Postado por - Heitor Montes

Após vaias, Bahia cresce na hora certa e conquista o Campeonato Baiano

Após um início complicado no Campeonato Baiano, com resultados ruins, vaias e pedidos pela saída do técnico Guto Ferreira, o Bahia mostrou força, reagiu e conquistou o título do Campeonato Baiano em pleno Barradão, o que não acontecia desde 1998.

O título aconteceu após uma correção de rota no meio da competição. O Bahia iniciou a temporada se utilizando da mesma estratégia do ano passado de realizar um rodízio de jogadores. Porém, após perder as duas primeiras partidas da temporada, para o Botafogo-PB (pela Copa do Nordeste) e Bahia de Feira, o treinador Guto Ferreira mudou de ideia e passou a usar força máxima durante todo o estadual.

Porém, mesmo mudando de estratégia, os resultados não vieram rapidamente e a pressão sobre o treinador aumentou bastante. Após atuações fracas, as veias e os gritos de "Adeus, Guto" passaram a ser frequentes.

Além das atuações ruins, o Bahia ficou ameaçado de nem se classificar para as semifinais do Campeonato Baiano. Uma partida emblemática foi a virada contra o Juazeirense, fora de casa, com um gol de Júnior Brumado nos acréscimos. Qualquer outro resultado que não fosse um triunfo naquela partida teria deixado o Tricolor fora do G-4 naquele momento.

Após tantas dificuldades, Guto Ferreira resolveu mudar o esquema tático da equipe. O 4-1-4-1 foi deixado de lado e o Bahia voltou a atuar no 4-2-3-1 usado em praticamente todo o ano passado. Além disso, o técnico voltou a escalar Edigar Junio no comando do ataque. O camisa 11 tricolor vinha jogando pelos lados e não estava rendendo, e como centroavante, o jogador deu mais mobilidade à equipe.

O Tricolor foi melhorando aos poucos e começou a atuar melhor a partir dos jogos decisivos do estadual. O triunfo por 3 a 0 sobre o Juazeirense no jogo de volta da semifinal agradou a torcida. Outra boa partida do Tricolor antes das finais do Baiano foi o triunfo por 2 a 0 sobre o Botafogo-PB pela Copa do Nordeste.

No jogo de ida da final contra o Vitória, na Arena Fonte Nova, o Bahia contou com o apoio da torcida, que fez uma linda festa na chegada da equipe no estádio. Apesar do triunfo por 2 a 1 indicar um jogo apertado, o Tricolor dominou as ações e poderia ter feito mais gols.

No jogo de volta, no Barradão, o Bahia até sofreu uma pressão do rival no início da partida, mas conseguiu melhorar na partida e com um gol de Elton, venceu por 1 a 0 na casa do rival e comemorou o título do Campeonato Baiano.

Apesar de não ter feito a melhor campanha na primeira fase do estadual, o que fez com que a equipe não tivesse vantagem na decisão contra o Vitória, o Bahia teve o melhor ataque (27 gols) e a melhor defesa (seis gols sofridos) do Campeonato Baiano.