Postado por - Heitor Montes

Por conta de retorno do Brasileirão, Bahia pede alteração na data da final da Copa do Nordeste

O Bahia se classificou à decisão da Copa do Nordeste após passar pelo Ceará na semifinal. O adversário do Tricolor sairá da semifinal entre ABC e Sampaio Corrêa, que se enfrentam nesta quinta-feira (28). Mesmo sem saber o adversário, a equipe já sabe quais serão as datas das finais. De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as decisões acontecem nos dias 3 e 10 de julho. Porém, o Bahia, quer mudar a data do jogo de volta.

O presidente Guilherme Bellintani disse, em entrevista ao site Globo Esporte, que solicitou à CBF que o segundo jogo aconteça no sábado, dia 7 de julho. De acordo com o mandatário, a mudança dá ao Bahia um maior tempo para se preparar para o retorno do Campeonato Brasileiro:

Em relação a datas da Copa do Nordeste, das finais, desde antes de começar as semifinais, eu conversei com Robinson [de Castro], o presidente do Ceará. Nós, juntos, solicitamos uma mudança nas datas da final, independente de quem passasse, Ceará ou Bahia. Com dois objetivos: primeiro para trazer o segundo jogo da final para o sábado. Não sei ainda se vai ser aqui na Fonte Nova ou se vai ser lá em Natal, se o ABC passar. Se for o ABC, é em Natal; se for o Sampaio, é aqui. Então, mesmo que não seja aqui, eu acho razoável, para valorização da competição, que a final seja num sábado. E, além disso, se a gente antecipar da terça, dia 10, para o sábado, dia 7, a gente ganha três dias a mais de descanso e de preparação para o retorno da Série A. Agora, lembrando, o Bahia passa a final da Copa do Nordeste, vai ser o único clube de Série A que não vai descansar no intervalo da Copa do Mundo. Todos os outros 19 vão descansar, inclusive o Ceará, que, a partir de hoje [ontem], já não tem mais atividade até o retorno da Copa. Vai descansar menos do que os outros, é verdade, mas vai descansar. E o Bahia, como único clube de Série A que não vai descansar, tem que pensar, logicamente, em qualquer dois, três ou quatro dias a mais, é vantagem, é riqueza para a gente neste momento

Porém, um empecilho para a mudança é que, tanto ABC como Sampaio Corrêa têm partidas marcadas para o dia 8 de julho, e com uma mudança, não haveria tempo hábil para o descanso dessas equipes.

Para a equipe do Bahia, a mudança faria com que a equipe tivesse oito dias para se preparar para a partida decisiva contra o Vasco, em São Januário, jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Pelo Campeonato Brasileiro, o Bahia volta a jogar no dia 19 de julho, contra a Chapecoense, na Arena Condá.