Postado por - Newton Duarte

Bahia supera primeiro turno de 2010 e iguala desempenho do G-4 de 2014

Bahia supera primeiro turno de 2010 e iguala desempenho do G-4 de 2014

Os 33 pontos conquistados pelo Tricolor nas primeiras 19 rodadas deste ano seriam suficientes para conquistar a quarta colocação da Segunda Divisão do ano passado

O Bahia não passou de um empate com o Atlético-GO na última sexta-feira, no Serra Dourada (Foto: Ag Estado)

Metade da caminhada chegou ao fim. Na última sexta-feira, com o empate em 1 a 1 com o Atlético-GO, no Serra Dourada, o Bahia finalizou o primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro. Foram 33 pontos conquistados em 19 rodadas, com nove triunfos, seis empates e quatro derrotas, um aproveitamento de 57.9% que garante ao Tricolor a quarta posição da tabela de classificação e deixa o torcedor com uma pulga atrás da orelha.

Os números não correspondem ao que era de se esperar de um time que acumulou boas atuações no primeiro semestre e podem até não satisfazer os mais exigentes, mas, no comparativo com a Série B do ano passado, seriam suficientes para colocar o Bahia no G-4. O Tricolor também ocuparia a quarta posição, atrás de Joinville, com 33 pontos, mas com número de triunfos maior, Avaí, 34 pontos, e Ceará, que então era treinado por Sérgio Soares e terminou a 19ª rodada na liderança da Segundona de 2014, com 35 pontos.

Apesar de estar abaixo das expectativas, o desempenho da equipe baiana nas primeiras 19 rodadas da atual edição da Série B é superior ao de 2010, ano em que disputou a Segunda Divisão pela última vez e conseguiu o acesso para a elite do futebol nacional. Naquela época, o Bahia encerrou o primeiro turno da Segunda Divisão com 31 pontos, na quarta colocação, atrás de Figueirense, 36 pontos, Ponte Preta, 35 pontos, e Coritiba, 33 pontos.

Os 33 pontos conquistados no primeiro turno deixariam o Tricolor fora do G-4 em duas edições da Série B desde 2006, quando a competição passou a ser disputada no sistema de pontos corridos. Em 2009, o Ceará era o quarto colocado com os mesmos 33 pontos, mas saldo superior ao do Bahia. Na Segundona de 2012, a quarta posição era ocupada pelo São Caetano, com 34 pontos.

Apesar dos pesares, os 33 pontos conquistados pelo time baiano no primeiro turno representam aproximadamente metade do que os matemáticos acreditam ser necessários para o acesso. No geral, 63 pontos são suficientes para subir de divisão. A exceção fica por conta da Segundona de 2012, quando o São Caetano ficou na quinta posição com 71 pontos. No outro extremo, está a Série B de 2007, quando o Vitória subiu com 59 pontos.

O PRIMEIRO TURNO

O percurso do Bahia no primeiro turno da Série B não foi de tranquilidade e grandes atuações. O começo até foi animador. Com o setor ofensivo em alta, o Tricolor assumiu a liderança na quarta rodada e passou a falsa impressão de que passearia na Segunda Divisão. No entanto, as lesões de alguns atletas importantes e a queda de rendimento de outros impuseram tropeços, a exemplo do jogo contra o Bragantino, adversário que brigava contra o rebaixamento e que venceu o time baiano por 2 a 0 na sexta rodada. O revés mais emblemático, contudo, foi no clássico para o Vitória, quando o Esquadrão foi goleado por 4 a 1.

Assim como no início do ano, as laterais seguiram como um problema para Sérgio Soares. Cicinho, Marlon e Adriano foram contratados para a Série B, mas não conseguiram se transformar em unanimidade. Ávine voltou aos gramados e disputou dois jogos, antes de voltar ao departamento médico em virtude de uma sinovite (inflamação na articulação do joelho). No meio do caminho, Soares perdeu Titi, negociado com um clube da Turquia, e Bruno Paulista, vendido ao Sporting, de Portugal. Em busca de recolocar o time nos trilhos, o treinador mudou o esquema tático. O sistema com três atacantes foi deixado de lado, trocado por uma formação com quatro homens no meio de campo. Desta forma, Eduardo se tornou titular.

O Bahia não perdeu na Fonte Nova no primeiro turno da Série B (Foto: Ruan Melo)

Dentro de casa, o Bahia foi soberano no primeiro turno da Série B. Em nove partidas realizadas em Salvador, o Tricolor conquistou sete triunfos e dois empates, rendimento de 85,1% que o coloca como terceiro melhor mandante do torneio. Já fora de casa, o desempenho não é dos melhores. Em dez jogos, foram dois triunfos, quatro empates e quatro derrotas, aproveitamento de apenas 33.3%.

O Bahia marcou 27 gols no primeiro turno da Série B, com um mapa de artilheiros bastante distribuído. Maxi é o artilheiro do time, com três gols. Jacó, Alexandro, Kieza, Souza, Tiago Real e Zé Roberto balançaram as redes em duas oportunidades. Eduardo, Jaílton, João Leonardo, Léo Gamalho, Marlon, Pittoni, Rômulo, Thales, Titi e Willians Santana marcaram um gol e completam a lista de jogadores que marcaram gols com a camisa azul, vermelha e branca nas 19 rodadas já disputadas.

O segundo turno terá início para o Bahia no próximo sábado, na partida contra o América-MG, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Chance para o time de Sérgio Soares virar o jogo. A regra é manter o bom desempenho em casa e mostrar que pode cumprir na etapa final do campeonato o passeio anunciado ao torcedor no início da temporada.