Postado por - Newton Duarte

Bahia e Vitória brigam hoje pela vaga na final da Copa do Nordeste; Ficha Técnica

Até 20h20 da última quinta-feira, a ideia era de quatro Ba-Vis na mais pura paz. Ações das diretorias de Bahia e Vice, queixas pela determinação da torcida única, presidentes assistindo ao jogo lado a lado. Mas bastou a bola rolar para o clima de decisão superar tudo isso. No primeiro encontro da semifinal da Copa do Nordeste teve de tudo. E neste domingo, ainda com os ânimos à flor da pele, tricolores e rubro-negros voltam a se encontrar, às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, para definir o finalista da Copa do Nordeste.

Os primeiros 90 minutos da semifinal foram vencidos pelo Vice. Com o 2 a 1, o time de Argel Fucks vai a campo na Fonte Nova com a vantagem de atuar pelo empate. Ao Bahia, resta vencer. O gol marcado no Barradão dá o direito de conquistar uma vaga na final da Copa do Nordeste com um triunfo simples. Um novo 2 a 1 levará a decisão para os pênaltis. Caso perca, mas faça mais que um gol, o Leão fica com a vaga se a derrota for só por um gol de diferença. Nesta hipótese, o Bahia teria que ganhar por dois ou mais gols de diferença para se classificar.

Em termos práticos do futebol, tudo definido. Mas fica a incógnita do comportamento das equipes dentro de campo. A expulsão de Gustavo, troca de xingamentos e empurrões, a declaração do vice-presidente do Bahia, Pedro Henriques, a nota oficial do Vice assinada pelo presidente Ivã de Almeida. O clássico não acabou. E neste domingo terá o ingrediente a mais da torcida, com a arquibancada destinada exclusivamente para os torcedores do Bahia.

Em relação aos times, mistério dos dois lados antes da partida. Bahia e Vice realizaram treinamentos fechados para a imprensa neste sábado. Opções táticas, jogadas ensaiadas e os últimos ajustes puderam ser feitos com um toque de surpresa para o adversário.

No Bahia, o técnico Guto Ferreira não poderá contar com seus dois homens de referência na área. Hernane e Gustavo estão suspensos - com o agravante da lesão do primeiro. Assim, a tendência é que ele utilize Edigar Junio mais na frente com Allione e Zé Rafael de extremos. Ele ainda tem a volta de Eduardo na lateral. O Bahia deve ir a campo com: Jean; Eduardo, Éder, Tiago e Armero; Edson (Juninho), Renê Junior e Régis; Zé Rafael, Allione e Edigar Junio.

No Vice, nada de desfalque por suspensão. Mas as lesões fizeram suas vítimas. André Lima, com uma fascite plantar, foi vetado. Assim como Jhemerson, que reclamou de dores na coxa. Outro que não vai para o jogo é o argentino Dátolo. No entanto, Argel terá o retorno de Kieza e também Pisculichi e Gabriel Xavier, que ficam como opção no banco. O Leão deve ser escalado da seguinte maneira:Fernando Miguel, Patric, Kanu, Fred e Geferson; Willian Farias, Bruno Ramires, Cleiton Xavier e Euller; David e Kieza.

O jogo

Bahia x Vice, semifinais da Copa do Nordeste;

Local: Fonte Nova, Salvador;
Horário: 16h (de Brasília);
Provável escalação do Bahia: Jean; Eduardo, Éder, Tiago e Armero; Edson (Juninho), Renê Junior e Régis; Zé Rafael, Allione e Edigar Junio;
Provável escalação do Vice: Fernando Miguel, Patric, Kanu, Fred e Geferson; Willian Farias, Bruno Ramires, Cleiton Xavier e Euller; David e Kieza;
Pendurados do Bahia: Armero, Zé Rafael, Tiago e Edson;
Pendurados do Vice: Geferson, Paulinho, Kieza e André Lima.
Desfalques do Bahia: Eduardo cumpre suspensão pela expulsão no jogo de ida. Hernane, além de suspenso pelo terceiro cartão amarelo, fraturou a tíbia. Yuri se recupera de cirurgia, enquanto Wellington Silva trata de dores no joelho;
Desfalques do Vice: José Welison passou por cirurgia e só retorna no segundo semestre. André Lima está com fascite plantar e Jhemerson com dores musculares na coxa;
Arbitragem: Luiz César de Oliveira Magalhães será o árbitro da partida, auxiliado por Marcione Mardonio da Silva Ribeiro e Arnaldo Rodrigues de Souza. O trio é do Ceará.

Relacionados

Bahia

Goleiros: Anderson e Jean;
Laterais: Armero, Eduardo e Matheus Reis;
Zagueiros: Eder, Jackson, Lucas Fonseca, Rodrigo Becão e Tiago;
Volantes: Edson, Feijão, Juninho, Matheus Sales e Renê Júnior;
Meias: Allione, Diego Rosa, Régis, e Zé Rafael
Atacantes: Edigar Junio, Mário, Maikon Leite e Matheus Peixoto

Vice

Goleiros: Fernando Miguel, Caíque e Wallace;
Laterais: Euller, Patric, Norberto, Leandro Salino e Geferson;
Zagueiros: Alan Costa, Fred, Renê Santos e Kanu;
Volantes: Uillian Correia, Bruno Ramires e Willian Farias;
Meias: Gabriel Xavier, Pisculichi e Cleiton Xavier;
Atacantes: David, Paulinho, Pineda, Rafaelson e Kieza.

Fonte: Ge.com