Postado por - Newton Duarte

Bahia inicia temporada com goleiro formado na base após 11 anos

Após 11 anos, Bahia inicia temporada com goleiro formado na base

Último arqueiro com passagem pelas categorias inferiores do clube foi Márcio, titular na campanha da Série B de 2004

Defendida por Marcelo Lomba desde 2011, a camisa um do Bahia vai voltar a ser usada por um jogador formado nas divisões de base do clube após 11 anos. Com a saída de Lomba, emprestado à Ponte Preta, o goleiro Omar vai ganhar chance na equipe de cima. O último arqueiro da base do Esquadrão que teve sucesso no time principal foi Márcio, destaque na campanha do Campeonato Brasileiro da Série B de 2004.

De lá para cá foram nada menos que 17 goleiros diferentes no clube. O diretor de futebol, Alexandre Faria, já deixou claro que o Tricolor não vai buscar outro jogador para a posição e vai apostar nos jovens Douglas Pires e Omar, que desbancou o companheiro e vai ter chance no time de Sérgio Soares.

"Tenho certeza que estamos bem preparados. Quem o professor optar vai ser a melhor escolha. O Bahia tem três grandes goleiros e todos estão preparados para assumir a posição. Essa opção a gente deixa para o treinador. O Bahia é que vai ser beneficiado. Temos três grandes goleiros (Omar, Douglas Pires e Guido). Ainda tem o Jean, que daqui a pouco estará integrado com a gente de novo", disse Omar.

No Bahia desde de 2009, Omar chegou ao clube indicado pelo preparador de goleiros Ricardo Palmeira, com quem trabalhou no Cruzeiro, para reforçar a divisão de base. Ficou nas categorias inferiores durante um ano e em 2010 ganhou as primeiras chances no time principal. Esteve em campo em momentos importantes do clube, como no jogo do acesso à primeira divisão, quando Bahia bateu a Portuguesa por 3 a 0, no estádio de Pituaçu.

Há seis anos no Bahia, Omar participou de momentos importantes do clube (Foto: Felipe Oiveira/Divulgação/ECBahia)

As boas atuações fizeram Omar cair nas graças da torcida, mas o goleiro seguiu no banco de reservas. A maior sequência aconteceu em 2010, quando ganhou a vaga do criticado Tiago durante o Campeonato Baiano. Porém, o arqueiro voltou a ser a terceira opção da equipe no Brasileirão após a contratação de Marcelo Lomba.

Sem chances no time titular, Omar chegou a ser especulado em outras equipes, mas seguiu no Fazendão. Na temporada passada, o goleiro sofreu uma lesão no joelho, passou por cirurgia e perdeu espaço no banco para o amigo Douglas Pires. Porém, o goleiro deu a volta por cima em 2015, e parece ter conquistado a confiança do treinador. Confira na linha do tempo os goleiros que defenderam o Esquadrão:

Outros goleiros

Durante o período, outros goleiros passaram pelo Fazendão, mas sem muito prestígio. Alguns deixaram o clube sem nunca ter vestido a camisa azul, vermelha e branca em uma partida oficial.

França - Contratado em junho de 2006, a pedidos do técnico Mauro Fernandes, França não teve muitas chances no time que tinha Darci como titular. Em agosto do mesmo ano o goleiro alegou problemas particulares e rescindiu contrato com o clube. Dias depois foi anunciado como reforço do Náutico para a disputa da Série B.

Sérgio - Experiente, chegou ao Tricolor para a disputa da Série C após deixar o Palmeiras. No Esquadrão, amargou a reserva de Márcio Angonese e disputou apenas um jogo do Brasileirão. Fez parte do elenco que conquistou o acesso à segunda divisão em 2007.

Fernando Wellington - Com a suspensão de Renê, pego no exame antidoping, a direção do Bahia anunciou a contratação do goleiro Fernando Wellington, que estava no Caxias-RS. O jogador chegou para compor elenco e acabou não atuando com a camisa do clube durante a Série B de 2010. Ao fim da temporada, Fernando deixou o Tricolor e foi acertou com o Guarani.

Jair - Destaque do Bahia de Feira campeão do Baianão de 2011, Jair assinou com o Tricolor após o estadual. Com a chegada de Marcelo Lomba ao time, o goleiro não teve espaço no clube e se tornou a quarta opção para o setor. No ano seguinte Jair deixou o clube e acertou com o Joinville.