Postado por - Newton Duarte

Bahia e Fla medem forças na Fonte

Reinventados por treinadores, Bahia e Fla medem forças na Fonte Nova

Cristóvão Borges e Mano Menezes foram responsáveis por sobrevida a equipes contestadas no início da temporada. Duelo é válido pela 10ª rodada


A expressão “dedo do treinador” virou lugar comum no futebol. Basta uma substituição bem feita ou uma vitória após alteração de esquema tático e pronto. Lá está o clichê para dar méritos ao comandante. Nos casos de Bahia e Flamengo, que se enfrentam nesta quarta, às 21h50m (de Brasília), na Fonte Nova, pela décima rodada do Brasileirão, porém, a expressão vem acompanhada de duas unanimidades: Cristóvão Borges e Mano Menezes.  Se as equipes ainda não são as dos sonhos do torcedor, a dupla foi responsável por um novo alento a torcedores que não escondiam a preocupação com seus antecessores.

O Bahia venceu o primeiro jogo na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro, no último domingo, sob o comando de Cristóvão, que assumiu o time dias antes do início do Brasileiro, após passagem conturbada de Joel Santana no comando. O trabalho do treinador começa a aparecer, amparado pela boa posição da equipe no Brasileiro: atualmente é a quinta colocada, com 16 pontos. A missão do Tricolor agora é fazer com que o estádio volte a ser sua casa e o terror dos adversários. Time com melhor desempenho como visitante, o Esquadrão tentará, diante do Flamengo, dar sequência à uma nova era na Fonte.

No Rubro-Negro há um mês e meio, Mano Menezes ainda não foi capaz de tirar a equipe da parte de baixo da tabela – com 10 pontos, é o 15º colocado. Entretanto, a organização e consciência tática apresentadas nas sete partidas sob seu comando apontam para uma evolução evidente. Outra diferença em relação a Jorginho é a manutenção de uma base para a equipe. Enquanto com o tetracampeão as mudanças eram constantes, o técnico atual só efetuou alterações por lesão ou para poupar jogadores – no caso da partida de volta contra o ASA, pela Copa do Brasil.

Em Salvador, por sua vez, Mano vai mexer na equipe pela primeira vez por opção técnica. Diego Silva, que vinha sendo o substituto do lesionado Cáceres, dá lugar a Luiz Antonio, que teve atuação destacada no clássico contra o Botafogo. Outra novidade pode ser Adryan. Bem tanto no último domingo como diante do Inter, o jovem ganhou pontos com o treinador e ameaça a posição de Paulinho, Gabriel ou Carlos Eduardo.

Bahia: Cristóvão Borges não divulgou o time que vai mandar a campo. O treinador tem dúvida em duas formações. Uma delas é a manutenção do esquema com dois volantes e três meias. A outra é fortalecer o sistema defensivo com o retorno dos três volantes. O Bahia deve ir a campo com: Marcelo Lomba; Madson, Titi, Lucas Fonseca e Raul; Fahel, Rafael Miranda, Hélder e Marquinhos; Anderson Talisca (Wallyson) e Fernandão.

Flamengo: a boa atuação no segundo tempo do clássico com o Botafogo, domingo, deu novas alternativas a Mano Menezes, que mudará a equipe para encarar o Bahia. Substituto do criticado Diego Silva no intervalo, Luiz Antonio melhorou a qualidade do passe no meio-campo e será escalado como primeiro volante. Já Adryan é o grande mistério do treinador, que fechou o trabalho tático da véspera da partida, no Ninho do Urubu. Presente na atividade com 11 jogadores de linha, o jovem pode receber a oportunidade entre os titulares seja no lugar de Paulinho, Cadu ou Gabriel, a quem substituiu no clássico. O Flamengo deve entrar em campo com Felipe, Léo Moura, Wallace, González e João Paulo; Luiz Antonio, Elias, Paulinho e Gabriel (Adryan); Cadu e Marcelo Moreno.

Bahia: Feijão está suspenso com o terceiro cartão amarelo.

Flamengo: recuperado de uma lesão na coxa direita, o paraguaio Cáceres trabalha a parte física e sequer seguiu com a delegação para Salvador. O mesmo vale para André Santos. Sem entrar em campo desde maio, o lateral-esquerdo segue programação especial para entrar em forma e tem a reestreia pelo clube indefinida.

Bahia: Anderson Talisca, Jussandro e Ryder .

Flamengo: Léo Moura, Luiz Antonio e Víctor Cáceres.

Héber Roberto Lopes (Fifa/SC) apita o jogo, auxiliado por Carlos Berkenbrock (SC) e Rosnei Hoffmann Scherer (SC). O árbitro trabalhou em cinco partidas neste Brasileiro, sendo uma do Bahia, contra o Botafogo, na quarta rodada. Héber aplicou dois cartões amarelos em média e nenhum vermelho. Ainda foram 36,6 faltas por jogo e um pênalti marcado (0,2 por partida). O campeonato tem média de 4,1 cartões amarelos e 0,2 cartões vermelhos. São 33,4 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)

Bahia: a história do confronto é marcada pelo equilíbrio. Em Brasileiros, são dez vitórias para cada lado, com 15 empates. Na Fonte Nova, no entanto, o Bahia leva ligeira vantagem, com seis triunfos contra cinco do Flamengo e outros 11 empates. O Tricolor é o time mais indisciplinado do atual Brasileirão, sendo o que mais cometeu faltas (188 no total ou 18,8 por jogo) e o que mais levou cartões amarelos (33 no total ou 3,3 por jogo). O Tricolor é a única equipe do campeonato que ainda não marcou gols de cabeça, mostrando que, ao menos no ataque, a jogada aérea não é eficiente.

Flamengo: a equipe continua pecando nas finalizações. Líder do campeonato neste quesito, foram 151 finalizações e apenas nove gols marcados, uma média de um gol a cada 16,8 conclusões. Contra o Botafogo, na última rodada, foram 18 chutes à meta adversária e apenas uma bola na rede, já próximo ao fim do jogo. Jogando como visitante, o Fla disputará sua sexta partida e perdeu apenas uma (contra o Internacional). Foram ainda duas vitórias e dois empates.

header_na_historia (Foto: arte esporte)

No dia 17 de setembro do ano 2000, na Fonte Nova, o então modesto Bahia recebia o Flamengo de craques como Petkovic, Denílson e Edilson, que fazia aniversário naquela noite. Mas, empurrado pela torcida, o time tricolor abriu o placar com Jean. Jajá fez o segundo e também o terceiro. O Rubro-Negro ainda tentou reagir com Denílson, mas a equipe da casa não se abateu e aplicou uma goleada histórica sobre o time carioca com mais um gol do artilheiro da noite, Jajá.


ASSOCIE-SE JÁ


Tabela interativa da Série A com atualização online


Fonte e imagens: GLOBOESPORTE.COM