Postado por - Heitor Montes

Relembre o último triunfo do Bahia em estreias na Série A há 15 anos

Quando entrar em campo para enfrentar o Atlético-PR na estreia na Série A, às 16h (horário de Brasília) deste domingo, na Arena Fonte Nova, o Bahia terá pela frente um tabu para quebrar. A equipe baiana não vence uma partida de abertura da Série A do Campeonato Brasileiro há 15 anos, quando bateu o Gama por 1 a 0, em Salvador. A partida foi disputada no dia 8 de agosto de 2002.

De lá para cá, o Tricolor só empatou ou foi derrotado em estreias, seja jogando em casa ou fora. Em 2003, empate em 0 a 0 com o Fortaleza (fora); em 2011, derrota para o América-MG por 2 a 1 (fora); em 2012, empate sem gols com o Santos (casa); em 2013, derrota por 3 a 1 para o Criciúma (fora); em 2014, derrota para o Cruzeiro por 2 a 1 (casa).

Há que se destacar que, nesses 15 anos, o Tricolor passou um longo período longe da Primeira Divisão. Nos anos de 2004 e 2005, a equipe disputou a Série B. Nos dois anos seguintes, teve que amargar a Série C, até então a última divisão do futebol brasileiro. O Bahia voltou a disputar a Segundona entre 2008 a 2010, e novamente em 2015 e 2016. Ou seja, foram nove anos longe da elite nacional.

O jogo

No primeiro jogo do Brasileiro de 2002, o Bahia enfrentou o Gama do atacante Dimba, que havia jogado no clube baiano, e do meia Jackson, que atuaria por algumas temporadas no rival Vitória. Ainda contava, no banco de reservas, com o experiente atacante Paulo Nunes, mas este não entrava em campo há um ano.

No Bahia, destaque para a dupla de ataque, formada por Nonato e Robgol. Outros nomes conhecidos da torcida também faziam parte daquela equipe: o goleiro Emerson, o lateral Chiquinho e o volante Bebeto Campos. Havia ainda um jovem e promissor lateral que até hoje joga em alto nível: Daniel Alves. O técnico era Bobô.
O Gama foi melhor durante a partida, pressionou o Bahia e obrigou Emerson a fazer boas intervenções. Mas não se podia perdoar uma equipe que tinha Robgol em campo. Foi dele, de cabeça, o único gol do duelo.

Naquela partida, o Bahia entrou em campo com Emerson; Daniel Alves, Selmo, Marcelo Lima e Chiquinho; Ramalho (Gil Baiano), Bebeto Campos, Janílson (Dudu) e Carlinhos; Nonato (Pingo) e Robgol.

Fonte: Globo Esporte