Postado por - Newton Duarte

Bahia perde gols e o jogo

Bahia perde gols e o jogo

Futebol tem dessas coisas. Superior no primeiro tempo, o Bahia teve a maior das oportunidades perdidas na partida contra o Fluminense, na noite deste sábado, no Maracanã, com apenas dois minutos de jogo. Fernandão a mandou para fora. Faltou estrela ao atacante, e o time não conseguiu a vantagem quando foi melhor. No segundo tempo, Vanderlei Luxemburgo mexeu na equipe carioca. O jogo mudou. E aí brilharam a estrela do treinador e dos jogadores que entraram - o veterano Felipe, o jovem Biro Biro e o eficiente Rafael Sobis. Os três participaram do lance decisivo. Numa falta no campo de ataque, a malandragem do experiente meia na rapidez da cobrança fez o tiro do camisa 23 surpreender o goleiro Marcelo Lomba, que deu o rebote para o garoto de 18 anos entrar como uma flecha e, aos 20 minutos, fazer o 1 a 0.

Com o resultado, o Tricolor carioca, que só havia vencido uma partida das últimas oito disputadas, pulou, ainda que provisoriamente, para o 14º lugar na tabela, com 22 pontos ganhos, na abertura da 19ª rodada do Brasileirão. Ficou na cola do Tricolor baiano, que segue com 23 pontos e com apenas uma vitória nos últimos oito jogos. O triunfo do Flu foi um presente para a torcida, que apoiou o time do começo ao fim do jogo no feriado de Dia da Independência e disse presente à promoção no preço dos ingressos: o público foi de 20.374 pagantes (28.658 presentes), com renda de R$ 340.370,00. O resultado motiva a equipe para o começo do returno. Na 20ª rodada, o Fluminense irá ao Durival de Brito encarar o Atlético-PR, na próxima quarta-feira. No mesmo dia, o Bahia receberá o Criciúma, na Fonte Nova.

Autor do gol da vitória e um dos destaques da partida, Biro Biro, jovem de 18 anos que chegou às categorias de base tricolores em 2012, vindo do Nova Iguaçu, não escondia a emoção por ter saído de campo como herói.

- Passou (na cabeça, na hora do gol) tudo que passei na vida, desde a época do Nova Iguaçu. Cheguei a Xerém com trabalho excelente e com a expectativa de fazer gols. Eles não vinham saindo, mas agora pude ajudar. Dedico à minha mãe, que está sempre nos jogos. Graças a Deus, pude fazer meu primeiro gol - disse o garoto, que fazia sua 11ª partida no time principal.

No lado do Bahia, o atacante Wiliam Barbio ressaltou que o time criou oportunidades de gol na partida.

- A gente perdeu chances, mas todo mundo pode falar, porque o time jogou bem. Eu sofri um pênalti que não marcaram. A TV mostra, todo mundo viu que foi pênalti. Mas é a arbitragem. Tem que trabalhar, passar por cima de tudo e buscar a vitória, que é o mais importante - declarou Barbio, referindo-se a um lance no qual se enroscou com Rafinha.

Biro Biro (E) vibra com seu primeiro gol no time profissional do Flu

Gol perdido de cara

O Bahia foi melhor no primeiro tempo, mas pagou um preço caro por desperdiçar a melhor chance logo no começo. Os times ainda se estudavam quando, lançado por Wallyson, Fernandão ganhou na corrida e ficou cara a cara com Diego Cavalieri. Bateu para fora. O tempo marcava apenas dois minutos. E o gol perdido fez falta.

Houve até outras oportunidades, mas nenhuma melhor do que aquela. Com um time veloz, se fechando bem e partindo rápido nos contra-ataques, o visitante foi superior desde o começo. E encontrou um Flu apático e confuso na marcação. Feijão e William Barbio, um dos destaques da equipe baiana, tinham caminho livre. Foi do último, inclusive, a segunda boa chance desperdiçada, quando, ao bater cruzado da direita, obrigou Diego Cavalieri a boa defesa. Mas ali talvez tivesse sido melhor rolar para Wallyson, melhor colocado na área.

A marcação, aliás, era um dos pontos fracos do Flu. Ainda que jogasse com três volantes, o time foi totalmente envolvido no meio de campo. Edinho, Willian e o garoto Rafinha não davam conta no duelo com Fahel, Helder e Feijão. E um buraco aparecia para a equipe baiana explorar.  Na altura da meia-lua da área, Wallyson arriscava a terceira chance, mas a bola subiu.

O Flu só assustava nas bolas alçadas na área para Samuel e Marcos Junior, mas o goleiro Marcelo Lomba estava atento e não dava brechas nas boas saídas. Com Wagner bem marcado, os laterais Bruno e Carlinhos bem que tentavam dar opções pelas laterais, mas a forte marcação baiana impedia. E o único  chute com perigo do Flu foi numa falta cobrada por Wagner, por cima. Logo depois, no fim do primeiro tempo, Fernandão voltou a desperdiçar chance na área, e Raul por pouco surpreendeu Cavalieri de longe. Mas a bola teimou em não entrar. Sorte para o Flu, que, dominado, terminou o primeiro tempo segurando o empate.

