Postado por - Newton Duarte

Bahia tem 6 volantes formados em casa; Confira

Aposta na base fica evidente entre os volantes; setor tem 6 formados em casa

Além dos que já fazem parte do elenco principal, jogador que disputou a Copa São Paulo chamou a atenção do técnico

Desde que assumiu a presidência do Esporte Clube Bahia, em  dezembro, Marcelo Sant’Ana tem valorizado os jogadores formados nas divisões de base. Entre os setores, o meio-campo fica em evidência, quando pode-se constatar que seis dos sete volantes do elenco são crias do Fazendão. Feijão, Yuri, Bruno Paulista, Lenine, Marcone e Jéferson Silva têm a companhia apenas de Pittoni como "forasteiro".

Nos últimos anos não foi assim. A trinca composta por: Fahel, Diones e Hélder, se manteve por um bom tempo, entre 2011 e 2013 principalmente. Ano passado, apenas Fahel permaneceu, mas, com o contrato encerrado no fim da temporada, o volante artilheiro acabou deixando o clube, que não teve interesse na prorrogação do vínculo.

E não foi só ele. Rafael Miranda, que chegou em 2013 e por muitas vezes foi titular do time, não teve o contrato renovado, assim como Diones, que havia sido emprestado à Chapecoense. Outros como Uelliton, titular na maior parte de 2014, e Fabrício Lusa também passaram pelo setor.

Além dos seis volantes que já fazem parte do elenco principal, outro jogador da posição, Sávio, que disputou a Copa São Paulo, chamou a atenção do técnico Sérgio Soares e pode ser  aproveitado em breve. "Eu gostei muito do Jacó e também do número 8 (Sávio), que tem uma característica semelhante ao Bruno (Paulista), que já está aqui conosco", apontou.

Satisfeito - Ao ser questionado sobre quais posições o Bahia ainda busca para este início de temporada, o diretor de futebol, Alexandre Faria, a princípio, não considerou a contratação de um volante como necessária.

"Acho que pra essa primeira etapa, esperamos contar com mais três atletas. Um zagueiro e dois meias. Aí a gente entende que o grupo vai estar bem posicionado para começar a temporada, de fato", afirmou Faria, antes do anúncio de Chicão e sem considerar o acerto com o lateral-direito Tony, que já treina no Fazendão e será oficializado nos próximos dias, quando o Bahia receber os termos de empréstimos do Grêmio, clube com o qual o jogador de 25 anos tem vínculo.

Entra e sai

QUEM FICA PARA 2015: Douglas Pires, Omar, Guido, Ávine, Pará, Railan, Titi, Robson, Bruno Paulista, Feijão, Pittoni, Rômulo, Jeam, Kieza e Maxi Biancucchi.

NÃO FICAM: Lucas Fonseca, Madson, Rafael Miranda, Fahel, Guilherme Santos, Galhardo, Demerson, Roniery, Branquinho, Uelliton, Emanuel Biancucchi, Diego Macedo, Rafinha, William Barbio, Marcos Aurélio, Lincoln, Léo Gago, Hélder e Henrique.

TÊM PROPOSTA: Pará.

EMPRESTADO: Marcelo Lomba (Ponte Preta).

DISPONÍVEIS PARA EMPRÉSTIMO: Marcone.

RETORNAM DE EMPRÉSTIMO: Raul, Lenine, Zé Roberto e Marcone.

EM NEGOCIAÇÃO PARA RENOVAR: Kieza (clube tenta ampliar vínculo do atacante, que vai até o meio do ano).

INTERESSAM PARA 2015: Thales (Internacional), Souza (Cruzeiro), Borges (Cruzeiro) e Wellington Paulista (Internacional).

PROMOVIDOS DA BASE EM 2015: Gamboa, Yuri, Carlos, Gustavo Blanco, Jeferson Silva, Patric, Bosco, Gustavo Santos, Lourival e Mateus.

CONTRATADOS: Chicão (Flamengo), Adriano Alves (Atlético-GO), Tchô (América-MG), Willians Santana (América-MG) e *Tony (Grêmio). *O último ainda não foi anunciado oficialmente, mas já está no Fazendão.