Postado por - Heitor Montes

Bahia x Vasco: equilíbrio e jogos históricos

Únicos campeões brasileiros da elite nesta Série B, Bahia e Vasco voltam a se enfrentar no sábado (3), às 16h30, na Fonte Nova, em um confronto que mobiliza multidões desde a semifinal do campeonato de 1959, a famosa Primeira Estrela conquistada pelo Esquadrão de Aço

Na ocasião, o Bahia venceu o primeiro duelo daquele mata-mata, perdeu o segundo e ganhou o terceiro e decisivo, na Fonte Nova, por 1 a 0. O gol foi marcado pelo centroavante Léo Briglia, a um minuto do segundo tempo.

Ao todo, as equipes já se enfrentaram 67 vezes em toda a história, com muito equilíbrio: são 25 triunfos para eles, 24 para a gente e 18 empates. O Bahia marcou 92 gols e o time carioca, 95.

Falando apenas em Campeonatos Brasileiros, os dois times já duelaram 41 vezes, com 14 triunfos do Bahia, 10 do Vasco e 17 empates. Pela Série B, foram três jogos, com dois triunfos para o Vasco e um para o Tricolor.

Em 2009, o Bahia venceu por 2 a 1, atuando no estádio de Pituaçu, com dois gols do zagueiro Nen, ambos de cabeça e no “apagar das luzes”. Na partida de volta, em outubro, foi a vez de o Vasco vencer por 2 a 1, no Maracanã – Paulo Isidoro descontou para o Esquadrão. Neste ano, pelo primeiro turno, o alvinegro fez 4 a 3 em São Januário – Luisinho, Danilo Pires e Bruno (contra) anotaram para o Tricolor.

Nos anos 1990, o Bahia ganhou quatro importantes encontros, dois deles fora de casa, por 3 a 2. No início dos anos 2000, vencemos em 2001 lá (gol de Marcos Bazilio), em 2002 aqui (com show de Geraldo e Calisto) e 2003 (tentos de Didi, Lino e Accioly).

Mas o triunfo mais lembrado pelo torcedor certamente é o de 2012, o último do Bahia em cima do Vasco. Na ocasião, pela Série A nacional, aplicamos uma goleada de 4 a 0 sobre o adversário, com dois gols de Jones Carioca e outros dois de Souza. Veja os lances abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=5XhY19eB2ZQ

Fonte: Site Oficial do Bahia