Postado por - Heitor Montes

Bahia estreia hoje na Copa São Paulo como um dos favoritos da competição

Bahia só perdeu dois jogos no ano passado e conta com boa parte do elenco que chegou às quartas de final da competição em 2016; partida contra o Trindade-GO é às 15h

O Bahia estreia nesta quarta (4) na Copa São Paulo de Futebol Junior, às 15h, contra o Trindade-GO, cercado de expectativas. O tricolor é apontado como um dos favoritos ao título da Copinha. Uma ansiedade criada, muito, pelo próprio desempenho do clube na categoria sub-20, à qual pertence a competição, no ano de 2016.

São dois os fatores. Primeiro, em termos estatísticos. No ano passado, a equipe sub-20 perdeu apenas dois dos 25 jogos disputados, ambos para o São Paulo. Um no Brasileiro (3x0) e outro na Copa do Brasil (3x1) da categoria, em que terminou com o vice-campeonato. Nos outros 23 jogos, o Esquadrãozinho venceu 17 e empatou seis, conquistando o título baiano de forma invicta e fazendo uma campanha inédita para o clube na Copa do Brasil.

Lateral-esquerdo Juninho é um dos destaques do sub-20 do Bahia (foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia) Lateral-esquerdo Juninho é um dos destaques do sub-20 do Bahia (foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

Ainda assim, o técnico Aroldo Moreira refuta o favoritismo:

Acho que não. Futebol tem muito mistério. O Palmeiras sofreu muito para ganhar do Paranoá (DF). O Botafogo-PB ganhou do Vasco. Vamos pegar o campeão goiano.

Por telefone, o treinador também apontou o diferencial do sub-20 no ano passado

A equipe de 2016 teve uma preparação fundamental para o ano. Abdicamos da Copa SP e da Copa do Nordeste sub-20 para treinar com a equipe profissional

Moreira ainda cita o gramado sintético do Estádio Municipal Giglio Portugal Pichinin, em São Bernardo do Campo, sede do grupo do Esquadrãozinho, com um entrave a mais:

Nossas equipes sempre encontram dificuldade quando jogam em gramado sintético

Uma questão importante é parte da equipe considerada titular em 2016 estourou a idade para disputar a Copa SP e subiu para o profissional. São eles: o zagueiro Rodrigo Becão, o volante Sávio e os atacantes João Paulo e Rodrigo Rodrigues (artilheiro da temporada, com 10). Aroldo acrescentou:

Perdemos ainda Marco Antônio (que pertence à Desportiva Paraense e está ainda em processo de renovação de contrato com o clube), Kaynan e Júnior Ramos que podiam estar aqui

Citados, o volante Júnior Ramos e o atacante Kaynan (artilheiro do clube na Copa do Brasil, com 5 gols) teriam idade para disputar a Copinha mas já estão integrados ao grupo do técnico Guto Ferreira e farão parte do elenco que viaja para a Florida Cup, nos EUA, onde o Bahia estreia no dia 12, contra o Wolfsburg. Assim ficam de fora. Já o também volante Luis Fernando, que se apresentou com o grupo profissional, disputará a Copinha e, no retorno a Salvador, será incorporado ao time de cima.

É aí que entra o segundo fator: a experiência. Em 2016, o Bahia disputou a Copa São Paulo com seu time sub-18, que chegou às quartas de final, sendo eliminado nos pênaltis pelo América-MG. Alguns dos garotos que participaram da campanha até viraram titulares do sub-20 e até estrearam no profissional, mas boa parte passou o ano na reserva dos juniores.

Para se ter uma ideia, do time titular da Copinha do ano passado, apenas Júnior Ramos e o zagueiro Jonas (em período de férias, segundo a assessoria do clube) não estão no grupo de 2017. Destaques da campanha 2016, como os atacantes Geovane Itinga (artilheiro da edição com 8 gols) e Cristiano, ambos de apenas 18 anos e que tiveram pouco destaque no sub-20, voltarão a disputar a competição.

Já o volante Wesley, o lateral-esquerdo Juninho e o zagueiro Everson, que não disputaram o torneio em 2016 e terminaram o ano como titulares no sub-20, começam como titulares na partida desta quarta, que terá transmissão na ESPN Brasil.

Esses meninos (Wesley e Juninho) são jogados. Juninho já atuou no profissional. Às vezes, é um facilitador, mas também pode subir um pouco pro garoto. Confio muito nesses meninos. Uma boa estreia é fundamenta

O treinador almeja um reencontro com o algoz São Paulo.

Seria fantástico porque sei que estaríamos longe na competição, apesar de o objetivo na formação ser fazer os jogadores atuarem no profissional. Meu sonho é esse. Gosto de ganhar, mas meu ideal é formar jogadores

O time, confirmado com Moreira, terá Dejair, Edimundo, Bolívia, Everson e Juninho; Hugo Ribeiro, Wesley e Max. Hugo Freitas, Geovane Itinga e Felipinho. Além do Trindade, o Esquadrãozinho terá como rivais no Grupo 21 o Fast Club-AM, sexta (6), às 20h, e o São Bernardo, domingo (8), às 17h.

Fonte: Correio 24 Horas