Postado por - Newton Duarte

Bahia e Náutico duelam para ‘salvar’ o mês

Sem triunfos em agosto, Bahia e Náutico duelam para ‘salvar’ o mês

Nordestinos venceram pela última vez no Brasileiro no mês passado. Melhor na tabela, Tricolor triunfou no meio da semana pela Sul-Americana


Para Bahia e Náutico, agosto foi, de fato, o mês do desgosto. A dupla de nordestinos não venceu neste mês pelo Campeonato Brasileiro. A maldição pode ser quebrada neste domingo, quando baianos e pernambucanos se enfrentam na Fonte Nova, em Salvador. A partida válida pela 16ª rodada será às 16h (horário de Brasília). Para salvar o mês, o Bahia de Cristóvão Borges conta com a força da torcida. A ideia é manter o embalo conquistado na última quinta-feira, quando o Tricolor venceu pela primeira vez no mês, mas não pelo Brasileirão, e sim pela Copa Sul-Americana. Já o Náutico, que foi derrotado na competição internacional, precisa bater os baianos para iniciar um plano de fuga da zona de rebaixamento.

Bahia e Nautico colocará Jorginho e Cristovão frente a frente na Fonte Nova

Depois de vencer a Lusa na última quarta-feira, pela Copa Sul-Americana, sem quatro titulares, o Bahia terá muitas mudanças para a partida deste domingo. A expectativa de Cristóvão é um dia mais descansado e com força quase máxima para enfrentar o Timbu. A única ausência é Titi, expulso contra o Santos. Na 10ª posição com 20 pontos, a missão do Tricolor é se manter na parte de cima de tabela, de preferência na cola do G-4.

O Náutico perdeu para o Sport na última terça-feira pela Copa Sul-Americana e teve pouco tempo para juntar os cacos para enfrentar o Bahia, neste domingo. Nos dias que teve de trabalho, o técnico Jorginho fez várias experiências no time, inclusive mudando o esquema, mas garantiu não estar decidido sobre que equipe vai colocar em campo contra os baianos.

O certo é que o Náutico precisará mudar a postura se quiser mesmo continuar na elite do futebol brasileiro em 2014. Com apenas oito pontos, o Timbu acumula fracassos no Brasileirão deste ano e é o lanterna do torneio.

Bahia: Cristóvão Borges terá apenas um desfalque para montar a equipe: Titi, expulso contra o Santos. Por outro lado, o treinador ganhou novas opções ao longo da semana, quando escalou um time misto contra a Portuguesa, pela Copa Sul-Americana e teve resposta positiva de alguns atletas como Feijão e Obina. Por isso, apesar do descanso dado a alguns titulares, o retorno destes não está garantido. O mesmo ocorre em relação ao substituto de Titi. Rafael Donato é o favorito, mas Demerson, que ficou no banco contra a Lusa, está na briga. A equipe baiana deve entrar em campo com Marcelo Lomba; Madson, Donato (Demerson), Lucas Fonseca e Raul; Fahel (Feijão), Rafael Miranda, Hélder; Marquinhos, Wallyson e Fernandão (Obina).

Náutico: o técnico Jorginho fez vários testes com o time do Náutico a tendência é que entre em campo com uma formação parecida com a que jogou contra o Sport, com três volantes e um meia. Esse meia pode ser o argentino Diego Morales, que treinou durante a maior parte do treino na última sexta-feira. O Timbu deve entrar em campo com Ricardo Berna; Auremir, João Filipe, Jean Rolt e Bruno Collaço; Elicarlos, Derley, Martinez e Diego Morales (Tiago Real); Maikon Leite e Jones Carioca

Bahia: expulso contra o Santos, o zagueiro Titi é único titular sem condições de jogo para a partida deste domingo. Com um problema no joelho, o lateral Ávine, que não joga desde a temporada passada, também desfalca o Bahia.

Náutico: são poucos os desfalques do Náutico para esta partida. O atacante Rogério está fora por suspensão por conta do terceiro cartão amarelo e o lateral-direito Maranhão segue vetado pelo departamento médico por conta de uma lesão no joelho.

Bahia: Anderson Talisca, Fernandão, Hélder, Jussandro e Rafael Miranda.

Náutico: Auremir e Jones Carioca

Wagner do Nascimento Magalhães (RJ) apita o jogo, auxiliado por Vicente Romano Neto (SP) e Broney Machado (PB). O árbitro trabalhou em três partidas neste Brasileiro. Wagner aplicou 5 cartões amarelos em média e nenhum vermelho. Ainda marcou média de 33,6 faltas por jogo e não marcou nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,2 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 33,7 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

Bahia: Já disputou 15 partidas. O Bahia é o time mais punido com cartões amarelos (43) e mais quatro vermelhos. O Bahia é o time que mais faltas cometeu (299). O Bahia é o terceiro time que menos vezes roubou bolas dos adversários (185 e isso já tendo disputado dois jogos a mais que o Náutico). Na média, é o segundo time que menos sofreu finalizações certas (56) e o sexto que menos sofreu gols (16). Segundo pior ataque da competição (13), é o segundo com menor número de finalizações (147) e o sétimo com menor número de finalizações certas (60), mas como esses números são baixos, encobre um índice de 40,8% de finalizações certas, o quarto melhor desempenho. Falta concluir mais. É o sexto pior índice de finalizações que viraram gol (8,8%).

Náutico: Disputou 13 partidas. O Náutico é o segundo time que menos cartões amarelos recebeu (21, a metade em comparação com o Bahia) e nenhum vermelho. Mesmo considerada a média por jogo, o Náutico é o time que menos faltas cometeu (176). Na média por jogo, o Náutico é o sexto time que menos vezes roubou bolas dos adversários (167). É o quarto time que mais sofreu finalizações certas (70) e o quarto que mais levou gols (22). Se na defesa está difícil, no ataque está um pouco mais complicado. É o time que menos fez gols (8), apesar de ser o sétimo que mais arriscou finalizações e o sexto que mais fez finalizações certas. Esse volume todo esconde uma triste realidade: o Náutico é o time com o pior índice de finalizações que viraram gol (4,8%).

header_na_historia (Foto: arte esporte)

Bahia e Náutico entraram em campo no dia 25 de novembro do ano passado com um mesmo objetivo: garantir a permanência na Série A. Aos baianos, restava vencer para selar o destino. Já os pernambucanos dependiam apenas de um empate. E foi o Timbu que saiu de campo com objetivo conquistado. Com o empate em 1 a 1, no estádio de Pituaçu lotado, o Náutico garantiu a permanência na Primeira Divisão de 2013. Já o Bahia só conseguiu o seu objetivo na rodada seguinte, a última do campeonato. Naquele 25 de novembro, os gols foram marcados por Gabriel, para o Bahia, e Dimba, para o Náutico.


Fonte e Foto: Arte Globoesporte