Postado por - Newton Duarte

Bahia pega o Fla pensando na liderança

Bahia enfrenta o Flamengo pensando até mesmo na liderança do Brasileirão

Bahia tem um tabu de 13 anos sem vencer o Flamengo

Bahia tem um tabu de 13 anos sem vencer o Flamengo


O jogo desta noite na Arena Fonte Nova, válido pela 10ª Rodada do Campeonato Brasileiro, vale para o Bahia a volta ao G-4 da Série A, e numa combinação de resultados, até a inédita liderança da competição da CBF. Para isso, o tricolor baiano, 5º colocado, tem que fazer a sua parte, e pela frente um tabu de 13 anos sem conseguir vencer um velho rival, o Flamengo do Rio de Janeiro, num clássico com a garantia de uma grande festa, dentro e fora do campo, como nos velhos e bons tempos do futebol baiano.

Há 13 anos, o Esquadrão de Aço não vence o Flamengo jogando em Salvador. O último triunfo do Bahia na capital baiana, aconteceu no Brasileiro de 2000, quando o tricolor goleou o rubro-negro carioca por 4 x 1, com destaque para o atacante Jajá, que marcou três gols. Uma motivação a mais para o time sob o comando do técnico Cristóvão Borges, que esta noite terá a garantia, o reforço do seu 12º jogador, a “Nação Tricolor” que vai lotar as arquibancadas da Arena Fonte Nova para uma bonita festa aos gritos de “Bahêaaa!!!”.

“Estava suspenso e fiquei de fora do jogo contra o Goiás. Acompanhei o jogo no estádio, e me emocionei. A torcida do Bahia é linda e é de arrepiar. Parece que quando eles apoiam a equipe, empurra o time, os jogadores parecem que não cansam, todo mundo correndo do inicio ao fim. Acho que é importante a torcida estar sempre com a gente, para conseguirmos nossos objetivos", disse o zagueiro Lucas Fonseca, que volta ao time esta noite contra o Flamengo.

Desde o retorno do Bahia à Série A do Brasileiro, o equilíbrio entre os dois times continua. Em 2011, empate em 3 x 3 em Salvador no Estádio de Pituaçu e triunfo baiano por 3 x 1 no Estádio Engenhão, no Rio. No ano passado, o Mengo venceu por 2 x 1 em Pituaçu e empatou em 0 x 0 no Rio.

Além de valer para o Bahia a volta ao G-4, o clássico desta noite contra o Flamengo pode desempatar o histórico de partidas pelo Brasileiro. Pela Série A, o confronto é muito equilibrado. São 10 triunfos do tricolor, 10 do rubro-negro carioca e 15 empates. O Flamengo marcou 43 gols e o Bahia 32. Em jogos válidos entre campeonatos oficiais e jogos amistosos, Bahia e Flamengo já se enfrentaram em 78 vezes: 22 triunfos do Esquadrão, 27 do Flamengo e 29 empates. 81 gols para o tricolor e 109 para o rubro-negro.


ASSOCIE-SE JÁ


Tabela interativa da Série A com atualização online


Fonte: Tribuna da Bahia

Foto: ECB