Postado por - Newton Duarte

Bahia e Santa medem forças na Fonte Nova

Duelo de gigantes: pelo Nordestão, Bahia e Santa medem forças na Fonte


Enquanto baianos tentam a reabilitação após vexame na estreia, pernambucanos chegam a Salvador de olho na ponta da tabela. Duelo será realizado na Fonte Nova


Arena Fonte Nova será palco do confronto entre Bahia e Santa Cruz

Quando a bola rolar na Arena Fonte Nova, nesta quarta-feira, às 21h15m (horário local), Bahia e Santa Cruz vão colocar em campo uma das maiores rivalidades da região Nordeste. Dois clubes de massa, com torcidas apaixonadas, que vivem a expectativa de um grande 2014. Na Copa do Nordeste, pelo menos, o Santinha largou na frente. Após triunfar na estreia, os pernambucanos chegam a Salvador em busca da liderança do Grupo B. O Tricolor baiano, por sua vez, tenta a reabilitação no torneio diante do seu torcedor, após vexame fora de casa.

O tempo é curto, falta entrosamento, jogadores e comissão técnica reclamam da falta de ritmo de jogo, mas, apesar de tudo, todos no Bahia sabem: diante da torcida, o time precisa mostrar poder de reação. Depois de ser goleado pelo CSA-AL por 4 a 1, o time segura a lanterna do Grupo B. Para reverter esse quadro e não se distanciar da ponta da tabela, o Tricolor precisa fazer a lição de casa e vencer o Santa Cruz. E, para isso, é válido usar todas as armas, inclusive realizar o único treino antes do jogo na Arena Fonte Nova, para que os jogadores se adaptem antecipadamente ao palco do confronto. Foi o que o técnico Marquinhos Santos fez. O gramado baixo da Arena, que facilita um estilo de jogo mais veloz, agradou aos jogadores tricolores.

Apesar de ter vencido o Vitória da Conquista na rodada de estreia da Copa do Nordeste, o Santa Cruz terá seu primeiro grande desafio de 2014 contra o Bahia. Depois de manter a base do ano passado e realizar algumas contratações pontuais, o duelo contra uma equipe que está na Série A do Campeonato Brasileiro servirá de parâmetro para o técnico Vica decidir se deve haver novas mudanças no elenco coral para o restante do campeonato.

Teoricamente, a vitória na estreia somada à derrota do Bahia colocariam o Santa Cruz como favorito para o jogo desta quarta-feira. A teoria, no entanto, não é aceita pelos jogadores do tricolor pernambucano, que esperam muito mais dificuldades na Arena Fonte Nova justamente por conta do tropeço dos baianos diante do CSA-AL na primeira rodada.

O embate entre Bahia e Santa Cruz terá como árbitro o paraibano Renan Roberto de Souza. Ele será auxiliado por Kildenn Tadeu Morais de Lucena e Luis Filipe Gonçalves Correa, ambos da Paraíba.

Bahia: a goleada sofrida diante do CSA-AL pode provocar algumas alterações na equipe titular do Bahia. Após descer para o intervalo perdendo por 3 a 0, o técnico Marquinhos Santos sacou o meia Anderson Talisca e o atacante Rafael Gladiador e mandou a campo Fahel e Rafinha. O treinador tricolor não adiantou a escalação do time que vai a campo nesta quarta-feira, mas é possível que esses dois atletas apareçam na equipe titular. O Tricolor pode ir a campo com Marcelo Lomba; Galhardo (Madson), Titi, Lucas Fonseca e Raul; Rafael Miranda, Fahel (Diego Felipe), Anderson Talisca e Branquinho; Rhayner e Rafinha (Rafael Gladiador).

Santa Cruz: na estreia da Copa do Nordeste diante do Vitória da Conquista, todos os jogadores que vestiram a camisa do Santa Cruz eram remanescentes de 2013. Para o jogo desta quarta-feira, a expectativa era de que o atacante Léo Gamalho entrasse no time na vaga de Renatinho. No entanto, no último treino antes da partida, o técnico Vica deixou claro que manterá a base que no primeiro jogo do Nordestão. O Tricolor pernambucano deve ter Tiago Cardoso; Oziel, Everton Sena, Renan Fonseca e Tiago Costa; Sandro Manoel, Luciano Sorriso, Raul e Natan; Flávio Caça-Rato e Renatinho.

Bahia: o técnico Marquinhos Santos tem apenas um desfalque por contusão para a partida desta quarta. O volante Hélder, que sentiu o adutor da coxa, está vetado. Os estrangeiros Wilson Pittoni e os irmãos Maxi e Emanuel Biancucchi seguem fora da lista de relacionados. Maxi foi a único regularizado até agora, mas, assim como os outros dois, ainda está sem ritmo de jogo.

Santa Cruz: o técnico Vica não tem nenhum desfalque para a partida contra o Bahia. Todos os reforços já estão regularizados junto à CBF e também pelo departamento físico.


SAIBA MAIS

Tabela completa União Tricolor Bahia da Copa do Nordeste 2014

Tabela completa União Tricolor Bahia Copa São Paulo Jr

Tabela completa União Tricolor Bahia do Campeonato Baiano 2014

Confira

Funcionário do Bahia detona: 'estão nos tratando como lixo'

Muito prazer: Priscila Ulbrich!


Fonte: GE.COM

Foto: AFP