Postado por - Newton Duarte

Baianão 2015: Estádios ainda recebem ajustes por liberação da FBF

A um mês do Baianão, estádios ainda recebem ajustes por liberação da FBF

Campeonato Baiano começa no próximo dia 1º de fevereiro. De acordo com a Federação, apenas Fonte Nova, Barradão, Pituaçu e Lomanto Júnior estão aptos

Em menos de um mês, a bola vai rolar para o Campeonato Baiano de futebol. No entanto, até o momento, o segundo estadual mais antigo do país tem apenas quatro estádios aptos a receber jogos. Outras sete praças esportivas ainda não receberam o laudo da Federação Bahiana de Futebol ou aguardam o OK final da instituição, que mostra preocupação com o cumprimento dos prazos, já que o torneio começa no dia 1º de fevereiro. Presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues mostra descontentamento com a situação da maioria dos campos.

- Acho que, se tem um campo profissional, que preserve, lembrando que em janeiro começam as competições. Não se começa a fazer um trabalho para preparar um estádio em novembro ou dezembro – disse.

Arena Fonte Nova, Barradão, Pituaçu, todos em Salvador, além do Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista, são os únicos estádios que já possuem laudos. Outros sete ainda aguardam a liberação da Federação Bahiana de Futebol.

O Estádio Municipal de Porto Seguro, que foi usado pela seleção da Suíça durante a Copa do Mundo e deve ser usado pelo Serrano, precisa de alambrados separando o campo das arquibancadas. De acordo com a gestão municipal, a situação já está sendo resolvida, e o laudo deve ser obtido nos próximos dias.

- Estamos trabalhando agora na parte de alambrado. Estamos colocando o alambrado na parte inferior e na superior, para separação da torcida visitante. Além disso, o corrimão nas escadas, que também foi exigência da Federação, está sendo colocado. Vamos receber uma vistoria do Corpo de Bombeiros, e não tenho dúvidas de que teremos o aval para recebermos as partidas do Serrano durante o Campeonato Baiano – disse o secretário de Esporte e Lazer de Porto Seguro, Nildo Gama, ao GloboEsporte.

Além das alterações exigidas pela FBF, o estádio ganhará melhorias de infraestrutura já programados na verba destinada à praça através da Secopa, por ter sido Centro de Treinamento de Seleção durante a Copa.

- O dinheiro para as demais obras, como a cobertura da arquibancada, já está disponível, porque foi uma verba via Secopa. Mas estamos priorizando os pedidos da Federação. Em seguida, vamos tocar essas obras. A única coisa que precisamos são as obras da cabine de imprensa, mas podemos fazer até mesmo uma estrutura móvel, que seria montada semanalmente – completou Gama.

Casa do Serrano, estádio de Porto Seguro foi centro de treinamento da Suíça durante a Copa (Foto: Divulgação / Camila Souza / GOVBA)

No estádio José Rocha, em Jacobina, mando do time que leva o nome da cidade, os principais problemas são gramado e iluminação. Além disso, o estádio passa por uma grande reforma estrutural. De acordo com a prefeitura do município, a reforma é feita pela Superintendência de Esportes do Estado (Sudesb). O que cabe ao município, de acordo com a assessoria da prefeitura, é o gramado, que já recebe os últimos ajustes e tem a garantia do município de que estará em condições de uso para o começo do Campeonato Baiano.

Segundo a Sudesb, a iluminação e a reforma do vestiários e tribunas de honra e imprensa estão sob sua responsabilidade. O órgão vai enviar um engenheiro nos próximos dias para supervisionar o andamento das obras. Ainda segundo o órgão estadual, 50% da obra está concluída e a previsão de finalização é o dia 25 de janeiro.

Em Feira de Santana, dois clubes, Bahia de Feira e Feirense, vão mandar jogos no Joia da Princesa. O problema do local é o gramado, sempre criticado pelas equipes que utilizam a praça. Nesta semana, a grama está recebendo cuidados especiais. De acordo com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, o estádio não terá problemas para ser utilizado desde a primeira rodada do estadual. Ainda segundo a secretaria, os laudos já estão na Federação Bahiana de Futebol na espera do OK da organização.

No Joia da Princesa, em Feira de Santana, a preocupação é com a situação do gramado (Foto: Diego Ribeiro)

Em Riachão do Jacuípe, o estádio Eliel Martins corre contra o tempo para garantir os laudos. No entanto, o estádio, que passa por uma grande reforma, não ficará pronto a tempo das rodadas iniciais do estadual. Por isso, o Jacuipense já confirmou que fará seu primeiro jogo, no dia 1º de fevereiro, contra o Juazeirense, no estádio de Pituaçu, em Salvador. De acordo com o secretário de Administração da Prefeitura de Riachão do Jacuípe, Valfredo Júnior, as obras estão avançadas e a expectativa é que o estádio seja utilizado pela primeira vez pelo clube da cidade no dia 22 de fevereiro, na partida contra o Bahia, pela terceira rodada.

