Postado por - Newton Duarte

Bahia - Eleição 2014: Inscrição das chapas começou hoje

Candidatos à presidência do Bahia terão que inscrever as chapas a partir de hoje, no Fazendão

Serão escolhidos no dia 13 de dezembro os novos presidente e vice-presidente, bem como os 100 conselheiros responsáveis pela fiscalização do mandato

Começa hoje, de fato, o processo eleitoral no Esporte Clube Bahia. A partir das 9h, os portões do Fazendão estarão abertos para que os até então pré-candidatos inscrevam suas chapas para disputar o pleito. O limite é o dia 24 de novembro, às 17h. Os pré-candidatos até o momento são Antônio Tillemont, Rui Cordeiro, Marco Costa, Pedro Henriques, Ronei Carvalho e João Marcelo.

Futuro do Bahia será definido nas eleições do dia 13 de dezembro

Serão escolhidos no dia 13 de dezembro os novos presidente e vice-presidente, bem como os 100 conselheiros responsáveis pela fiscalização do mandato. Na última eleição, em 7 de setembro de 2013, Fernando Schmidt levou a melhor sobre Antônio Tillemont e Rui Cordeiro, que devem oficializar as respectivas candidaturas novamente - o atual presidente não pode ser reeleito.

Na ocasião, 4.932 sócios foram à Fonte Nova votar. Schmidt obteve 3.300 votos (67%), contra 1.164 de Tillemont (23,6%) e 468 de Rui Cordeiro (9,4%).

A previsão do clube é que o número de eleitores seja maior do que no ano passado. No início da semana, cerca de 6,5 mil sócios estavam adimplentes e aptos para votar. Nos últimos meses, a média de sócios em dia era de 8 mil.

Ainda dá tempo A expectativa é que até o dia 30 de novembro, data para que os sócios em débito regularizem sua situação, o número do eleitorado apto chegue a quase 10 mil. Entre adimplentes e inadimplentes, o Bahia tem cerca de 24 mil sócios.

Quem quiser votar tem que comparecer à Central de Atendimento ao Sócio, localizada no Ed. Capemi, Caminho das Árvores, das 9h às 17h.

Vale lembrar que, diferentemente do mandato tampão de Fernando Schmidt, os próximos eleitos permanecerão nos cargos por três anos.

Cartilha eleitoral

1) Inscrição: 20 a 24 de novembro

É o período de inscrição das chapas dos pré candidatos à presidência do Esporte Clube Bahia. A documentação necessária, disponível no site oficial, deve ser entregue pelo representante da chapa na sede administrativa do clube, no Fazendão, até as 17h da data limite.

2) Sócios: até 30 de novembro

Estarão aptos a votar todos os sócios do Bahia, das categorias remido, patrimonial, contribuinte e fundador no pleno gozo dos seus direitos, e associados ao clube até o dia 6 de setembro de 2014. Os que estiverem em débito têm até o dia 30 de novembro para regularizarem a situação e votar.

3) Eleição: 13 de dezembro

A votação ocorrerá no dia 13 de dezembro, um sábado, das 9h às 17h, em local a ser definido e comunicado por meio de um novo edital. Para conduzir o processo eleitoral foi nomeada a comissão formada por Milton Jordão, Fabrício Bastos, Tiago Ayres, Carlos Medrado e André Isensee.