Postado por - Newton Duarte

Bahia x Vitória :: Comentaristas apontam Vitória superior dentro e fora de campo

Raio-X Ba-Vi: comentaristas apontam Vitória superior dentro e fora de campo

GE.com faz levantamento com comentaristas Darino Sena, da TV Bahia, e Herbem Gramacho, editor do jornal Correio, como prévia para o Ba-Vi deste sábado

Comentaristas avaliam jogadores de Bahia e Vitória (Foto: Editoria de Arte)

Não é só na tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro que o Vitória está na frente do Bahia. Em avaliação feita pelo GloboEsporte.com com especialistas, o Rubro-Negro leva ampla vantagem diante do rival antes de a bola rolar pela 29ª rodada da Segunda Divisão, às 16h30 deste sábado. Como a semana tem sido de mistério dos dois lados, foram utilizadas as escalações do último jogo de cada time.

Além da própria equipe do site, os votos foram dados pelos comentaristas Darino Sena, da TV Bahia, e Herbem Gramacho, editor do jornal Correio. Dos 11 setores analisados, os jogadores de Vagner Mancini levaram a melhor em cinco posições. Foram ainda quatro empates e somente dois triunfos do Bahia nos duelos individuais.

Um dos setores que o Vitória leva ampla vantagem é no meio de campo. O único jogador do Bahia que foi o escolhido na disputa foi Wilson Pittoni.

- Diferencial do Vitória foi encontrar posição para Rhayner, onde ele marca, apoia e finaliza. Bahia vai depender de um Eduardo inspirado para fazer a diferença. Se ele tiver bem pode desequilibrar, mas se não tiver o Bahia perde nesse setor - comentou Herbem Gramacho.

- Esse meio de campo do Bahia é um meio de boa qualidade, com Eduardo e Pittoni principalmente, mas são jogadores que têm pouca dinâmica de jogo, são jogadores que participam pouco do jogo. Tem a questão de desequilíbrio do time porque não compõem tanto assim na marcação. Por isso acho que o meio de campo do Vitória é superior. Além de ser mais rápido, tem uma saída mais rápida pela presença de Rhayner e Escudero, é um meio de campo que participa mais, colabora mais pelo equilíbrio tático do time - avaliou Darino Sena.

O lado Rubro-Negro também leva a melhor no duelo entre os treinadores.

- O momento de Vagner Mancini é melhor. Uma das principais virtudes de Mancini, e que decidiu o último clássico, é o conhecimento do adversário. O Vitória tem ido muito bem com Mancini nos jogos em que ele se dispõe a anular o adversário. Essa é uma situação que esse Ba-Vi favorece o Vitória a fazer isso. O momento do Vagner Mancini é melhor, mas eu acho que os questionamentos do Sérgio Soares são muito pesados. A gente não pode esquecer o trabalho que o Sérgio fez de resgatar uma mentalidade ofensiva do Bahia, de colocar o Bahia para jogar na frente - disse Darino Sena.

- São dois estrategistas. No primeiro clássico, Mancini se deu melhor, mas vejo Sérgio com o elenco na mão e muito comprometido. Tem capacidade de sobressair. A responsabilidade está mais para os jogadores, mas uma decisão certa ou errada de um dos lados pode decidir - acrescentou Herbem Gramacho.

Já no sistema defensivo, os comentaristas fizeram um alerta. Para eles, rubro-negros e tricolores têm dificuldades no setor.

- A zaga é o grande ponto fraco do Bahia. É com o que o Bahia pode se preocupar e o torcedor ficar atento a cada lance. O Vitória evoluiu ao longo da temporada e hoje tem um pouco de segurança em Ramon - elogiou Herbem.

- Para falar a verdade eu não acho que sejam duas zagas confiáveis. Mas a zaga do Vitória tem um aspecto positivo na participação ofensiva. São jogadores que aparecem muito bem na frente. Ramon já fez gol no campeonato, Kanu já fez gol no campeonato. Se a gente analisar a dupla de zaga, a do Vitória colabora um pouco mais do que a do Bahia, mas são setores que não passam aquela segurança - criticou Darino Sena.

O Ba-Vi, válido pela 29ª rodada da Série B, será realizado na Arena Fonte Nova, às 16h30 (horário de Brasília).