Wiliam Barbio tenta levar o Bahia ao ataque

Luxa mexe bem, jogadores decidem

Com Felipe no lugar de Willian e Biro Biro no de Marcos Júnior, o técnico Vanderlei Luxemburgo tentou dar ao Fluminense mais criatividade ao meio-campo e deixar o ataque mais agressivo. E com oito minutos o técnico mostrou que estava certo. O veterano meia lançou o jovem atacante, que ganhou na corrida mas esbarrou na boa saída de Lomba, que salvou a melhor chance do time carioca.

Pronto. O Fluminense já era outro na partida. A ponto de empurrar o Bahia para a defesa e enervar o zagueiro Titi, que fez duas faltas seguidas perto da área. Mas o melhor foi ver Biro Biro fazer o giro e dar lindo passe para Felipe, que mandou por cima. Era a segunda chance em quatro minutos da dupla que entrara na segunda etapa.

A torcida, apoiando o time desde o começo, mesmo com o domínio do Tricolor baiano, entrou mais ainda no jogo. Bruno dava até lençol em Tite e fazia jogada de linha de fundo. Logo depois, Luxa fez a terceira substituição. Trocou o apagado Samuel e pôs Rafael Sobis. Faltava o camisa 23. Os três que entraram participaram do gol tricolor. Felipe sofreu a falta e cobrou rápido para Sobis, que bateu. Marcelo Lomba espalmou, e Biro Biro, rápido, chegou para marcar, aos 20 minutos. Delírio da torcida tricolor carioca, que viu o garoto de 18 anos correr para o abraço, na beira do gramado. Era o seu primeiro gol no campeonato, o primeiro no time de cima do Fluminense. E foi presenteado com um cartão amarelo pela comemoração.

O técnico Cristóvão Borges mexeu no Bahia. Pôs Fabrício Lusa, Diones e Obina nos lugares de Fahel, Wallyson e Willam Barbio. Mas o time ficou longe de apresentar o futebol agressivo do primeiro tempo. O Flu, que tinha um Rafinha também subindo de produção, soube administrar - muito bem - o resultado, e a torcida fez a festa no Maracanã.


Destaques do Jogo

  • Malandragem

Felipe

A esperteza do meia ao bater rápido a falta para Sobis foi fundamental no gol da vitória tricolor, marcado por Biro Biro, após rebote de Marcelo Lomba.

  • Bola fora

Fernandão

Além da melhor chance desperdiçada na partida, com dois minutos de jogo, o camisa 20 do Bahia ainda perdeu outra, também no primeiro tempo.

  • Apoio

Torcida do Flu

Foi um show de empolgação no Maracanã. Nem quando o Bahia foi melhor deixou de gritar. E no segundo tempo empurrou o time para a vitória na reação.


Skout da partida

Faltascometidas

Passes errados

Roubadas de bola

Angulo 4

Raul  8

Titi 4

Fahel 3

Hélder 5

Wallyson 2

Titi 2

Titi 4

Feijão 2

Raul 2

Lucas Fonseca 4

Hélder 1

Fernandão 2

Angulo 4

Wiliam Barbio 1

Hélder 2

Fahel 2

Raul 1

Wiliam Barbio 2

Fernandão 2

Ângulo 1

Fabricio Lusa 1

Wiliam Barbio 2

Lucas Fonseca 1

Feijão 2

Feijão 1

Fabricio Lusa 1

Diones 1


Atuações:

MARCELO LOMBA – GOLEIRO - Nota: 5,5
Pouco exigido na primeira etapa, espalmou chute forte de Sobis nos pés de Biro Biro no gol.
ANGULO – LATERAL DIREITO - Nota: 5,5
Teve muito trabalho pelo flanco de Carlinhos. Foi mais notado fazendo faltas e errando passes.
LUCAS FONSECA – ZAGUEIRO - Nota: 5,5
Rebatedor de bolas. Pecou nos passes.
TITI – ZAGUEIRO - Nota: 6
Mais firme no combate direto que o companheiro de zaga. Foi bem.
RAUL – LATERAL ESQUERDO - Nota: 5,5
Começou tímido, tentando conter as subidas de Bruno. Depois, melhorou, mas errou muitos passes.
FAHEL – VOLANTE - Nota: 5,5
Sem muito recurso técnico, apelou para as faltas.
FABRÍCIO LUSA – VOLANTE - Nota: 6
Nada acrescentou.
HÉLDER – VOLANTE - Nota:6
A bola sempre costuma passar por seus pés, mas hoje foi burocrático.
FEIJÃO – VOLANTE - Nota: 6
Aplicado na marcação, mas sem muita técnica para sair jogando.
WILLIAM BARBIO – ATACANTE - Nota: 7
Criou as melhores jogadas do Bahia, com movimentação constante, infernizando a zaga do Fluminense.
OBINA – ATACANTE - Sem nota
Entrou no fim.
WALLYSON – ATACANTE - Nota: 6,5
Flutua bem pelo ataque e se doa muito na marcação. Deu chute perigoso. Saiu exausto.
DIONES – VOLANTE - Nota: 6
Entrou para fortalecer a marcação.
FERNANDÃO – ATACANTE - Nota: 5
Muito visado pela marcação. Quando teve duas chances claras de marcar, desperdiçou.


Fonte: GE.COM

Fotos: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo