Atlético-GO recebe a taça da Série B com triunfo por 2 a 1 sobre o Bahia, em Goiânia. Tricolor conquista o acesso graças à derrota do Náutico para o Oeste, em Pernambuco
O Atlético-GO mostrou, mais uma vez, porque foi o melhor time da Série B em 2016. Mesmo com o título já garantido, o Dragão derrotou o Bahia, de virada, por 2 a 1, mesmo com o adversário ainda na briga por uma das vagas na Série A. Sorte do Tricolor que o Náutico foi derrotado em casa pelo Oeste, e só assim sua torcida pôde comemorar o retorno à Série A. O duelo entre goianos e baianos foi disputado na tarde deste sábado, no Estádio Olímpico, em Goiânia.
Antes de encher o peito e soltar o grito, a torcida tricolor sofreu com um atraso no jogo em Pernambuco. Alguns torcedores do Náutico invadiram o campo, chegaram a agredir um jogador do Oeste e a Polícia Militar foi acionada. Só depois de longos minutos de espera o Bahia teve o acesso confirmado com a derrota do Timbu.
O Dragão termina a Série B como campeão, com 76 pontos. O Bahia sobe na 4ªposição, com 63 pontos.
Um gol para cada lado
A ansiedade dos jogadores do Bahia era nítida durante o primeiro tempo. Fora uma cabeçada do zagueiro Tiago aos dois minutos de jogo, os visitantes, que buscavam o acesso, erravam passes, precipitavam jogadas de ataque e contra-ataque e não conseguiam produzir. O Atlético-Go, na dele, com o título garantido, esteve longe de ser o time combativo que foi durante toda a competição, o que era absolutamente natural. O marasmo que tomou conta da partida na etapa inicial só foi encerrado com uma bela jogada de Régis pela esquerda, que tirou o marcador para dançar e mandou no meio da confusão. A bola cruzou toda a extensão da grande área e encontrou o pé de Edigar Junio, que estufou as redes. A festa dos tricolores nas arquibancadas era ainda maior porque Vasco e Náutico, as outras equipes na luta pelo acesso, perdiam seus compromissos. O banho de água fria veio nos acréscimos. Após ótima trama coletiva, o Dragão chegou ao empate com Júnior Viçosa. A combinação de resultados, ainda assim, garantia o Bahia na Série A.
Dragão absoluto
Mas ainda havia todo o segundo tempo para ser jogado. Satisfeito com o empate e a combinação de resultados, o Bahia recuou e deu campo para o Atlético-GO jogar. Com o adversário abdicando do ataque, os donos da casa passaram a tomar conta do jogo, embora, é verdade, não demonstrasse aquele ímpeto de buscar o gol. Só que, mesmo com o freio de mão um tanto puxado, a qualidade do Dragão falou mais alto, e o campeão da Série B conseguiu a virada com Jorginho, após falha do sistema defensivo tricolor e também do goleiro Muriel. No Rio de Janeiro, o Vasco conseguiu a virada em cima de Ceará, e a torcida da equipe baiana era obrigada a torcer pela derrota do Náutico para o Oeste, resultado esse que persistia em Pernambuco. Em Goiânia, o Tricolor ensaiou uma pressão, mas não conseguiu empatar a partida. A explosão de felicidade só veio quando foi confirmada a derrota do Timbu. O Bahia está de volta à Série A.
Fonte: Globo Esporte