Postado por - Newton Duarte

Bahia x Santos - O jogo

Com ataques pouco efetivos, Bahia e Santos se enfrentam na Fonte Nova

Tricolor marcou apenas 13 gols em 14 partidas, enquanto Alvinegro foi às redes somente uma vez a mais. Partida é válida pela 15ª rodada

Mais do que encerrar as recentes sequências de jogos sem vitórias pelo Campeonato Brasileiro, Bahia e Santos jogam neste domingo, às 18h30m (de Brasília), na Arena Fonte Nova, com outro objetivo: desencantar no quesito bolas na rede. Após 14 partidas, o Tricolor marcou apenas 13 gols, número que o deixa como o segundo pior ataque do torneio, superando apenas o Náutico. O Alvinegro, por sua vez, marcou só um gol a mais. O confronto é válido pela 15ª rodada da competição.

Willian José e Fernandão: esperanças de Peixe e Bahia para sair da seca de gols

Para quem viveu uma grande tempestade nos primeiros meses do ano, a sequência de três jogos sem triunfos no Brasileirão não passa de uma marola. No entanto, o elenco do Bahia sabe que é preciso ficar com os olhos bem abertos para evitar que os maus ventos levem a equipe baiana diretamente para a crise. Por enquanto, a boa campanha do início da Série A dá tranquilidade aos jogadores e ao técnico Cristóvão Borges. Mas todos sabem que a maré pode mudar em caso de novo tropeço, e quem antes era considerado herói pode virar vilão e acabar destinado a andar na prancha.

O Santos, em contrapartida, é quem está no meio de raios e trovões. Sem vencer há cinco partidas na competição, o Peixe ainda junta os cacos da goleada por 8 a 0 sofrida para o Barcelona. Além disso, a equipe do técnico Claudinei Oliveira convive com a efervescência dos bastidores do clube. Na última quinta-feira, o presidente Luis Alvaro Ribeiro pediu afastamento de um ano, por motivos de saúde, um dia depois de um grupo de conselheiros coletar assinaturas para convocar uma reunião e pedir seu impeachment. O desafio de Claudinei é impedir que o desgaste político influencie a delicada fase dentro de campo.

Bahia: Após duas rodadas consecutivas com jogadores fora por suspensão, Cristóvão Borges finalmente terá todo o grupo à disposição para a partida deste domingo, o que provoca uma acirrada disputa dentro do elenco tricolor. Na lateral, Madson e Angulo disputam posição. Rafael Donato e Lucas Fonseca também brigam por uma vaga no time. Já no ataque, Wallyson e Anderson Talisca tentam ganhar a preferência do treinador. A única certeza no Bahia é o retorno de Titi, desfalque na última rodada por suspensão. A equipe baiana deve entrar em campo com Marcelo Lomba; Madson (Angulo), Titi, Lucas Fonseca (Rafael Donato) e Raul; Fahel, Rafael Miranda, Hélder e Marquinhos; Wallyson (Anderson Talisca) e Fernandão.

Santos: Em relação à equipe que empatou com o Vasco por 1 a 1 na última quarta-feira, na Vila Belmiro, a única novidade certa é a entrada de Eugenio Mena na lateral esquerda, na vaga deixada por Léo, que passará a jogar no meio-campo. Claudinei Oliveira fez mistério, mas deve promover ao menos outras duas mudanças no time. Uma delas no meio, com a entrada de Marcos Assunção no lugar de Alan Santos. A outra é no ataque, com a saída de Neilton ou Willian José. Uma das possibilidades é a entrada de Léo Cittadini no setor, para que Montillo atue como segundo atacante. Giva e Thiago Ribeiro também são opções. O Peixe deve jogar com: Aranha, Cicinho, Edu Dracena, Durval e Eugenio Mena; Alison, Marcos Assunção (Alan Santos), Cícero e Montillo; Willian José e Neilton (Léo Cittadini).

Bahia: Com um problema no joelho, o lateral Ávine, que não joga desde a temporada passada, é o único desfalque do Bahia.

Santos: Arouca (lesão na coxa esquerda).

Bahia: Anderson Talisca, Fernandão, Hélder, Jussandro e Rafael Miranda.

Santos: Alison, Arouca, Cicinho, Durval, Edu Dracena, Neilton, Rafael Galhardo

Dewson Fernando Freitas da Silva (PA) apita o jogo, auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Carolina Romanholi Melo (CE). O árbitro trabalhou em três partidas neste Brasileiro. Dewson Fernando aplicou 3 cartões amarelos em média e nenhum vermelho. Ainda marcou média de 27 faltas por jogo e não assinalou pênaltis. O campeonato tem média de 4,2 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 33,8 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

Bahia: os baianos costumam finalizar pouco e, não à toa, têm o segundo pior ataque ao lado de outros quatro times, com 13 gols. O grande trunfo é Fernandão, autor de cinco gols e uma assistência. No histórico do confronto, Bahia e Santos estão em pé de igualdade quando se enfrentam na casa dos nordestinos. Em 20 jogos, são sete vitórias para cada lado e seis empates.

Santos: desde que voltou da excursão para a Europa, o Santos jogou três jogos e só empatou. Retornar aos trilhos depois do vexame em Barcelona é fundamental para o moral dos jogadores, e uma das maneiras de bater o time de Cristóvão pode ser em bolas paradas. O Bahia é a equipe mais faltosa da competição (média de quase 20 por partida), e Montillo e Cícero são capazes tanto de mandar cobranças direto para o gol como de dar assistências para companheiros.

O Bahia, de Bobô e Estevam Soares, derrotou o Santos de Dunga e Serginho Chulapa por 3 a 0, na antiga Fonte Nova, em 14 de setembro de 1986, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.

Os gols do Tricolor, que era dirigido por Orlando Fantoni, foram marcados por Cláudio Adão e Sandro (2). O Peixe, por sua vez, era comandado por Chico Formiga.


Fonte: GE.COM

Foto: Editoria de arte