Postado por - Newton Duarte

Bahia retorna ao SPC do futebol brasileiro

Reproduzimos “in totum” o brilhante texto de Elton Serra, que em poucas palavras conseguiu demonstrar a situação de penúria moral e administrativa do Esporte Clube Bahia dentro do cenário nacional, a despeito da multiplicação da receita nos últimos anos.

Bahia retorna ao SPC do futebol brasileiro

Após conseguir seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro, no final de 2010, a diretoria do Bahia comemorava, além do feito, ter resgatado a credibiliadde do clube no mercado. Ressaltava a vinda de nomes como Renato Gaúcho e Morais, dentre outros. Vivia um momento em que tudo poderia conspirar ao seu favor.

De fato, o Bahia recuperou uma imagem que era extremamente negativa até a chegada de Paulo Angioni que, com seu prestígio, trouxe nomes famosos, mesmo que contestados tecnicamente como Carlos Alberto, Ricardinho, Jobson, Souza, Kleberson e Paulo Roberto Falcão. Porém, quase todos saíram sem muito sucesso e reclamando de dívidas do clube. O ônus do breve sucesso foi não saber administrar as receitas e gerar rombos incalculáveis.

E esse prejuízo, refletido também dentro de campo, já desgastaram novamente a imagem do Bahia. Declarações públicas de Fabinho, Boiadeiro, Ricardinho, Falcão, Vander e Mansur colocaram o Tricolor nas manchetes negativas do futebol e reavivaram a fama de “mal pagador”. Soma-se também os fracassos em todas as competições que disputou em 2013 e as campanhas ruins nos dois últimos nacionais para deixar o clube em descrédito com jogadores e empresários.

Após os desabafos de ex-jogadores, as negativas de possíveis futuros parceiros. William Machado, dado como certo ao cargo de superintendente de futebol, mudou de ideia. Pesou contra o Bahia a esta imagem negativa, já que a empresa à qual William é sócio não queria vincular sua imagem com a do Tricolor. Enquanto isso, jogadores como Serginho, Neto Berola, Fabrício e Wallyson, que interessavam ao clube, são seduzidos por propostas de clubes menos notáveis como Criciúma e Portuguesa. A imagem está desconstruída.

O Bahia só terá novamente dias melhores quando tiver uma gestão mais profissional e um elenco de mesmo profissionalismo. Os resultados dentro de campo serão consequência daquilo que é planejado e executado fora dele, e o clube ainda está longe disso. E, no caso do futebol, é quase impossível esperar cinco anos para o nome sair do SPC automaticamente…

Fonte: Elton Serra, Via >> IBahiaFC, ibahia.com. (Autorizado)

Imagem: Internet