Postado por - Newton Duarte

Bahia questiona CBF por sobreposição de jogos: 'Não apenas para determinada região'

Nota oficial

Campeonato Baiano e Copa do Nordeste

O Esporte Clube Bahia agradece à Federação Bahiana de Futebol (FBF) por entender a importância ao clube e ao futebol local da realização do amistoso contra o Orlando City SC, na Flórida, EUA, no dia 27 de fevereiro. Devido a este compromisso internacional, a FBF remarcou a data da partida contra o Galícia, válida pela 4ª rodada do Campeonato Baiano, para o dia 9 de março. O Galícia aceitou a mudança.

No mesmo 9 de março, o Bahia tem marcada uma partida contra a Juazeirense, válida pela 5ª rodada da Copa do Nordeste. Em função disso, o Clube solicitou à CBF que remarcasse o encontro para o dia 16 de março – não há qualquer partida marcada nesta data, que é uma das cinco datas reservadas pela CBF para jogos pela 1ª fase da Copa do Brasil, disputada em duas datas (ida e volta), com o visitante eliminando a segunda partida em caso de triunfo por dois gols de diferença.

A CBF, no entanto, argumenta que: “após conversas com as emissoras detentoras dos direitos de transmissão das competições envolvidas, que citaram situações de conflito contratual, além de abrir um precedente indesejável, com eventuais pedidos similares no futuro, ficamos impossibilitados de efetuar alteração de data.”

Ocorre, porém, que o Bahia tem formalizado, através de e-mail, autorização do Esporte Interativo, detentor original dos direitos da Copa do Nordeste, para a remarcação da partida. A emissora também concedeu autorização à TV Bahia/Globo para exibir o jogo no dia 16 de março, através de comunicação à Globo e à CBF.

O Bahia ainda concedeu autorização à TV Bahia/Globo para que, no dia 9 de março, exibisse para todo o Estado a partida contra o Galícia, na Fonte Nova, vazando inclusive para a própria praça (por liberalidade, afinal não consta em contrato). O Clube, assim, garante respeitar todos os diretos de transmissão das duas emissoras de TV. Ano passado, inclusive, durante as semifinais do Campeonato Baiano, também por liberalidade e formalizado em documentos a partir de pedido da própria TV Bahia/Globo, o Bahia autorizou a emissora a exibir para todo o Estado (Salvador incluído) a partida válida pela semifinal contra a Juazeirense. Atitude em respeito à parceria entre as instituições.

A CBF cita “precedente indesejável”, porém já aceitou, no final de janeiro, a realização da Copa Sul-Minas-Rio (Primeira Liga), uma competição com 12 equipes, segundo a CBF, amistosa e fora do calendário de competições, o que iria de encontro ao artigo 23 do Regulamento Geral de Competições.

O Bahia confia que a CBF deseja o melhor para o futebol brasileiro – e não apenas para determinada região – e acredita que, assim como a FBF, a entidade agirá com bom senso.

Nota Luis Peres @BahiaClub: Perfeito em todos os seus termos...