Postado por - Newton Duarte

Bahia e Romagnoli não chegam a acordo e decisão sai nesta segunda

Meia argentino se reuniu com diretoria do Bahia na tarde deste domingo e repetiu o desejo de não cumprir o pré-contrato firmado em janeiro deste ano

Romagnoli chegou e vestiu a camisa do Bahia (Foto: Raphael Carneiro)

Leandro Romagnoli desembarcou em Salvador na tarde deste domingo. Ainda no aeroporto, vestiu uma camisa personalizada do Bahia – com seu nome e o número 100 nas costas –, sentiu o carinho da torcida tricolor, distribuiu autógrafos e posou para muitas fotos. Só não sabe se vai mesmo continuar na capital baiana por um longo período. 

O jogador se reuniu com a diretoria do Bahia e reafirmou o desejo de não cumprir o pré-contrato firmado em janeiro deste ano. O clube, por sua vez, disse não abrir mão do pagamento da multa de R$ 1 milhão. O meia ficou de pensar durante a noite e a definição só deve acontecer nesta segunda-feira.

A primeira conversa entre o clube e o jogador foi realizada no hotel onde o atleta está hospedado. Durante o bate-papo, ele disse ter se arrependido de ter assinado o pré-contrato com o Bahia. Em situação delicada, o clube não abriu mão da multa prevista no acordo. A definição não é simples.

O Bahia teme ficar com um jogador insatisfeito que possa comprometer o relacionado do grupo. Por outro lado, não pretende relaxar no cumprimento do que foi acordado anteriormente. A saída pode ser um acordo entre as partes, onde, de acordo com dirigentes, o clube não saía perdendo na negociação.

Recepção calorosa

Em seus primeiros momentos em Salvador, Romagnoli percebeu um pouco do entusiasmo da torcida tricolor. Dezenas de torcedores estiveram no aeroporto para saudar o jogador e tentar convencê-lo a ficar no clube. Com faixas e cânticos de “Fica, Pipi” e “o campeão chegou”, os torcedores cercaram o meia no trajeto entre a sala de desembarque e o estacionamento. 

- Tenho contrato e há possibilidade (de jogar no Bahia). Tenho que conversar com a diretoria do Bahia. Seria algo bom, mas tenho que ver. Fico feliz com essa festa da torcida – comentou o jogador, cercado pelos tricolores presentes no aeroporto. 

Argentino ainda não tem futuro definido, mas ganhou o carinho dos torcedores no aeroporto (Foto: Raphael Carneiro)

Durante o trajeto para o carro, Romagnoli distribuiu autógrafos e tirou bastante fotos com os torcedores. Ainda deu tempo de um pedido especial feito pela torcida: 

- Bora Bahia – repetiu o argentino ao ser solicitado por um torcedor. 

A novela entre o Bahia e o jogador se arrasta desde o início deste ano. Em janeiro, as duas partes assinaram um pré-contrato para que o jogador pudesse vestir a camisa do tricolor. O acordo previa a apresentação do jogador em julho, logo após o fim do contrato dele com o clube argentino San Lorenzo. Houve, inclusive, uma campanha da diretoria do time baiano de que iria anunciar oficialmente o camisa 10 quando o clube chegasse à marca dos 30 mil sócios. 

Entretanto, desde meados de maio, Romagnoli tem dado sinais de arrependimento. Com o San Lorenzo avançando de fase na Libertadores, o argentino disse, por diversas vezes, que não iria cumprir o acordo com o Bahia. O Tricolor, por sua vez, teve uma postura radical e afirmou que levaria o caso à Fifa. Além da multa prevista no contrato, o clube ameaçou pedir o ressarcimento dos gastos feitos durante a negociação e uma suspensão do atleta pelo não cumprimento do que havia sido acordado. 

Passou-se o dia 30 de junho – quando chegou ao fim o contrato do jogador com o San Lorenzo – e ele não se apresentou em Salvador. Romagnoli afirmou que o vínculo dele com o time argentino tinha uma cláusula de renovação em caso de avanço na Libertadores. O San Lorenzo foi campeão continental e seguiu-se uma sequência de posições contrárias. 

Antes mesmo da decisão, o empresário do jogador afirmou que ele iria cumprir corretamente o contrato com o Bahia. Ou seja, estaria em Salvador para atuar pelo Tricolor logo após a decisão da Libertadores. Na Argentina, no entanto, Romagnoli afirmou estar arrependido do pré-contrato e que teria o interesse de continuar no San Lorenzo. 

As opiniões divergentes aconteceram também no Tricolor. Se inicialmente se mostrou irredutível quanto a exigência do pagamento da multa, a diretoria do Bahia mudou de ideia. O clube cogitou o aproveitamento do atleta, inclusive após consulta à CBF que garantiu a possibilidade de inscrição mesmo após o encerramento da janela de transferências internacionais. O retorno à posição inicial só aconteceu quando os tricolores perceberam que Romagnoli não pretendia mesmo cumprir o pré-contrato.