Postado por - Newton Duarte

Bahia investe em equipamento para a Fisiologia

Investimento

Bahia adquire equipamento moderno para fisiologia

No jogo contra o Santa Cruz, na última quarta-feira(23), o departamento de fisiologia do Bahia estreou o mais novo equipamento adquirido pela diretoria tricolor, que auxiliará a comissão técnica em treinos e partidas.

Este novo equipamento é uma espécie de GPS inidividual, usado pelos atletas, preso por uma cinta elástica junto ao peito ou as costas do jogador, que transmite, em tempo real, informações para um tablet, que ficará nas mãos do fisiologista ou até mesmo do auxiliar técnico, no banco de reservas.

Através deste tablet, a comissão técnica pode monitorar dados como distância percorrida, temperatura corporal e batimentos cardíacos. Estas informações podem auxiliar a comissão técnica na tomada de decisões como uma substituição ou até mesmo o tipo de treinamento que cada atleta vai precisar fazer no pós jogo.

O Bahia é um dos poucos clubes do país que possui este equipamento e este importante investimento custou cerca de R$ 100 mil.

O fisiologista Maurício Maltez falou sobre a nova ferramenta do seu departamento. ” Nosso trabalho diário ganha muito em agilidade nas informações, pois poderemos acompanhar o desempenho de cada atleta on line. O Bahia está de parabéns pela aquisição deste equipamento e também por outros investimentos que a diretoria tem feito, não só na área da fisiologia, mas em todo o clube”, comentou o profissional.

Até a compra deste novo equipamento, o Bahia utilizava um outro sistema de monitoramento por GPS, mas que era necessário baixar os dados do “chip” em um computador, para só depois realizar a leitura das informações e emitir os relatórios individuais dos atletas.  A divisão de base tricolor herdou este equipamento anterior, mas não menos importante e já está o utilizando.