Postado por - Heitor Montes

Bahia pode desempatar histórico de finais entre baianos e pernambucanos pelo Nordestão

Baianos e pernambucanos decidem a Copa do Nordeste 2017. O Bahia espera agora o vencedor do clássico entre Santa Cruz e Sport para saber quem será seu adversário na finalíssima desta edição do torneio regional. O encontro deste ano será o desempate entre as duas federações.

Em sua 14ª edição, sem considerarmos o Torneio José Américo de Almeida Filho, realizado em 1975 e 1976, será apenas a terceira vez que os dois estados decidem a principal competição nordestina. Nas outras duas oportunidade, cada um levou.

No primeiro embate, em 2000, o Vitória perdeu o título para o Sport, ao empatar duas vezes por 2 a 2 – o time pernambucano tinha a vantagem dos dois resultados iguais pela melhor campanha na primeira fase.

No ano seguinte, em 2001, o Sport tinha a chance de aumentar a vantagem pernambucana, desta vez contra o Bahia. O Tricolor empatou a sequência, ao vencer o Rubro-negro da Ilha por 3 a 1m, num jogo único na Fonte Nova – Preto Casagrande e Nonato, duas vezes, decretaram o título do Esquadrão.

Na região, apesar de não terem havido mais decisões, baianos e pernambucanos são o expoente. No Ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ambos são os primeiros do Nordeste, sendo Pernambuco a sétima federação e a Bahia a nona.

Mesmo se contássemos as edições de 1975 e 1975 do regional, não teríamos confrontos entre os rivais regionais. Na primeira edição, o CRB venceu o Botafogo-PB. No ano seguinte, o Vitória bateu o América-RN e levou seu primeiro título.

O Santa venceu o primeiro duelo contra o Sport, por 2 a 1, no último sábado (29). Agora, no jogo do Arruda, poderá até perder por um gol de diferença, que leva a vaga. A partida será realizada às 21h45 desta quarta-feira (3).

Fonte: Bahia Notícias