Postado por - Newton Duarte

Bahia repete erros da temporada 2013; Compare

Tricolor repete erros da temporada 2013; veja comparação


Os erros que o Tricolor cometeu na última temporada e que estão sendo cometidos atualmente



O final das campanhas do Bahia na Copa do Nordeste em 2013 e 2014 foi o mesmo: eliminação na primeira fase. No entanto, uma análise do time treinado por Marquinhos Santos permite dizer que, ao menos, as perspectivas para o resto do semestre (e do ano) não são tão ruins como em 2013. Ainda assim, o novo Bahia repete erros do velho Bahia. Repará-los é fundamental para que não se repitam, nesta temporada, os fiascos no Campeonato Baiano, na Copa do Brasil e no Brasileiro.

Em 2013, o Bahia foi eliminado com oito pontos, dois a menos que neste ano. A equipe tinha a base do Campeonato Brasileiro de 2012 e o mesmo treinador, Jorginho, o que sugeria um time mais entrosado que o atual. Apesar de ter vencido dois dos três primeiros confrontos, num grupo, teoricamente, mais complicado que o deste ano (com Ceará, ABC e Itabaiana), o time não apresentou bom futebol em nenhum momento. Eram oito contratados até o fim da Copa e nenhum deles era titular. Apenas o zagueiro Brinner e o atacante Thuram atuaram.

Souza: retrato da decepção na temporada 2013

 O atacante Hugo ainda não mostrou a que veio

Camisa 9 - Neste ano, foram 14 contratações e um novo técnico. Dessas, quatro são titulares: Guilherme, Pittoni, Rhayner e Maxi. Os garotos Talisca e Madson ganharam confiança e mostram evolução em relação a 2013. A equipe teve momentos de bom futebol. No entanto, dois contratados (Serjão e Jonathan Reis) já deixaram o clube. Outros têm qualidade questionável e acabam tirando espaço de atletas da base. A defesa esteve abaixo do esperado, e o time carece de um centroavante para melhorar o desempenho ofensivo. Ao menos, o Bahia de 2014 parece ter o apoio do seu torcedor. A esperança persiste.

Erros de 2013 Erros de 2014

Ataque e defesa:

Em 2013, o Bahia marcou menos gols do que este ano. Foram apenas seis em seis jogos, média de um por jogo.  O então centroavante Souza marcou só um gol. A defesa tomou a mesma quantidade de gols deste ano: oito.

Desempenho em campo:

A eliminação do ano passado foi justa. O time não jogou nada e o único atleta que destoou foi Ryder. A organização tática já mostrava que as perspectivas para o resto do ano não eram boas. Deu no que deu: goleadas para o Vitória no Baiano e luta para não cair na Série A.

Aproveitamento da base:

Jussandro, Talisca, Ítalo Melo e Ryder jogaram quase todas as partidas, mas só o último (que tinha apenas seis meses de base no clube) rendeu algo. Talisca era muito verde e Jussandro passou despercebido.

Apoio do torcedor:

Os torcedores protestavam em Pituaçu e chegaram a dar as costas ao time na derrota por 3x0 para o ABC. O então presidente Marcelo Filho já tinha que lidar com denúncias sobre sua gestão.

Ataque e defesa:

Um gol a mais que em 2013 não é uma melhora significativa. Ao menos, mais atacantes marcaram: Rhayner (2) e Rafinha. A defesa manteve a média ruim e levou oito gols, quatro deles do CSA, e cometeu erros individuais.

Desempenho em campo:

O Bahia teve alguns momentos de bom futebol, apesar da eliminação. O meio-campo com Pittoni e Talisca parece que vai se encontrar, e Rhayner e Maxi têm agradado. As laterais melhoraram, mas a marcação e o desempenho físico decepcionam.

Aproveitamento da base:

Um mérito de Marquinhos Santos é ter dado confiança a Madson e Talisca e feito ambos crescerem em campo. Zé Roberto deixou boa impressão. Mas segue a sina de tirar espaço de garotos em prol de contratações questionáveis.

Apoio do torcedor:

Mesmo com a eliminação, o torcedor continua se associando ao clube e ajudando financeiramente. O número de sócios saltou de 600 para 20 mil. Apesar disso, as vaias já ecoam.


SAIBA MAIS

Tabela completa União Tricolor Bahia da Copa do Nordeste 2014

Tabela completa União Tricolor Bahia do Campeonato Baiano 2014

Troféu UTB: Dê sua própria nota aos jogadores

Confira

Torcedor: Seja Sócio do Esquadrão de Aço

Fogueira das vaidades; Uma inquisição Democrática


Fonte: Ivan Dias Marques - IBahia

Foto: Marina Silva e Almiro Lopes / Correio