Postado por - Newton Duarte

Bahia e Inter lutam por novo futuro na Série A

Em jogo recheado de história, Bahia e Inter lutam por novo futuro na Série A

Bahia não consegue vencer há cinco rodadas no Campeonato Brasileiro. Internacional briga pela segunda vitória consecutiva na competição

Quando Bahia e Internacional se enfrentam em Salvador, um jogo logo vem à tona. Um, não. Na verdade, dois. Em todos os confrontos entre baianos e gaúchos, a final do Campeonato Brasileiro de 1988 é relembrada na capital baiana. Inevitável. Com um triunfo e um empate, o Tricolor tornou-se bicampeão brasileiro naquele ano. Vinte e cinco anos depois, os dois clubes voltam a campo em busca de motivos para comemorar.

A situação do Bahia em nada lembra aquela final de década de 1980. Após temporadas fora da elite do futebol nacional, o Tricolor está na Série A pelo terceiro ano consecutivo. Teve um início promissor, mas já começa a repetir o filme dos anos anteriores, quando se resumiu à luta contra o rebaixamento.

Para não terminar a rodada entre os últimos quatro colocados, o time do técnico Cristóvão Borges precisa fazer valer o mando de campo. Até agora, foram apenas quatro triunfos em dez jogos como mandante.

Por outro lado, o Inter só fez crescer depois da final de 1988. Agora “campeão de tudo”, a equipe gaúcha tenta fazer valer a expectativa criada antes do início do Brasileiro. O time de Dunga chegou a ser apontado como um dos favoritos ao título, mas tem se resumido à luta pelo G-4.

Para conquistar o terceiro triunfo consecutivo como visitante, o Inter terá uma missão inglória em 2013. Quebrar seu próprio histórico de não conquistar os três pontos quando não conta com D’Alessandro. O camisa 10 virou ainda mais importante ao time nesta temporada e, nos seis jogos que em atuou, os gaúchos tiveram quatro empates e duas derrotas. Para completar, o argentino ainda é o artilheiro na temporada com 17 gols, ao lado de Diego Forlán, que também está fora, e principal “garçom”, com 11 assistências.

Bahia: Cristóvão Borges resolveu fazer mistério para o jogo desta quinta-feira. O treinador fechou a última atividade antes da partida e não confirmou o time. Certo é que Raul está suspenso. Fernandão e Marquinhos voltarão ao time. A provável escalação do Tricolor é a seguinte: Marcelo Lomba; Fabrício Lusa, Titi, Lucas Fonseca e Jussandro; Fahel, Hélder, Feijão e Marquinhos; Wallyson e Fernandão.

Internacional: Dunga chegou a celebrar a chance de repetir o time na coletiva da última terça-feira, mas não poderá. D’Alessandro acusou uma contusão próxima à costela e sequer viajou à Bahia. O seu substituto, no entanto, não foi revelado por Dunga. Alan Patrick e Willians são os principais postulantes. O Inter deverá entrar em campo com Muriel; Gabriel, Índio, Juan e Kleber; Airton, Josimar, Alan Patrick (Willians), Alex e Otávio; Leandro Damião.

Bahia: Raul, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Em recuperação de um problema no joelho, Ávine completa a lista de desfalques do Bahia.

Internacional: D’Alessandro está com uma lesão próxima à região da costela. Bolatti sofreu uma contusão no pé direito. Romário teve o mesmo problema, mas no esquerdo. Alisson, Diego Forlán e Jorge Henrique estão entregues à fisioterapia. Scocco está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Bahia: Demerson, Fabricio Lusa, Hélder, Jussandro, Rafael Miranda.

Internacional: D'Alessandro, Muriel, Otávio e Willians.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Wagner Reway (MT) apita o jogo, auxiliado por Kleber Lucio Gil (SC) e Evandro Gomes Ferreira (GO). O árbitro trabalhou em cinco partidas neste Brasileiro. Wagner Reway aplicou 4,2 cartões amarelos em média e quatro vermelhos (0,8 por partida). Ainda marcou média de 35,6 faltas por jogo e assinalou dois pênaltis (média de 0,4). O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,6 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)

Bahia: O Tricolor Baiano amarga uma sequência de cinco jogos sem vencer no Brasileirão, e para não engordar ainda mais essa lista precisa diminuir o número de faltas. A equipe lidera a estatística com média de 20,6 por jogo.

Internacional: Buscando uma vaga no G-4, o Inter precisa da vitória no duelo contra o Bahia, fora de casa. E a julgar pelo retrospecto, o adversário é o ideal. Em 30 partidas contra o rival na história da competição, os colorados venceram 17 e só foram derrotados em três oportunidades. Mas quando for ao ataque é bom ficar ligado na linha de impedimento, já que o time é o sexto que mais fica em posição irregular na competição: 54 ao todo.

header_na_historia (Foto: arte esporte)

Em jogo válido pela 3ª Rodada do Campeonato Brasileiro 2013 o Bahia venceu o Inter por 2 x 1, quebrando um tabu de nunca ter vencido o Colorado, atuando na casa do adversário, em jogos válidos pela Série A. Os gols do Tricolor foram Marcados por Ryder e Fernandão. Forlán descontou para os gaúchos.


Fonte: GE.COM