Postado por - Newton Duarte

Bahia pega um Grêmio desmontado

Bahia tenta se reencontrar diante do desmontado Grêmio na Fonte Nova

Equipes duelam a partir das 18h30m este domingo, pela 13ª rodada


Em situação semelhante na tabela do Brasileirão, Bahia e Grêmio se enfrentam a partir das 18h30m deste domingo, pela 13ª rodada. Enquanto o time baiano aposta na ‘mística da Fonte Nova’ para reencontrar o caminho das vitórias, o Tricolor gaúcho se encontra em fase de “reconstrução”, após a derrota para o Coritiba, em casa, e também pelo fato de estar desfalcado.

Depois de emplacar dois triunfos seguidos dentro de casa contra Goiás e Flamengo, o Bahia perdeu na última rodada para o Atlético-PR, em Curitiba. A expectativa é de um bom público na Fonte Nova, já que a última atuação do time no estádio foi com goleada por 3 a 0 sobre o Flamengo.

O Grêmio entrará em campo com mudança de esquema e pelo menos quatro desfalques: Vargas e Zé Roberto, por lesão, além de Pará e Kleber, suspensos. Ainda há a possibilidade de Elano ficar de fora da partida. Com dores musculares, foi poupado no treino de sábado. É provável que a equipe seja montada no 3-5-2 – esquema que deu certo no Gre-Nal, mas que acabou preterido na última rodada.

Com 19 pontos, o Bahia é atualmente o sétimo colocado na tabela, mas com a mesma pontuação do Vitória, o último time no G-4. Já o Grêmio é o nono, com 16.

Bahia: o Bahia tem um desfalque para a partida deste domingo. Trata-se do lateral-direito Madson, expulso contra o Atlético-PR. Por outro lado, Cristóvão tem a volta de Fernandão, que não atuou na última partida por questões contratuais. Com isso, o Bahia deve ir a campo com Marcelo Lomba; Neto, Titi, Rafael Donato e Raul; Rafael Miranda, Fahel e Helder; Wallyson e Marquinhos; Fernandão.

Grêmio: pela sexta vez desde que assumiu o Grêmio, Renato precisará mudar a escalação da sua equipe. Sem Pará e Kleber, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, e Vargas e Zé Roberto, lesionados, o treinador pode até promover uma mudança tática, deixando apenas Barcos à frente, no 4-5-1. A tendência, no entanto, é que volte ao 3-5-2 utilizado no Gre-Nal. Renato não divulgou o time previamente, mas deve entrar em campo com: Dida; Bressan, Werley e Rhodolfo; Moisés, Adriano, Riveros, Elano e Alex Telles; Barcos e Lucas Coelho (Paulinho).

Bahia: o lateral-direito Madson, expulso contra o Atlético-PR, é o único desfalque para a partida deste domingo.

Grêmio: o lateral-direito Pará e o atacante Kleber estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Vargas e Zé Roberto seguem no departamento médico, por lesões no tornozelo e coxa direita, respectivamente. Elano será reavaliado.

Bahia: Anderson Talisca e Jussandro.

Grêmio: Bressan, Vargas, Werley e Zé Roberto.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Wagner Reway (MT) apita o jogo, auxiliado por Lorival Candido das Flores (RN) e Flavio Gomes Barroca (RN). O árbitro participou de uma única partida: Portuguesa 1 x 1 Internacional. Ele tem seis cartões amarelos aplicados e expulsou um jogador. Ele não assinalou pênaltis e tem 41 faltas marcadas. O campeonato tem média de 4,2 cartões amarelos e 0,2 cartão vermelho. São 33,5 faltas e 0,2 pênalti por confronto.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)

Bahia: Os jogos do Bahia têm sido os mais faltosos. Isso porque o time é tanto o que mais faz faltas (250), quanto o que mais sofre (236). Não à toa lidera também em número de cartões amarelos recebidos (36), com média de três por jogo. Com seus jogos parando tanto, não é de se espantar que o time seja o terceiro que menos finalize (122) e o quarto com menos chance de gol (42). Em compensação é o terceiro menos vazado (11).

Grêmio: O Grêmio não costuma dar muitas chances de gol aos adversários. Tanto que Dida só fez nove defesas difíceis nas 12 partidas que disputou, e o time é o quinto menos vazado, ao lado de Botafogo e Coritiba, com 12 gols sofridos, sendo que o Santos, que só sofreu 11, jogou duas vezes a menos. Vale ponderar que dessas nove defesas difíceis de Dida, seis foram nos cinco jogos fora de casa.

header_na_historia (Foto: arte esporte)

A última vitória do Bahia sobre o grêmio aconteceu há 10 anos - ou cinco partidas. O último festejo baiano ocorreu em 2003, na Fonte Nova, pela 7ª rodada do Brasileirão. Naquele 3 de maio, quem garantiu os pontos para os donos da casa foi Nonato e Jair. Caio marcou o gol gremista. Na ocasião, o Bahia quebrou um tabu de cinco jogos sem vencer em confrontos contra o adversário gaúcho no Brasileiro Unificado. 


Desejamos aos Tricolores um Feliz dias dos Pais 


Votem CRISTÓVÃO para melhor Técnico do Brasileirão


ASSOCIE-SE JÁ


Tabela interativa da Série A com atualização online


Fonte: GE.COM