Postado por - Newton Duarte

Bahia tem histórico de conquistas fora de casa

Bahia tem histórico de conquistas fora de casa

Dos quatro maiores títulos do Tricolor, três foram longe da Fonte Nova

Bahia tem histórico de títulos fora de casa (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

1959: No dia 10 de dezembro daquele ano, ocorria o primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro, vencida pelo Tricolor por 3 a 2 em cima do Santos de Pelé, na Vila Belmiro. O jogo de volta, realizado na Fonte Nova, teve como vencedor a equipe paulista, por 2 a 0. Com um triunfo para cada lado, foi necessário um jogo para desempatar, no templo do futebol nacional: o Maracanã. Na capital federal da época, o Esquadrão venceu mais uma vez, derrotou o Santos por 3 a 1 e se sagrou o primeiro Campeão Brasileiro da história.

1988: O segundo título do Esquadrão também foi fora dos próprios domínios. A primeira partida da grande final contra o Internacional terminou em 2 a 1 para o Tricolor, com dois de Bobô. No duelo de volta, o Bahia conseguiu segurar o empate em 0 a 0 e garantiu o bicampeonato.

2002: A última conquista do Nordeste pelo Bahia também se deu fora de casa e ainda com um gosto melhor por ter sido em cima do Vitória. Na primeira partida, realizada na Fonte, o Tricolor venceu por 3 a 1, com gols de Nonato, Sérgio Alves (artilheiro daquela edição) e Róbson. O jogo de volta terminou empatado em 2 a 2 no Barradão e o Bahia conquistou o segundo título do Nordeste.

2015: A primeira partida da final da Copa do Nordeste, para mais de 40 mil pessoas na Fonte Nova, terminou 1 a 0 para o Ceará. No jogo de volta, próxima quarta-feira, o Esquadrão tem que vencer por qualquer placar maior do que 1 a 0 para ser campeão. Em caso de repetição no placar de ida, a decisão vai para a disputa de pênaltis e qualquer outro resultado dá o título para a equipe cearense.

A história do Bahia parece estar a favor do Tricolor para a decisão da Copa do Nordeste deste ano.