Postado por - Newton Duarte

Bahia, um cadáver desejado: Sidônio tenta convencer Rátis a ser candidato

Sidônio tenta convencer Rátis a se candidatar à presidência do Bahia

TORCEDOR: ESCOLHA BEM SEU CANDIDATO. DEPOIS DIGAM QUE NÃO TEM CULPA DE NADA

Os candidatos

O Bahia hoje tem dois candidatos à presidência para as eleições em dezembro: Antonio Tillemont e Rui Cordeiro, ambos derrotados pelo atual presidente Fernando Schmidt, em setembro do ano passado. A situação ainda não definiu quem será o seu representante. A candidatura mais óbvia é a do atual diretor de futebol, Pablo Ramos, tendo Vitor Ferraz, diretor jurídico, como vice. No entanto, o marqueteiro Sidônio Palmeira está tentando convencer o ex-interventor Carlos Rátis a ser candidato, colocando como vice alguém do G50, grupo de empresários ligado ao vice-presidente Valton Pessoa. Oldegard Júnior é o favorito.

Diretoria rachada

Se dentro de campo o time ainda briga pra não cair, fora dele as eleições tomaram conta de vez dos noticiários. Outro grupo da diretoria, que é minoria, quer lançar Virgílio Elísio como candidato. Só que questões de saúde podem ser o principal empecilho para o diretor de competições da CBF. Se Virgílio não quiser ser candidato, Reub Celestino, que até agosto foi diretor financeiro na gestão de Schmidt, seria outra opção deste grupo de “oposição dentro da situação”.

Nova Ordem Tricolor

Uma dissidência do grupo que apoiou Rui Cordeiro nas últimas eleições vai lançar a candidatura de Marco Costa. O anúncio deve ser ainda esta semana. Marco foi diretor de marketing na gestão de Petrônio Barradas (2005-2007) como presidente e atualmente é diretor de Relações Internacionais e Esportivas na Secopa. A Nova Ordem Tricolor é um grupo que tem como um dos principais mentores Ricardo Maracajá, neto do ex-presidente Paulo Maracajá. O avô, no entanto, descarta entrar no pleito. Só quer curtir a filhinha, segundo o próprio falou em entrevista recente.

Já tem até jingle

E a campanha do candidato Antonio Tillemont segue forte nas redes sociais. Na semana passada, foi lançado o jingle oficial, que faz uma paródia da paródia, o "Xalaialaiá", cantado pela torcida do Bahia desde 2010. O momento é oportuno, já que a música se notabilizou no acesso do clube. Entre alguns trechos... "Xalaialaiá, agora é Tillemont" é o que mais se repete. Neste momento, os Mamonas Assassinas certamente se remexem nos túmulos.

Por enquanto é oficioso

O Conselho Deliberativo do Bahia se reuniu na última terça-feira em um hotel no bairro de Ondina para definir os últimos detalhes das eleições do clube. A data ainda será confirmada e oficializada, mas ficou acertado que a eleição vai acontecer no dia 13 de dezembro, o primeiro sábado após o término da Série A. Nos próximos dias serão informados também a data limite e os pré-requisitos para inscrição das chapas que queiram participar do pleito.

Resta o playstation

Enquanto a dupla Ba-Vi envergonha o torcedor com o mau desempenho no Campeonato Brasileiro, os departamentos de marketing dos clubes negociam com a Konami para que os jogadores de Bahia e Vitória tenham nomes reais no PES 2015. A empresa responsável pela confecção do jogo já tem o licenciamento das equipes do Flamengo, Santos, Internacional, Corinthians, Cruzeiro, Vasco, Palmeiras e Figueirense. É o que resta ao torcedor baiano.