Postado por - Newton Duarte

Bahia x Portuguesa - Pré-Jogo - É matar ou matar!

Drama total: Bahia e Lusa duelam em jogo de vida ou morte na Fonte Nova

Equipes estão em situação delicada na tabela de classificação e se enfrentam para afastar a ameaça de rebaixamento para a Série B

Noventa minutos não indicados para os fracos de coração. Neste domingo, às 19h30m (horário de Brasília), Bahia e Portuguesa se enfrentam na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, em confronto de vida ou morte, que define mais um capítulo do drama que envolve a luta contra o rebaixamento. Em situação delicada na tabela de classificação, os dois times lutam desesperadamente por um resultado que deixe a ameaça do Z-4 mais distante.

Fernandão e Gilberto, esperanças de gol de Bahia e Portuguesa

O Bahia é quem tem a posição mais frágil. O time baiano ocupa a 16ª colocação com apenas um ponto a mais que o Coritiba, primeira equipe da área de degola. Para conseguir sair de campo com os três pontos, mais uma vez o Tricolor aposta na força da torcida baiana. Os ingressos permanecem com o preço reduzido, a R$ 10 e R$ 20, chamariz que recentemente atraiu mais de 30 mil torcedores para um jogo na Fonte Nova.

Vamos votar:

Goiás x Bahia - A Bela Tricolor Katiely Kathissumi continua pedindo o se voto

Não deixe de ler:

VÍDEO: Momentos Mágicos - Bahia, o 1o Campeão do Brasil

Ávine: 'Começar de novo'

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

Já a Portuguesa está em condição mais confortável no Brasileirão, mas nem por isso imune aos riscos de queda para a Série B. Depois de passar praticamente o primeiro turno inteiro dentro do Z-4, a Lusa precisa de pontos nas rodadas restantes para atingir a pontuação de segurança no Campeonato Brasileiro e evitar de vez a possibilidade de rebaixamento. Assim, mesmo que a partida seja fora de casa, o grupo rubro-verde quer a vitória para não ter de adiar a salvação.

Bahia: o técnico Cristóvão Borges fechou os treinos para a imprensa no Fazendão e fez da escalação tricolor um grande mistério. Lucas Fonseca volta a ficar à disposição e pode começar a partida. O time baiano deve entrar em campo com Marcelo Lomba; Madson, Lucas Fonseca, Demerson e Raul; Feijão, Rafael Miranda, Hélder e Marquinhos; Wallyson e Fernandão.

Portuguesa: sem treinar a semana inteira por conta de um edema na coxa direita, o atacante Diogo foi vetado pelo departamento médico e não viaja para Salvador. Em seu lugar, o técnico Guto Ferreira escalou Wanderson. Assim, a Lusa vai a campo com: Lauro; Luis Ricardo, Valdomiro, Moisés Moura e Rogério; Willian Arão, Bruno Henrique, Moisés e Souza; Wanderson e Gilberto.

Bahia: o volante Fabrício Lusa está em recuperação de um problema muscular e não joga. Fahel cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo e Ávine só volta a jogar na próxima temporada por conta de um problema no joelho.

Portuguesa: com um edema na coxa direita, Diogo foi vetado. De resto, o departamento médico da Portuguesa segue com Diego Viana, Romão, Washington, Matheus, Henrique e Ivan.

Bahia: Madson, Obina, Rafael Donato, Rafael Miranda, Titi, William Barbio

Portuguesa: Bruninho, Ferdinando, Henrique, Lauro, Lima, Luis Ricardo, Moisés, Souza e Willian Arão

Ricardo Marques Ribeiro (MG) apita o jogo, auxiliado por Janette Mara Arcanjo (MG) e Rafael da Silva Alves (RS). O árbitro já atuou em 14 partidas neste Brasileiro, sendo duas da Lusa e uma do Bahia. Ele tem média de 4,2 cartões amarelos aplicados e já expulsou três jogadores. Ricardo já marcou três pênaltis e assinala 33,9 faltas em média. O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,8 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)

Bahia: a queda acentuada nas dez últimas rodadas - quando somou dez pontos - fez o Bahia ficar à beira da zona de rebaixamento. O problema é que o Tricolor baiano não se dá bem contra equipes paulistas - uma vitória, sobre o São Paulo, três empates e cinco derrotas. Para piorar, o desempenho em casa é apenas o 16º da competição, com 49% de aproveitamento. Com apenas 33 gols em 35 jogos, o time de Cristóvão Borges conta com a pontaria de Fernandão, autor de 42,5% dos gols da equipe.

Portuguesa: a Lusa está a poucos pontos de garantir a permanência na Série A. Em caso de vitória na Fonte Nova, o time de Guto Ferreira se safa da ameaça, mas precisará superar o péssimo retrospecto como visitante: 18º lugar no quesito, com 21,6% de aproveitamento. Sexto melhor ataque do Brasileiro, curiosamente, a Portuguesa fez apenas 16 gols longe de casa, a metade das bolas na rede que concretizou no Canindé.

header_na_historia (Foto: arte esporte)

Em 2001, o Bahia encarou a Portuguesa na Fonte Nova pela primeira fase do Campeonato Brasileiro e levou a melhor sobre o time paulista. Nonato e Jean marcaram para o Tricolor. Lúcio descontou para o Rubro-Verde. Com o resultado, a equipe baiana quebrou o tabu de quatro partidas sem triunfos sobre a Lusa em jogos válidos pelo Brasileirão.


Fonte e imagens: GE.COM