Postado por - Newton Duarte

Bahia consegue boa negociação em novo acordo com a AFN

Bahia consegue boa negociação em novo acordo na Fonte Nova

Foi positivo o saldo do rompimento de apenas dois dias do Bahia com a Fonte Nova. Na renegociação do clube com o gestor do estádio, ficou acertado que o Bahia, entre outras coisas, passa a ter 25% sobre o contrato de naming right assinado com a Itaipava (detalhes Aqui). Na prática, o Bahia se tornou um sócio de fato do empreendimento, o que passa a ser interessante para os dois lados. Causa um maior comprometimento das duas partes em fazer o negócio ir para a frente.

O desgaste da situação só deixa claro que o Bahia, como disse aqui há dois dias, jogou para a torcida na argumentação de que era deixado em segundo plano pelo consórcio que gerencia o estádio. O clube usou do orgulho ferido do torcedor para pressionar o governo do estado e os gestores da Itaipava Arena Fonte Nova para conseguir obter uma melhor negociação.

Faz parte do jogo.

Mas o ponto agora é que o clube precisa, urgentemente, descobrir alternativas para gerenciar melhor o seu principal produto, que é a qualidade do jogo de futebol. Do contrário, o Bahia verá, no médio prazo, que é praticamente impossível querer melhores condições se não é capaz de atrair o torcedor para os seus jogos.

O endurecimento das negociações entre clubes e construtoras é parte do jogo. Só não pode o clube achar que ele é hoje a salvação para os novos estádios. Sem dúvida que as arenas, por mais multiuso que possam ser, dependem muito do futebol para ter boa arrecadação. Mas no nível que está o espetáculo do futebol no Brasil, o caminho mais lógico para os donos de estádios seria pensar em alternativas de eventos para atrair receita.

Depender do jogo de futebol dos times brasileiros é, hoje, um mau negócio. Se tivesse sido usada para receber outros eventos que não jogos dos Estaduais nesses primeiros quatro meses do ano, possivelmente a Fonte Nova teria tido muito mais receita. O problema não é só do Bahia. As exceções, aliás, são Palmeiras e Corinthians. Mas que também são clubes cravados na cidade que tem mais gente no país, o que explica, em parte, porque as médias de público de ambos continua alta, apesar de o Campeonato Paulista ser um evento tão pouco atrativo quanto qualquer outro Estadual.

Nota Luis Peres @BahiaClub: “...ficou acertado que o Bahia, entre outras coisas, passa a ter 25% sobre o contrato de naming right assinado com a Itaipava” ~> Essa conta está difícil de compreender e fechar. Alguma coisa não está batendo. Com a matemática não se brinca.