Postado por - Heitor Montes

Bahia volta a passar temporada invicto em Ba-Vi's após 31 anos

Neste domingo (11), o Bahia empatou em 2 a 2 com o Vitória, no Barradão, pelo Campeonato Brasileiro, e conquistou uma marca importante para a temporada 2018 da equipe. Pela primeira vez em 31 anos, o Tricolor terminou um ano invicto em Ba-Vi's.

1987 havia sido o último ano em que o Esquadrão não foi derrotado pelo seu grande rival. Naquela temporada, aconteceram seis Ba-Vi's, todos na Fonte Nova, sendo cinco jogos pelo Campeonato Baiano e um amistoso. O Tricolor venceu duas partidas e empatou quatro. A equipe conquistou o título estadual naquela temporada.

Ba-Vi's de 1987


Data Competição Placar Estádio
20/2/1987 Campeonato Baiano de 1987 Bahia 1x0 Vitória Fonte Nova
29/3/1987 Campeonato Baiano de 1987 Bahia 0x0 Vitória Fonte Nova
27/6/1987 Campeonato Baiano de 1987 Vitória 0x0 Bahia Fonte Nova
2/8/1987 Campeonato Baiano de 1987 Bahia 1x1 Vitória Fonte Nova
16/8/1987 Campeonato Baiano de 1987 Bahia 1x1 Vitória Fonte Nova
1/12/1987 Amistoso Vitória 0x1 Bahia Fonte Nova

Em 2018, os números do Tricolor foram melhores que os de 1987. Neste ano, em cinco Ba-Vi's, foram quatro triunfos do Bahia e um empate.

O primeiro triunfo tricolor veio em fevereiro, em um clássico marcado pela confusão. As duas equipes se enfrentaram no Barradão, pela primeira fase do Campeonato Baiano, e o Vitória vencia por 1 a 0, quando Vinícius, de pênalti, empatou a partida. O meia tricolor comemorou com uma dancinha em frente à torcida rival e isso desencadeou uma briga generalizada. Por conta da confusão, três jogadores do Vitória e dois titulares do Bahia (mais dois reservas) foram expulsos. Após o reinicio do jogo, o Vitória teve mais dois jogadores expulsos, ficando com um número insuficiente para o prosseguimento da partida. Com isso, o jogo foi encerrado antes do tempo regulamentar e o Tricolor foi considerado vencedor por W.O., ficando com o placar de 3 a 0.

O Bahia voltou a vencer nos dois jogos da final do Campeonato Baiano, que aconteceram em abril. No jogo de ida, na Arena Fonte Nova, o Tricolor venceu por 2 a 1, gols de Edigar Junio e Vinícius, com Luan descontando para o rival. No jogo de volta, no Barradão, mais um triunfo tricolor, por 1 a 0, com gol de Elton, para a conquista do título estadual.

Pelo Campeonato Brasileiro, o Bahia conseguiu uma goleada de 4 a 1 na partida do primeiro turno, na Arena Fonte Nova, no mês de julho. Zé Rafael, Vinícius, Tiago e Gilberto marcaram os gols do Tricolor, com Lucas descontando para o rival.

No clássico do segundo turno do Brasileirão, no Barradão, no último domingo (11), tivemos a única partida que não terminou com triunfo tricolor. O Vitória ficou duas vezes na frente, com gols de Léo Ceará, mas o Bahia buscou sempre o empate, primeiro com Nilton, depois com Ramires, e a partida terminou com um 2 a 2 no placar.

Além da invencibilidade na temporada, o Tricolor também mantém uma sequência de dez jogos sem perder para o maior rival. O último triunfo rubro-negro em um Ba-Vi aconteceu em abril de 2017, por 2 a 1, no jogo de ida da semifinal da Copa do Nordeste, no Barradão.