Postado por - Newton Duarte

Bahia oficializa parceria em benefício das Obras Sociais Irmã Dulce; Veja

Esporte Clube Bahia oficializa parceria em benefício das Obras Sociais Irmã Dulce

O Esporte Clube Bahia e as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) assinam nesta quinta-feira (dia 29), às 10h30, um termo de parceria em benefício da instituição fundada pelo Anjo Bom do Brasil. A cerimônia de assinatura será no Memorial Irmã Dulce, localizado na sede da OSID (Avenida Bonfim, Largo de Roma). O time baiano já havia promovido recentemente uma ação em prol da entidade filantrópica, quando arrecadou, junto à torcida, quase uma tonelada de alimentos para o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo de educação das Obras, durante um treino aberto ao público, realizado no último dia 2, no estádio de Pituaçu.                                          

Agora, à semelhança do convênio entre Barcelona e Unicef, o Bahia estampará a logomarca da OSID em seus diversos canais de divulgação e também na camisa de jogo da equipe profissional, já começando pela partida contra o Botafogo, neste sábado (31), no Rio de Janeiro, pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Ainda com o objetivo de ajudar a instituição e propagar o legado de amor e serviço aos pobres e doentes difundido pela beata baiana, o clube repassará à entidade 1% dos valores de seus patrocínios e 1% da arrecadação do programa Sócio Esquadrão. Para completar, incentivará as contribuições ao programa Sócio-Protetor da OSID, uma das principais fontes de doação às Obras – mais informações sobre o programa podem ser obtidas a partir do endereço www.irmadulce.org.br/socioprotetor.                                                           

"Essa parceria é uma conquista para todos os baianos. Une o futebol, com todo clamor e paixão que provoca, a um dos mais belos trabalhos sociais do Brasil. É uma parceria de corações e de almas que buscam, cada um da sua maneira, dar alegria e esperança às pessoas. Uma vida melhor. São duas das mais emblemáticas entidades baianas somando forças", diz o presidente do Bahia, Marcelo Sant'Ana.

A superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, também comentou a união: "Ficamos felizes e honrados em saber que, graças ao apoio do Esporte Clube Bahia e da sua fiel torcida, será possível proporcionar alegria e bem-estar a centenas de outros jovens corações que diariamente necessitam dos serviços prestados pelas Obras, em especial o Centro Educacional Santo Antônio, que será beneficiado com esta parceria. Agradecemos a todos os corações tricolores".

De acordo com o diretor de mercado do Bahia, Jorge Avancini, "o Bahia inova com essa parceria". E completou: "Apoiar as Obras Sociais de Irmã Dulce é devolver um pouco, para a comunidade, tudo aquilo que ela tem feito ao longo do tempo pela Bahia. Estamos muito orgulhosos em poder apoiar essa causa".

Fundada há mais de 50 anos, pela freira baiana, a OSID abriga atualmente um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, com cerca de 4 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano a idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, pacientes sociais, pessoas em situação de rua, usuários de substâncias psicoativas e crianças e adolescentes em situação de risco social. Já o Centro Educacional Santo Antônio, localizado em Simões Filho, foi fundado por Irmã Dulce em 1964, como um orfanato em que a religiosa baiana abrigava meninos sem referência familiar. Atualmente, o CESA é uma escola de tempo integral, com um modelo de ensino que engloba desde a educação infantil até o nono ano. Atendendo cerca de 700 crianças e adolescentes em situação de risco social, o centro oferece ainda acesso à arte-educação, inclusão digital, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos.