Postado por - Newton Duarte

Bahia deve ter mudanças, afirma Kleina

Após eliminação, Kleina revela que deve mudar time que pega São Paulo

Delegação do Bahia chega à capital paulista na tarde desta sexta-feira, após derrota diante do César Vallejo. Treinador vai avaliar opções e departamento médico tricolor

Kleina aguarda reapresentação para pensar em time para enfrentar o São Paulo

O Bahia não teve uma boa noite na última quarta-feira, mas pretende ter um desfecho melhor neste sábado, quando enfrenta o São Paulo no Morumbi, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem tempo para lamentar a eliminação na Sul-Americana diante do Universidad César Vallejo, o Tricolor treina nesta quinta-feira em Lima, capital do Peru, e embarca para São Paulo na manhã de sexta-feira. Após o duelo em Trujillo, o técnico Gilson Kleina destacou a necessidade de recuperação e revelou que deve fazer mudanças na equipe que vai enfrentar o time paulista.  

- O importante é recuperar, novamente fazer um trabalho de confiança e autoestima, para que possamos ser uma equipe competitiva. A gente sabe que o São Paulo tem um poderio técnico muito forte. Temos que fazer o nosso campeonato, confiar naquilo que estamos trabalhando e vamos executar. Vamos ter que trocar [alguns jogadores]. Uelliton tomou o 3º cartão. Vamos ver a pancada do Kieza e do Henrique. Maxi está machucado, nós não temos mais o atacante de referência. Temos o Rafinha voltando, Wiliam, Potita e o Jeam. Vamos ver essa recuperação para ver os atletas que vão enfrentar o São Paulo – afirmou o técnico do Bahia.  

Mas as dificuldades não começaram na última quarta. No domingo, o Tricolor amargou uma derrota diante da Chapecoense, na Fonte Nova, e agora precisa melhorar o emocional para recuperar os pontos perdidos no último fim de semana. Na 17ª posição do Campeonato Brasileiro, Kleina destaca os obstáculos do segundo turno e afirma que o time baiano vai lutar por seus objetivos até o último minuto.  

- Segundo turno é muito difícil para todo mundo. Todo mundo corre pelos seus objetivos. É o líder perdendo para quem está na zona de rebaixamento. Cada um com seu objetivo bem aflorado. E nós não podemos ser diferentes. Temos que ser fortes para traçar uma trajetória vitoriosa - avaliou.  

O treinador do Bahia ainda aproveitou para mandar um recado à torcida tricolor, pela qual demonstra gratidão. Kleina diz que não tem motivos para reclamar do torcedor e pede que a massa continue apoiando a equipe, como tem feito.  

- Acreditar. A gente está fazendo um trabalho de reação. Estamos resgatando algumas situações de alguns jogadores. Não temos o luxo de perder algumas reposições e ter que voltar. Tenho falado para eles que todos aqueles que não vêm jogando precisam estar atentos para quando surgir a oportunidade. Vieram cartões e lesões. Quero dizer ao torcedor que fique do nosso lado. Mais do que nunca, agora vamos fazer um campeonato de dez jogos, dez decisões. Que ele jogue junto, como está fazendo. Não posso reclamar da torcida do Bahia. A torcida está nos apoiando. Acho que precisamos resgatar aquela confiança de jogo, a alegria, para poder fazer o número mágico - finalizou.  

Confira abaixo outros trechos da entrevista coletiva de Gilson Kleina.

AVALIAÇÃO DA PARTIDA CONTRA O CÉSAR VALLEJO

- Fizemos um jogo para sair com a classificação. Tivemos a chance nos 90 minutos, conseguimos controlar bem o lado forte deles, que é o lado direito. Lamento a circunstância, o jeito como perdemos, tomamos gol aos 37 e aos 46. Tivemos poucos erros, mas o erros que tivemos, eles foram felizes na finalização. Lomba fez defesas espetaculares. O que lamento é que nós tivemos muito contra-ataques, que não fazíamos a melhor opção, quando chegávamos, não definíamos de forma contundente. Nos pênaltis, também não podemos reclamar. Pênalti é pênalti, mas também tivemos as nossas chances. Não aconteceu. Conversamos ali. Agora é focar nessa permanência do Bahia no Brasileirão. Não era o que queríamos. A equipe lutou, tirou ímpeto deles aqui. Achei um jogo controlado, não um jogo forte tecnicamente. É uma somatória. Se começar a lamentar... Nós podíamos ter ampliado no primeiro jogo, com um homem a mais. Mas também aqui nós tivemos uma administração do jogo muito boa. Erramos e pagamos caro por isso.

SUBSTITUIÇÕES NO DUELO DE QUARTA-FEIRA

- A gente tirou o Rafinha, que não vinha jogando, vinha de lesão. Com Wiliam Barbio, não tiramos a velocidade. Infelizmente tiramos o Kieza machucado, colocamos o Henrique, que faz. Não vi essa situação. Vi uma equipe que jogou a favor do vento. Coloca essa bola na área, até na hora em que íamos ganhar um pouco de tempo, colocar o Adailton para crescer um pouco, para posicionar... Tomamos o segundo gol, aí deixei a equipe que já estava com a frequência alta, que já jogava para bater os pênaltis. A equipe está correndo bem. Na verdade, nós não tivemos nem uma semana. Sempre jogando, treinando. Viemos de uma derrota para a Chapecoense, fizemos uma viagem de uma logística desgastante. Mas os jogadores estão de parabéns. Em momento algum a gente reclamou. Solucionamos. Mas era para termos saído com o resultado positivo. A gente tem que rever mais uma vez. Jogo de mata não permite, tem que matar mesmo, ainda mais no jogo de volta. Agora é focar e fazer uma volta tranquila para pensar no Brasileiro.

JOGADORES QUE PODEM FICAR NO DM

- Kieza e Henrique, que tomou uma joelhada nas costas. Terminou o jogo, bateu o pênalti e foi se superando. Vamos ver na reapresentação como os atletas vão se recuperar e pensar no próximo jogo.

Com desfalques e retornos, a lista de relacionados ficou assim:

GOLEIROS: Douglas Pires e Marcelo Lomba

LATERAIS: Diego Macedo, Guilherme Santos, Pará, Railan e Roniery

ZAGUEIROS: Demerson, Lucas Fonseca e Titi

VOLANTES: Bruno Paulista, Fahel, Léo Gago e Rafael Miranda

MEIAS: Emanuel Biancucchi e Marcos Aurélio

ATACANTES: Henrique, Potita, Rafinha e Wiliam Barbio