Postado por - Newton Duarte

Bahia precisa de 5 triunfos para se manter na Série A

Bahia tem que vencer após cinco jogos para sair da zona de degola

Partida contra Internacional neste sábado, às 20h, é chance da sair do rebaixamento

A bateria tricolor perdeu força, mas é hora de pegar no tranco para andar na tabela do Brasileirão. Com esse pensamento o Bahia entra em campo, hoje, para enfrentar o Internacional, às 20h, no Beira-Rio.

Apesar de ter o pior aproveitamento das últimas cinco rodadas entre os clubes que brigam contra a rebaixamento, o tricolor se apega no poder de superação para vencer o Inter em Porto Alegre, como fez no dia 27 de agosto, quando bateu o time gaúcho por 2x0, pela Copa Sul-Americana.

“Os resultados das últimas cinco partidas não são favoráveis. Jogo fora já tem um peso um pouco maior, tem as dificuldades. Mas precisamos pontuar, reagir com vitória para sair dessa situação ruim”, analisa o técnico Gilson Kleina, que viu o Esquadrão acumular dois empates e três derrotas nas últimas cinco partidas. Com 31 pontos, o time é o 18º, um ponto atrás do Coritiba, fora da zona, em 16º.

Entretanto, a má fase não é exclusividade do Bahia. Assim também está o Inter, que perdeu quatro das últimas cinco partidas e saiu do G-4. A ideia é tirar proveito do mau momento gaúcho. “As duas equipes saíram dos seus objetivos. O Inter saiu do G-4 e nós estamos na zona. Temos que mobilizar. Ele oscilaram junto com a gente. Temos que repetir a postura que tivemos no primeiro tempo contra o Atlético-MG”, ressalta Kleina, ainda sem esquecer do excesso de gols perdidos no empate por 1x1 com o Galo, na terça-feira.

Ataque

Arrumar a pontaria é obrigatório na atual situação tricolor, que projeta chegar aos 45 pontos para se salvar da Série B. Ou seja, somar 14 pontos nos 24 a disputar - 58%. O aproveitamento do Bahia no campeonato é de 34%.

Uma realidade que tem relação direta com a falta de gols, já que o Bahia tem o terceiro pior ataque após 30 rodadas disputadas: fez 25 gols, superior apenas ao Sport, com 23, e ao lanterninha Criciúma, 21.

Desequilíbrio gritante quando comparado ao desempenho da defesa, que embora tenha cochilado nas últimas rodadas, sofreu 30 gols e é a quinta melhor ao lado de Atlético-MG e Fluminense, duas equipes que brigam pela Libertadores.