Postado por - Newton Duarte

Bahia usa o 'passaporte' após 23 anos

Bahia disputa jogo internacional após 23 anos na Colômbia

Para muitos torcedores do Bahia, pelo menos os mais jovens, o jogo desta quinta-feira, 26, contra o Nacional de Medellín, na Colômbia, às 22 horas, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, é muito especial.

É que os muitos nunca viram um confronto do Tricolor de Aço contra um time estrangeiro. Desde 1989, quando o Esquadrão enfrentou o Universitário do Peru pelas oitavas de final da Copa Libertadores no dia 5 de abril, que o Bahia não disputa uma partida oficial fora do Brasil.

E o adversário vem em grande fase. O Nacional é o atual líder do Torneo Clausura, campeonato colombiano do segundo semestre de 2013, além de ser o campeão do Torneo Abertura, a competição nacional do primeiro semestre na Colômbia.

Time de Cristóvão Borges enfrenta o Nacional de Medellín nesta quinta-feira, 26, às 22 horas

O destaque da equipe é o experiente atacante Ángel, 37 anos, com passagem pela Seleção Colombiana e times como River Plate-ARG e Aston Villa-ING. Além de Ángel, outro destaque do time é o ala-direito Steffan Medina, 21 anos, que fez sua estreia pela Colombia na derrota para o Uruguai por 2 a 0 pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo no último dia 10 de setembro.

Apesar do técnico Cristóvão Borges ter levado os principais jogadores do elenco tricolor, o treinador deu indícios que pode poupar alguns titulares, pelo menos para começar a partida.

Quem deve jogar é o meia-atacante William Barbio, pois está fora do jogo de domingo contra o Vasco pelo Campeonato Brasileiro e não precisará ser poupada.Na Colômbia desde a última segunda-feira, 23, o elenco tricolor chegou antes a Medellín para se adaptar ao fuso horário da partida.

Até o momento da publicação da matéria, nenhuma tevê havia programado para exibir o jogo no Brasil. A Fox Sports, proprietária dos direitos de transmissão do jogo, programou a partida entre São Paulo e Universidad Católica, do Chile, no mesmo horário de Nacional e Bahia.

A torcida chegou a fazer uma mobilização nas redes sociais para que a Fox transmitisse o jogo em canal alternativo, que não foi atendida pelo canal.


Nacional de Medellín-COL x Bahia - Oitavas de final da Copa Sul-Americana


Local: Estádio Atanasio Girardot, em Medellín (Colômbia).

Data: 26/09/2013.

Hora: 22 horas (horário de Brasília).

Árbitro: Roddy Alberto Zambrano Olmedo (Equador).

Assistentes: Luis Alvarado e Luis Vera (Equador).

Nacional de Medellín: Armani; Murillo, Henríquez, Nájera; Bernal, Arias, Mejía, Medina, Valoy; Cárdenas; Ángel (Jefferson Duque).

Técnico: Juan Carlos Osório.

Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Lucas Fonseca, Titi e Raul; Fahel, Feijão, Hélder, William Barbio; Wallyson e Fernandão.

Técnico: Cristóvão Borges.


Lucas Cunha – A Tarde

Foto: ECB