Postado por - Newton Duarte

Bahia procura espanhol que defendeu Suárez para ajudar em caso VR3

Advogado é especializado em direito desportivo e registra atuação em mais de 200 casos na Corte Arbitral do Esporte. Tricolor tem mandado de segurança no STJD

O Bahia terá auxílio internacional no caso Victor Ramos. Nesta quinta-feira, a assessoria de imprensa tricolor confirmou que o clube procurou o advogado espanhol Juan de Dios Crespo para tratar da polêmica em torno do zagueiro do Vitória. Dios Crespo foi o responsável pela defesa do atacante Luis Suárez no episódio em que o atacante uruguaio mordeu o zagueiro italiano Chielini na Copa do Mundo de 2014. Na ocasião, o atleta uruguaio foi punido com nove partidas de suspensão na seleção nacional e quatro meses sem poder atuar oficialmente.

Especializado em direito desportivo, Dios Crespo atuou em mais de 200 casos na Corte Arbitral do Esporte (CAS). Ele foi procurado pelo Bahia para dar um parecer sobre o caráter da negociação que levou Victor Ramos ao Vitória. O advogado espanhol explicou a existência de dois cenários. Em um, independente do Certificado de Transferência Internacional (ITC) ter permanecido no Brasil, a negociação seria considerada internacional, por tratar-se de clubes de associações diferentes (México e Brasil). No outro, a transação seria nacional por ser um sub-empréstimo entre clubes do mesmo país. 

A polêmica em torno do zagueiro Victor Ramos teve início no dia 26 de março, quando Flamengo de Guanambi e Vitória se enfrentaram pelas quartas de final do Campeonato Baiano. Durante a partida, surgiu a denúncia de que a escalação do zagueiro estaria em contradição com o parágrafo terceiro do artigo 20 do estadual. O texto diz que, em caso de transferência internacional, o atleta tem que ter o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até o dia 16 de março. Victor Ramos, que pertence ao Monterrey, do México, teve o nome publicado no dia 18 de março. O Vitória, no entanto, alega que a negociação foi nacional. O argumento do Leão é que, após o fim do empréstimo de Victor Ramos ao Palmeiras, em dezembro do ano passado, o ITC não saiu do Brasil. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) tem a mesma a visãosobre o caso. A CBF, por meio do diretor de registro, Reynaldo Buzzoni concordou com o caráter nacional, uma vez que o Monterrey deu uma autorização para a entidade brasileira fazer uma transferência direta do Palmeiras para o Vitória

Na última terça-feira, o Bahia entrou com um mandado de garantia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva(STJD) para pedir a paralisação do Campeonato Baiano até a resolução do caso e para que o diretor de registro e transferência da CBF corrija a informação prestada sobre a transferência do zagueiro Victor Ramos. 

No Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia (TJD-BA), o Flamengo de Guanambi entrou com denúnciasobre a situação do zagueiro, mas a ação foi arquivada pelo Sub-Procurador Hélio Santos Menezes. Nesta quinta-feira, o auditor presidente do TJD-BA, Pedro Paulo Casali, decidiu não acatar o pedido do Beija-Flor do Sertão de paralisar o estadual. No fim desta tarde, o Procurador Geral Substituto, Ruy João Ribeiro Gonçalves Júnior, decidiu manter o arquivamento por entender que o TJD-BA não tem competência para julgar atos da CBF.