Postado por - Heitor Montes

Sem perder há sete Ba-Vis, Bahia precisa manter tabu para conquistar título estadual

Neste domingo (8), o Bahia decide o Campeonato Baiano enfrentando o rival Vitória, às 16h, no Barradão. O Tricolor conquista o título estadual caso não perca para o rubro-negro, ou seja, com uma empate, o Bahia já se sagra campeão baiano. E as estatísticas são favoráveis ao Esquadrão: há sete clássicos o Tricolor não perde para o rival. São quatro triunfos e três empates. No último clássico, o Bahia venceu por 2 a 1 pela primeira partida da final do Baianão, conquistando a vantagem do empate.

A última derrota do Bahia em um clássico foi no dia 27 de abril de 2017, na primeira partida da semifinal da Copa do Nordeste. No Barradão, o Tricolor abriu o placar com Edson, mas após a expulsão do atacante Gustavo, sofreu a virada e perdeu por 2 a 1.

Porém, logo depois, o Tricolor deu o troco e iniciou a sequência positiva. Na Arena Fonte Nova, o Bahia venceu por 2 a 0 na Arena Fonte Nova e conquistou a vaga na final da Copa do Nordeste. A partida ficou marcada por um golaço marcado por Allione. Após a partida, ocorreu uma confusão generalizada iniciada pelo volante Edson, do Bahia, e o treinador rival, Argel Fucks.

Confusão ocorrida em Ba-Vi no Barradão (Foto: Margarida Neide/Ag. A Tarde/Futura Press) Allione comemora gol pelo Bahia (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

Pouco depois, os dois rivais se enfrentaram mais duas vezes pelas finais do Campeonato Baiano de 2017. O Tricolor manteve o tabu, mas acabou perdendo o título estadual. Assim como neste ano, o Vitória tinha a vantagem de dois resultados iguais. As duas partidas acabaram empatas (1 a 1 na Fonte Nova e 0 a 0 no Barradão) e o Vitória conquistou o título estadual.

Os dois últimos Ba-Vis de 2017 foram disputados pelo Campeonato Brasileiro. Pelo primeiro turno, no Barradão, o goleiro Jean brilhou e segurou o 0 a 0. No segundo turno, na Arena Fonte Nova, o Bahia, comandado por Carpegiani, venceu por 2 a 1 no finalzinho da partida. Mendoza e Edigar Junio marcaram os gols tricolores.

Neste ano, já tivemos dois Ba-Vis, com dois triunfos tricolores. O primeiro clássico do ano foi um dos mais polêmicos da história. A partida, disputada no Barradão, contou com uma confusão generalizada iniciada após a comemoração do gol de Vinícius, do Bahia. Após isto, a partida ainda terminou antes do previsto, após a expulsão do quinto jogador do Vitória. Com isto, o Tricolor foi declarado vencedor da partida pelo placar de 3 a 0.

Confusão ocorrida em Ba-Vi no Barradão (Foto: Margarida Neide/Ag. A Tarde/Futura Press)Confusão ocorrida em Ba-Vi no Barradão (Foto: Margarida Neide/Ag. A Tarde/Futura Press)

E o último clássico da sequência invicta foi o do último domingo (1º), pela primeira partida da final do Campeonato Baiano. O Bahia venceu por 2 a 1, com gols de Edigar Junio e Vinícius.