Postado por - Newton Duarte

Bahia quebra tabu Maracanã

Bahia quebra tabu Maracanã

Tricolor sai perdendo, mas demonstra força e leva a melhor no Rio

Obina foi tietado até pela torcida adversária

Jogando na tarde deste domingo, no Maracanã, o Bahia venceu o Botafogo por 2 a 1, de virada, em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Tricolor subiu três posições e agora é o 10º na tabela de classificação.

O Esquadrão de Aço acabou com a invencibilidade do Botafogo em jogos como mandante, no Brasileirão. Além disso, quebrou um tabu de 13 anos sem vencer o alvinegro carioca no Rio de Janeiro. E não ganhava no Maraca desde 1994.

O Tricolor partiu para cima do adversário desde o início. A primeira chance de abrir o placar aconteceu aos 9 minutos. Marquinhos cruzou da esquerda a zaga do Botafogo afastou mal e a bola sobrou para Diones. O volante finalizou, mas o goleiro Jéferson saiu e abafou a jogada.

Aos 12, Wiliam Barbio arrancou do meio do campo e da entrada da área chutou forte, mas a bola passou rente a trave esquerda do gol do Botafogo.

O primeiro tempo chegava na sua metade e só dava Bahia. Aos 23, foi a vez de Marquinhos chutar de fora da área e a bola raspar a trave de Jéferson. Quatro minutos depois, Fernandão também arriscou da meia-lua e novamente a bola foi para fora.

Porém, aos 30, veio o castigo. Rafael Marques foi derrubado na entrada da área e Edílson, de falta, marcou o gol alvinegro.

Jogando um melhor futebol, mas com o placar em desvantagem, o Tricolor foi para o intervalo.

Na segunda etapa, o Botafogo voltou pressionando a marcação e teve chance de ampliar, mas parou em Marcelo Lomba. Primeiro aos sete minutos com Alex, que chutou rasteiro dentro da área e o goleiro espalmou para escanteio.

Depois aos 11, Rafael Marques chutou de fora da área, Lomba defendeu. Na sobra Hyuri chutou e novamente o goleiro Tricolor defendeu.

O técnico Cristóvão Borges fez a primeira alteração quando tirou Raul e colocou Jussandro. Aos 23, o treinador procurou dar ofensividade a equipe sacando o lateral-direito Madson e colocando o atacante Wallyson.

No minuto seguinte, Wallyson quase marcou, chutando cruzado da esquerda, mas a bola desviou na zaga e foi para fora.

Aos 30, Cristóvão fez a última substituição colocando Obina no lugar de William Barbio.

Seis minutos depois, o Tricolor, enfim, conseguiu empatar. Wallyson arrancou pela esquerda e cruzou na cabeça de Fernandão, que não desperdiçou e marcou seu 10º gol no Brasileirão.

Após o empate, a equipe continuou melhor e virou o placar. Aos 40, em cobrança de falta, Wallyson cruzou e foi vez de Obina cabecear para o gol, fazendo 2 a 1 para o Tricolor.

O técnico Cristóvão Borges mandou a campo Marcelo Lomba; Madson (Wallyson), Lucas Fonseca, Titi e Raul (Jussandro); Feijão, Diones e Hélder; Wiliam Barbio (Obina), Marquinhos e Fernandão.

Nesta segunda-feira (23), o elenco do Bahia viaja às 11h45 do Rio de Janeiro para a Colômbia, onde, na quinta (26), enfrenta o Atlético Nacional, pela Copa Sul-Americana.

Domingo, o Esquadrão receberá o Vasco, às 16h, na Fonte Nova.


Fonte e fotos: ECB