Postado por - Newton Duarte

Bahia planeja Brasileiro com 'dois ou três reforços'

Em meio à festa, diretoria planeja Brasileiro com ‘dois ou três reforços’

Valton Pessoa diz que título 'devolve os brios da torcida do Bahia'. Schmidt festeja mais um título baiano. Presidente foi campeão cinco vezes na década de 1970

Em meio à euforia da festa pela conquista do 45º título de Campeonato Baiano, a mente de dirigentes do Bahia trabalhava a toda velocidade. O título do estadual serviu para coroar o trabalho desenvolvido desde o segundo semestre do ano passado, quando Fernando Schmidt foi eleito presidente do Tricolor. No entanto, dentro do clube existe o consenso de que é preciso sonhar mais alto e buscar bons resultados também em âmbito nacional.

Valton Pessoa abraçou Uelliton durante comemoração do título baiano

Ainda eufórico pelo título, o vice-presidente tricolor, Valton Pessoa, comentou sobre a programação para o Brasileirão. No gramado de Pituaçu, o dirigente afirmou que começará a busca por reforços nesta segunda-feira, mas apenas em posições pontuais.

- Não tem jogador fechado ainda. Hoje, vamos comemorar o título do Campeonato Baiano. A partir de amanhã, vamos sentar e decidir o que será feito para o Brasileiro. Precisamos de poucas peças. Talvez duas ou três – disse Valton Pessoa no último domingo.

Antes de contratar, no entanto, o Bahia deve enxugar o elenco. O presidente Fernando Schimidt lembra que o grupo de jogadores do Bahia atualmente é muito grande e que precisará sofrer cortes para que novas peças desembarquem no Fazendão.

Bahia conquistou o título após empatar com o Vitória em Pituaçu

- Vamos verificar quem do elenco pode ser substituído para trazer novos jogadores para setores que estamos precisando. O Bahia hoje tem 50 jogadores e nenhum time atua com 50 atletas. O departamento de futebol vai montar essa engenharia para trazermos peças para a Série A – afirmou.

Participe e ganhe:

Leia o regulamento e cadastre-se no #UTBnaCOPAenoCORAÇÃOe participe do maior ‘JABÁ’ que o Futebol Baiano já viu

Além de reduzir o elenco e buscar reforços, o Bahia procura também uma casa provisória para duas partidas pelo Brasileiro. Com a Fonte Nova e Pituaçu cedidos para realização da Copa do Mundo, o Tricolor precisará buscar outro estádio para mandar jogos nas primeiras rodadas da Série A. Segundo Fernando Schmidt, dois estados estão no páreo para receber a equipe treinada por Marquinhos Santos.

- Estamos analisando duas propostas que temos. Uma delas é em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A outra em São Luiz, no Maranhão. São propostas para os jogos contra Fluminense e Santos. Ainda vamos decidir – disse o presidente do Bahia.

BOM HISTÓRICO

Após abordar os temas mais sérios, Schimidt se permitiu sorrir ao comentar o título baiano conquistado após o empate com o Vitória pelo placar de 2 a 2, em Pituaçu. Com o troféu, o presidente tricolor manteve a tradição de nunca ter perdido um estadual à frente do Bahia. Fernando Schmidt foi presidente do Bahia entre 1975 e 1979, anos em que o Bahia conseguiu vencer edições seguidas do Baianão e se tornou heptacampeão do torneio.

Jogadores comemoram com a torcida após o título estadual

- Sai do Bahia em 79. Peguei o time em 1975 e deixei ele com um hepta. Hoje, conquistei mais um título. Nunca perdi um baiano. O destino às vezes tem dessas coisas – comentou o presidente aos risos.

Para Valton Pessoa, o título baiano mostra que o Bahia se recuperou no cenário regional e já não deve nada ao seu principal rival.

- Em um passado recente, o Vitória estava em um nível administrativo muito acima do Bahia. Em pouco tempo, conseguimos equiparar e até superar isso em alguns aspectos. O título baiano mostra isso – comentou o dirigente.

O troféu do Campeonato Baiano também tem outra utilidade, na opinião de Valton Pessoa. Para o vice-presidente tricolor, a conquista devolve a confiança ao torcedor do Bahia

- Esse título representa a vitória do bem. De que é possível trabalhar com seriedade, transparência e colher bons frutos com isso. O Bahia conseguiu resgatar os brios dessa torcida. Agora é cobrar dela a participação no plano de sócios. Precisamos deles para ajudar o clube – afirmou o dirigente, antes de pedir licença e caminhar em direção às arquibancadas para comemorar com a torcida do Bahia.


Fonte: Thiago Pereira / GE.COM

Foto: Thiago Pereira e Raphael Carneiro / GE.COM