Postado por - Newton Duarte

Bahia não faz um jogo ruim mas fica no empate com o Juazeirense

Após sofrer um gol contra, o Tricolor de Aço conseguiu o empate após uma penalidade

Sim, o título desta matéria foi provocativo e eu vou explicar o motivo. Você já deve ter lido algumas noticias nos sites conhecidos do estado e percebeu que a maioria deles afirmam que o Bahia não jogou bem e ficou no empate, "um grande prejuízo" para o Tricolor. Dizer que o Bahia não jogou bem e somente isso é na verdade o modo mais fácil para escrever e publicar uma matéria, vai dar mais audiência.

Existem variáveis fundamentais que não foram abordadas por alguns veículos, variáveis essas que foram preponderantes no resultado final do primeiro jogo do Esquadrão de Aço em 2020. Uma delas é o "pasto" de jogo. Quem assistiu o jogo ontem pode perceber que, além da afobação inicial, que aliás é característica comum entre jogadores jovens que estão lutando por um espaço no time profissional, o pasto de jogo do Adauto Moraes é na verdade uma imoralidade para qualquer divisão do futebol e prejudicou bastante as duas equipes.

É inadmissível que nos dias de hoje um campo como esse seja aprovado para qualquer competição. Quem assistiu o jogo de ontem de coração aberto, sem aquela sede de julgamentos, percebeu que era impossível extrair um bom desempenho de ambas as equipes, definitivamente é quase impossível ser técnico e fazer um jogo bonito num pasto como aquele.

Apesar de entender que o time precisa de evolução, confesso que o que ví ontem me agradou bastante. Não estou aqui para falar individualmente da atuação dos jogadores, o que posso dizer é que o Bahia conseguiu reunir jogadores promissores, atletas rápidos que demonstraram qualidade técnica e força física. Mesmo com o pasto lamentável, foi possível ver que este time pode ir além. Com característica notadamente ofensiva, o Bahia teve melhores chances no primeiro tempo e quase marca minutos antes do apito final, porém o goleiro Roger foi muito feliz na interceptação em cima de Lepu.

No primeiro minuto do segundo tempo, após uma cobrança de falta na área Tricolor, o nosso goleiro Fernando saiu do gol mas não conseguiu impedir que a bola batesse nas costas de Caio Mello e fosse para o fundo das redes. Um gol bem esquisito que demonstra que o entrosamento da nossa cozinha precisa ser melhorado. Nove minutos depois, o Bahia tem a marcação de uma penalidade ao seu favor, depois que Saldanha pegou uma sobra na área do Juazeirense, tentou um drible e sofreu uma falta. A cobrança foi feita por Ramon de forma incomum, é bem verdade. O jogador esperou até o último segundo para chutar no canto esquerdo do goleiro do Juazeirense empatando a partida. Muitos estão dizendo que o pénalti não foi bem batido, mas eu prefiro dizer que Ramon foi calmo e demonstrou que sabe o que faz com a bola no pé. Fiquem de olho nesse jogador.

Juazeirense e Bahia se apresentaram para um público pagante de 1.585 pessoas tendo uma renda total de R$ 28.895,00. O Bahia aspirante terá pela frente três de recuperação e treinamento até a próxima partida que será realizada em Pituaçu, onde enfrenta o Vitória da Conquista.