, Leandro Camilo e Marlon (Brock); Leandro Leite, Marcão (Nem), Diogo Oliveira, Nathan e Jonatas Belusso (Marcos Paraná); Ramon. Técnico: R. Zimmermann

DESFALQUES

Bahia: João Paulo Gomes e Gustavo Blanco se recuperam de lesões.

B. Pelotas: Washington, Felipe Garcia e Elias.

PENDURADOS

Bahia: Juninho, Hernane, Jackson, Renato Cajá, Tinga, Éder, Muriel, Luiz Antônio, Misael e Régis.

RELACIONADOS

Goleiros: Anderson, Jean e Muriel
Laterais: Eduardo, Moisés e Tinga
Zagueiros: Eder, Jackson, Lucas Fonseca e Tiago
Volantes: Feijão, Juninho, Luiz Antonio, Renê Júnior e Yuri
Meias: Régis, Renato Cajá, Mayron
Atacantes: Edigar Junio, Hernane, Misael, Victor Rangel e Wesley Natã

FICHA TÉCNICA

4-3-3 BAHIA substituicao B.PELOTAS B.PELOTAS 4-4-2
clear-card Muriel GOL GOL E. Martini
 Eduardo LAD LAD Weldinho
Jackson ZAD
ZAD
Cirilo
 Tiago ZAE
ZAE L. Camilo
Moisés
Tinga
substituicao LAE
LAE
LAE Marlon cartao-amarelo
L. Antônio VOL
VOL
L. Leite
Juninho VOL
MEC
Marcão
 R. Cajá
Régis
substituicao VOL
MEC
MEC
D. Oliveira
cartao-amarelo Hernane ATA
MEC
VOL
substituicao Galiardo
Wender
 E. Junio ATA
ATA
ATA
substituicao J. Belusso
Nathan
bolinhaFutebol
clear-card
W. Natã
V. Rangel
substituicao ATA
ATA
ATA
ATA
substituicao Ramon
G. Papa
G. Ferreira TEC TEC R. Zimmermann
RESERVAS
 Jean GOL GOL L. Muller
 Anderson GOL ZAD Evaldo
 L. Fonseca ZAD ZAD Teco
 Marlon ZAD ZAE Xaro
 Éder LAD MEC Clebson
 R. Júnior VOL ATA M. Paraná
 Feijão VOL
 Yuri VOL
 Misael ATA
Campeonato Brasileiro Série B - 31ª Rodada
Local :  Fonte Nova - Salvador
Data :  14/10/2016 Sábado
Horário :  21h30
Transmissão :  SporTV (menos BA), Premiere e PFCI (com Thiago Mastroianni e Jorge Allan)
Público : 
Árbitro :  Antônio Rogério Batista do Prado (SP)
Assistentes :  Ricardo Pavanelli Lanutto e Bruno Salgado Rizo (SP)

Fonte: Ge.com