Postado por - Heitor Montes

Bahia marcou apenas um gol em quatro jogos no Campeonato Brasileiro

O Bahia vive uma fase delicada na temporada. Antes, o melhor ataque do Campeonato Baiano, agora, o time vive uma grande escassez de gols. Depois do gol de Régis no triunfo por 2 a 1 sobre o Botafogo-PB, em 26 de abril, o Tricolor não marcou mais. São 303 minutos sem balançar as redes. Nesse período, a equipe não fez gols no Atlético-PR, no jogo de volta contra o Botafogo-PB e no Sport.

Se contarmos apenas com o Campeonato Brasileiro, a situação é pior. Nas quatro primeiras rodadas da competição, o Tricolor marcou apenas um gol. Júnior Brumado marcou, aos 48 do segundo tempo, o gol do triunfo por 1 a 0 sobre o Santos, em 21 de abril.

Antes, o Bahia havia perdido por 2 a 0 para o Internacional, no Beira-Rio, pela estreia da competição. Depois, empatou em 0 a 0 com o Atlético-PR, na Fonte Nova, e perdeu por 2 a 0 para o Sport, na Ilha do Retiro.

Em Campeonatos Brasileiros, o Bahia não começa tão mal no ataque desde 1994, quando também marcou apenas um gol nas primeiras quatro partidas. Nos pontos corridos, essa marca é a pior de todas, superando as primeiras quatro rodadas de 2012, quando a equipe marcou apenas dois gols.

O Tricolor também não conseguiu marcar em outras partidas recentes, como a derrota por 1 a 0 para o Blooming, na estreia da Copa-Sul Americana, e no empate em casa por 0 a 0 com o Botafogo-PB, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Nordeste.

Explicações

O mau momento dos jogadores ofensivos do Bahia pode explicar os poucos gols. Dos 41 gols da equipe no ano, 17 foram marcados pelos centroavantes e pontas, o que equivale a 41% dos gols. São cinco gols de Edigar Junio, cinco de Zé Rafael, quatro de Júnior Brumado, dois de Marco Antônio e um de Kayke.

Titular no comando do ataque tricolor, Edigar Junio não marca desde o dia 1º de abril, no primeiro Ba-Vi da final do Campeonato Baiano. Desde então, foram sete partidas e nenhum gol.

Contratado nesta temporada para marcar gols, Kayke não vem correspondendo e fez apenas um gol em 2018. E os atacantes não podem reclamar que a equipe tem criado poucas chances. Contra o Atlético-PR, o Bahia colocou uma bola na trave e criou pelo menos sete boas chances.

Após a derrota para o Sport, o técnico Guto Ferreira se disse preocupado com os poucos gols:

A gente vem tendo dificuldades e isso vem mexendo muito comigo, essa falta de força ofensiva. Nós tivemos um gol em quatro partidas na competição e isso é pouquíssimo

Para a partida contra o Vasco, nesta quarta-feira (9), pela Copa do Brasil, o técnico Guto Ferreira tem mais problemas. O atacante Júnior Brumado foi convocado para um período de testes com a seleção sub-20 e vai desfalcar a equipe. O jogador também não enfrenta o São Paulo, no domingo (13), pelo Brasileirão.

Guto Ferreira fez uma análise sobre a questão:

O grupo do Bahia não é pronto. Agora a gente tem que colocar também que estamos com algumas faltas na estrutura da equipe, que são significativas. A gente tem que tocar bola para frente, amadurecendo o grupo e buscando os resultados