Postado por - Heitor Montes

Bahia lidera ranking da 1ª fase da Copa do Nordeste dos últimos 5 anos

Encerrada a fase de grupos da quinta edição consecutiva da nova Copa do Nordeste – disputada desde 2013 –, o GloboEsporte.com fez um levantamento para saber quais clubes têm o melhor desempenho na soma das primeiras fases. E os números mostram amplo domínio dos clubes grandes da Bahia e de Pernambuco, que se revezam nas quatro primeiras colocações (quem destoa desta lista é o Náutico).

Não tem para ninguém. O líder absoluto é o Bahia, que participou de todas as cinco edições e já soma 62 pontos - num ranking em que 38 clubes estão presentes. Curiosamente, o time nunca foi campeão, chegando ao máximo numa final, em 2015.

O Top 5 segue com o Sport com 53 pontos, o Vitória com 52 pontos, o Santa Cruz com 49 pontos e o Campinense com 48 pontos. Destes, apenas os dois pernambucanos e a Raposa paraibana já venceram o campeonato no novo formato. O Campinense, inclusive, é o único clube de fora do eixo Bahia/Pernambuco a figurar entre os cinco primeiros lugares.

No lado oposto, está o Potiguar, que aparece com cinco pontos negativos. A equipe do Rio Grande do Norte participou da competição em 2014, marcou nove pontos, mas acabou sendo punido com a perda de 14. Ficou com saldo negativo.

Com relação ao número de participações, apenas Bahia, Sport, América-RN e CRB participaram das cinco competições. Outros sete clubes participaram de quatro edições, ficando de fora de apenas um Nordestão. Neste grupo de clubes que jogaram quatro ou cinco edições, chama a atenção o Botafogo-PB. Ninguém tem desempenho pior do que o Belo, que só marcou 14 pontos em quatro edições. O clube nunca se classificou para uma próxima fase e tem uma média de apenas 3,5 pontos por edição.

Vale destacar que River-PI e Sampaio Corrêa têm três participações no Nordestão. Eles têm 100% de participações, já que os clubes de Piauí e Maranhão só começaram a ter direito a vaga na competição em 2015. O River está na 10ª colocação do ranking, com 27 pontos; e o Sampaio é o 14º lugar, com 21 pontos.

Um outro dado curioso. Contando apenas quem participou de quatro ou cinco edições, Sport, Vitória, Santa Cruz, Campinense e Ceará se classificaram para o mata-mata sempre que jogaram o campeonato. Mas, destes, apenas o Rubro-Negro pernambucano esteve presente em todas as edições. Em sentido contrário, Confiança e Botafogo-PB nunca conseguiram passar de fase.

Fonte: Globo Esporte