Postado por - Newton Duarte

Bahia divulga nota oficial esclarecendo as últimas acusações que foram feitas contra o presidente Marcelo Santana

O Bahia divulgou uma nota oficial esclarecendo as acusações que foram publicadas contra o presidente do clube Marcelo Santana nos últimos dias em alguns sites e também nas redes sociais

Nesta véspera da final do Campeonato Baiano, quando os tricolores estão focados na busca pelo tricampeonato, o Esporte Clube Bahia é obrigado a, mais uma vez, esclarecer fatos e desmentir inverdades publicadas pelos sites “Bocão News” e “Galáticos Online”, ligados aos radialistas José Eduardo Figueiredo Alves e Márcio Martins Barbosa.

Na sexta, 6 de maio, o site “Galáticos” tentou macular a imagem do Esporte Clube Bahia insinuando que o empresário do atleta Hernane Vidal de Souza, o Sr. Paulo Pitombeira, seria a pessoa responsável pelas contratações no Clube e mencionou como exemplo a contratação do atleta João Paulo Gomes. Mentira. Dos 14 atletas contratados para a temporada 2016, apenas Hernane e o Lucas Fonseca têm como empresário o Sr. Paulo Pitombeira.

Hoje, 7 de maio, o site “Bocão News” publicou e o “Galáticos” copiou nota na qual:

1) Acusa o presidente do Esporte Clube Bahia de cometer irregularidades devido ao Clube ter arcado com custas processuais de ação cível que moveu contra o radialista José Eduardo Figueiredo Alves;

2) Utilizando declarações do ex-conselheiro Sr. Adriano Fonseca e do ex-diretor jurídico Sr. Ademir Ismerim Medina, integrante da gestão posteriormente destituída pela Justiça devido a irregularidades, acusa o vice-presidente do Clube de estar irregular no cargo por ser sócio de escritório de advocacia;

3) Imputa ao Conselho Deliberativo características de “manipulado e extremamente passivo, fraco… Que não tinha personalidade”;

Por sua vez, o Esporte Clube Bahia esclarece:

1) O presidente Marcelo Sant’Ana, no exercício de suas funções, vem sendo constantemente ofendido pelo radialista José Eduardo Figueiredo Alves. Em decisão da Diretoria Executiva, deliberou-se que, por este motivo (ofensas na condição de representante da instituição) e para proteger a imagem do Clube de novos ataques, seriam movidos um processo criminal (número 0519379-90.2016.8.05.0001) e um processo cível (número 0521696-61.2016.8.05.0001), cujas custas processuais deveriam ser pagas pelo Clube.

Os fatos são públicos desde o dia 30 de abril, quando o presidente, o primeiro eleito diretamente pelos sócios do Clube para mandato regular, explicou as razões tanto na Assembleia Geral Ordinária (prestação de contas) quanto na Assembleia Geral Extraordinária (alterações do estatuto para atender ao Profut), realizadas na Fonte Nova.

Independentemente destes fatos, a Diretoria Executiva também encaminhará o assunto por ofício ao Conselho Fiscal, para o órgão emitir parecer.

O processo criminal prevê que a pena máxima ao radialista José Eduardo Figueiredo Alves seria de 2 anos e 4 meses e o processo cível prevê indenização de R$ 132.168,81. Em caso de êxito financeiro, a verba será integralmente investida na divisão de base tricolor, para continuar o processo de formação de grandes atletas e homens de caráter;

2) O vice-presidente Pedro Henriques sempre afirmou que continua figurando como sócio nominal de escritório de advocacia, sem qualquer impedimento legal, estatutário ou ético neste sentido, afinal, não figura mais como seu sócio administrador. O vice-presidente, assim como o presidente, trabalha em regime de dedicação exclusiva ao Esporte Clube Bahia;

3) O Esporte Clube Bahia não pagou qualquer valor ao escritório SHMM & Glicério Advogados, a qualquer título, pelo serviço de assessoria jurídica promovido em favor do presidente do Clube referente ao processo cível;

4) É imprescindível lembrar que o Conselho Deliberativo do Clube foi eleito de forma democrática e proporcional pelos sócios, independente da Diretoria Executiva, sendo composto por grupos de diversas orientações políticas e, inclusive, toda a sua Mesa Diretora foi eleita por chapas diferentes em relação à Diretoria Executiva.

5) A presidência do Conselho Deliberativo levará este tema, de ofício, à plenária do órgão, a fim de que sejam adotadas as medidas necessárias a respeito do assunto.

Desde que se tornou pública a lista de benefícios a terceiros e desde que o Esporte Clube Bahia deixou de fazer pagamentos de viagens, despesas ou publicidade a pessoas e veículos da imprensa, parte da mídia baiana tem posturas agressivas e inverídicas com o Clube, em afronta ao jornalismo e em flagrante desrespeito à ética profissional.

Assim, em que pese lamentável, o tipo de conduta de determinados setores não surpreende. Pelo contrário.

Jornalista formado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, o presidente Marcelo Sant’Ana valoriza e elogia o trabalho da imprensa livre, independente, crítica e honesta.

A presente nota serve para esclarecer a Nação Tricolor e reforçar, conforme dito pelo presidente durante as Assembleias, que, em hipótese alguma, a atual Diretoria Executiva afastará a distribuição de novos processos judiciais nas esferas administrativa, cível e criminal para apuração de responsabilidade de todos que tentem macular a imagem do Clube ou de seus representantes.

ENTENDA O CASO

No dia 07 de maio, alguns sites publicaram uma notícia citando o presidente do Esporte Clube Bahia, acusando o mandatário de cometer deslizes em sua administração, confundindo suas intenções pessoais com interesses do clube.

Nós do Torcidabahia.com em respeito aos torcedores, decidimos aguardar o pronunciamento do clube para divulgarmos essas acusações que podem ser encontradas nos sites citados acima ou nos links abaixo:

Galaticos Online: Com dinheiro do Bahia paga despesas de processo pessoal
Bocão News: Com dinheiro do Bahia, Marcelo Sant'Ana paga despesas de processo pessoal

Leia mais:
Termômetro: O que dizem os torcedores do Ticolor de Aço no Twitter para o jogo de hoje contra o Vice
Deijair que conquistou o Título Baiano Sub-20, elogia Marcelo Lomba: ‘Sempre dá conselhos’
Com tabus em jogo, Bahia e Vitória decidem hoje o Baianão na Fonte Nova
Ba-Vi: final do Campeonato Baiano 2016 tem 19 mil ingressos vendidos
Com reforços do sub-20, Bahia encerra preparação para enfrentar o Vitória
Mais ingressos: 25 Sócios são premiados na rádio

Fonte: Esporte Clube Bahia