Postado por - Newton Duarte

Bahia tem aproveitamento de 85% como mandante na AFN

Enfim, um lar: com derrota única, Bahia chega a 85% de rendimento na Fonte

Com somente uma derrota dentro da Arena Fonte Nova nesta temporada, Esquadrão tem melhor rendimento em casa desde a reinauguração do estádio, em abril de 2013

Há cinco meses, o Bahia perdia o seu único jogo dentro da Arena Fonte Nova em 2015. Faz tanto tempo que, não fosse o fato de aquele 1 a 0 para o Ceará ter praticamente sacramentado a perda do título da Copa do Nordeste, estaria facilmente esquecido na memória dos torcedores. Se a recordação deste dia não é das melhores para o torcedor tricolor, pelo menos a lembrança é de algo que não faz parte da rotina do clube nesta temporada. Muito pelo contrário.

Analisando-se a temporada, é certo dizer que o torcedor do Bahia, exceto por uma atuação ruim em um jogo aqui e outro ali, teve mais momentos para celebrar na Arena do que para lamentar. Até aqui, foram 24 vitórias, 5 empates e somente aquele revés para o Vozão dentro da Fonte. Não à toa, o Tricolor chegou a excelentes 85,5% de aproveitamento nos seus domínios no ano.

Em casa, Bahia foi derrotado apenas uma vez neste ano: diante do Ceará, em 22 de abril (Foto: Tamires Fukutani)

Mas também é bom que se diga que a vida nem sempre foi das melhores na Arena. O estádio foi reinaugurado em abril de 2013, e, no início, o Tricolor teve dificuldade em fazer do lugar um espaço de mais vitórias que derrotas. Na reestreia, sonora goleada sofrida diante do maior rival: 5 a 1 para o Vitória pelo Campeonato Baiano. Três rodadas depois, outro sofrimento para o rival. Desta vez, 7 a 3 para o Vitória.

Ao todo, em 2013, o Esquadrão disputou 26 jogos na Arena e contabilizou 9 vitórias, 10 empates e 7 derrotas, um aproveitamento de 47%. Foi também o único ano em que o Tricolor levou mais gols que fez: 29 contra 27.

Tabela mostra rendimento do Bahia na Arena Fonte Nova (Foto: GloboEsporte.com)

Em 2014, ano que se esperava a consolidação do Esquadrão no estádio de Copa do Mundo, nada disso. No ano do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, os números tricolores até melhoram, mas nada tão expressivo como ocorreu em 2015. Foram 29 jogos, com 15 triunfos, 6 empates e 8 derrotas, o que resultou em um aproveitamento de 58%. O Tricolor ainda marcou 30 gols e sofreu 20 dentro dos seus domínios.

Mas eis que chega 2015 e o desempenho do time dentro da Arena Fonte Nova começa a tomar outras proporções e cresce como nunca antes. Especialmente no início da temporada, o Tricolor se destacou não somente pela série de vitórias em casa, mas também pelos resultados quase que regularmente elásticos: 7 a 1 no Feirense e 6 a 0 no Vitória da Conquista, por exemplo. Não é por acaso que o Esquadrão tem, nesta temporada, 67 gols marcados na Fonte e somente 24 sofridos.

Além disso, o Bahia encerrou sua participação em três competições de 2015 sem perder e sequer empatar dentro de casa. Foi assim no Campeonato Baiano, na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana - no caso destes dois últimos campeonatos, foi eliminado em um jogo fora de casa para o Sport e outro no estádio de Pituaçu para o Paysandu.

A boa campanha em casa é refletiva no desempenho do time na Série B do Campeonato Brasileiro, uma vez que foi na Arena que o Tricolor construiu a maior parte das vitórias e se consolidou na briga pelo acesso à Série A. Dos 14 triunfos que o time tem na competição até aqui, 10 foram em Salvador. Desempenho que faz da equipe a segunda melhor mandante da Série B.

Em 2015, Bahia faz melhor campanha em casa desde a reinauguração da Arena Fonte Nova (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

E O PÚBLICO?

O Bahia não faz lá uma campanha cheia de recordes de público na Arena Fonte Nova, mas também está muito longe de viver de casa vazia. O Tricolor tem a melhor média de torcedores na Série B do Campeonato Brasileiro, com 16.103 pagantes por jogo. No ano, é dono da 11ª melhor média entre todos os clubes das séries A, B, C e D, com 14,6 mil pessoas por partida.

Contudo, na comparação de público em casa entre os anos de 2015, 2014 e 2013, o desempenho atual na Série B do Campeonato Brasileiro só tem média de público melhor que a do ano passado, quando o Esquadrão teve 13,6 mil torcedores por jogo em disputa na Série A. Em 2013, o Tricolor chegou a 18,2 mil torcedores por jogo, melhor número em casa desde a reinauguração do estádio.

Bahia tem 24 vitórias, cinco empates e uma derrota na Fonte em 2015 (Foto: Eduardo Martins | Ag. A Tarde)

Com bom público ou não, é notório que o desempenho do Bahia na Arena Fonte Nova, principalmente em 2015, tem refletido nos resultados dentro de campo. Não à toa, é cada vez mais corriqueiro durante as entrevistas coletivas com os jogadores do Tricolor o elogio à força e importância da torcida nas partidas.

- Isso é importante. A gente sabe que na competição é fundamental manter esse bom nível dentro de casa para que possa conquistar a vitória. É importante sempre estar pontuando, principalmente no segundo turno. Todos os jogos ficam mais difíceis. Então é importante sempre vencer em casa para manter regularidade - opinou o meia Eduardo.

- Acho que, na maior parte dos jogos que a gente ganha, a torcida tem um percentual muito grande nisso. Eles comparecem e, sem eles, acho que a gente não ia ter essa força que tem dentro de casa. Então a gente precisa deles. Acho que, independente de tudo, a gente tem que pensar na vitória. E com eles do nosso lado é melhor ainda - elogiou o volante Yuri.

Nota Luis Peres @BahiaClub: Estão vendo com a Arena Fonte Nova é boazinha? Ela dá sorte! Sorte? Oportuno!