- Estamos passando por uma reforma geral em parceria com o Governo do Estado, com um investimento de R$ 600 mil, sendo que, deste total, R$ 130 mil foram recursos da prefeitura. A reforma abrange o campo, os vestiários e na iluminação. Nos vestiários, as obras estão por volta de 80% concluídas. Restam apenas questões de acabamento. Em relação ao gramado, que é algo que precisa de um trabalho maior de mapeamento, corte e afins, estamos fazendo um novo plantio. Já passamos de 50% do plantio e, até semana que vem, já estaremos com esse plantio concluído para iniciar os cortes. Na questão da iluminação, estamos com 40%. Já instalamos os postes e, nessa próxima semana, faremos a instalação dos refletores. Estamos trabalhando com a entrega do estádio no dia 15 de fevereiro, quando teremos alguns eventos de inauguração, e, na semana seguinte, a Jacuipense retorna para enfrentar o Bahia, no dia 22 – disse o secretário ao GloboEsporte.com.

De acordo com o presidente da Federação, a situação do estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas, é ainda mais complicada. Na visão de Rodrigues, a infraestrutura do estádio que deveria receber a Catuense está bastante comprometida.

- O estádio Antônio Carneiro não vai ter condição, pelo menos para o Campeonato Baiano. Não vejo condições de se fazer em tempo hábil todas as melhorias que foram solicitadas, que não são tantas, mas que não foram feitas. Principalmente no que diz respeito ao gramado – disse o presidente da Federação Bahiana.

A primeira alternativa da Catuense é o estádio de Serrinha, mas que tem problemas nos vestiários e nos refletores. Ainda assim, o presidente do clube aponta o estádio Mariano Santana, em Serrinha, como opção real para o clube.  Assim como o Carneiro, o estádio também passa por reforma, mas tem a situação melhor do que o de Alagoinhas. Ainda assim, o Mariano Santana ainda não tem os laudos de liberação da Federação.

- Nesta semana estarei conversando com os responsáveis pelo estádio de Serrinha para definir. Agora estamos esperando uma definição deles – disse Roberto Pena ao GloboEsporte.com, conformado com a mudança.

Outras opções para a Catuense seriam Pituaçu ou Barradão, em Salvador, ou atuar na cidade de São Francisco do Conde.

No estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, onde o Colo-Colo deveria mandar seus jogos, as preocupações da Federação Bahiana são com gramado e vestiários. A grama alta é um dos pontos questionados, mas, de acordo com a administração da praça esportiva, o gramado recebeu uma aplicação de um produto orgânico. Portanto, o planejamento é fazer os dois cortes necessários somente após um novo crescimento do gramado, já com a aplicação do produto. Outros setores do estádio ainda precisam de ajustes, como o alambrado, que tem alguns buracos. Já nos vestiários, o piso de borracha é uma pendência.

estadio ilheus (Foto: Reprodução/ TV Bahia)

Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, precisa de ajustes no piso no caminho dos vestiários (Foto: Reprodução/ TV Bahia)

De acordo com a Federação, o estádio não deve ter condições de ser liberado antes do começo do estadual, e o Colo-Colo deveria mandar seus primeiros jogos no Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista. No entanto, não é assim que pensa a direção do clube campeão baiano em 2006. De acordo com o presidente, Walter Telles, o estádio Mário Pessoa tem sim condições de receber os jogos do Campeonato Baiano. O presidente garante que é em Ilhéus que o Tigre vai mandar seus jogos e afirma que as informações mostram desconhecimento por parte da Federação.

- Quem estiver falando sobre o Mário Pessoa é porque não foi lá. Iluminação nova, replantio de todo campo, vestiários. A única coisa que não terminou foi o vestiário dos árbitros, que está em fase inicial, mas, como ainda resta um mês para a competição, não terá problema algum e ficará pronto. Fico irritado só de ouvir isso. Porque, em vez de acrescentar, a Federação está denegrindo o nosso futebol. Vamos jogar no Mário Pessoa, sim, com a maior torcida do interior prestigiando nosso clube – assegurou o presidente do Colo-Colo.

Já em Juazeiro, a Federação vê o estádio Adauto Morais como outro problema. De acordo com a entidade, a praça esportiva apresenta o mesmo problema dos anteriores: infraestrutura inadequada. Responsável pela gestão do esporte na cidade do norte da Bahia, Gilberto Pacheco garante que, até sexta-feira, as reivindicações da Federação devem ser atendidas e, com isso, a cidade está confiante em contar com o estádio durante do Campeonato Baiano.

- Dependemos de um laudo (de segurança). E estamos fazendo a implantação de hidrantes pedidos pelo Corpo de Bombeiros, que foi um dos requisitos. Acredito que até sexta-feira faremos as entregas. Já estamos cuidando dos demais itens exigidos para termos o laudo. Vamos maximizar a questão da luminosidade. Mas estamos confiantes que o estádio terá condições de receber os jogos sem problema. No final do ano, tivemos um jogo festivo (com a presença de Daniel Alves), com oito mil pessoas, e não tivemos problema nenhum. Desde 2009, tivemos algumas reformas e melhorias – garante o superintende de esporte de Juazeiro, Gilberto Pacheco.

Uniformes usados na partida foram trazidos por Daniel Alves direto do Barcelona (Foto: Magda Lomeu)

Em dezembro do ano passado, o Adauto Morais recebeu um bom público no jogo festivo de Daniel Alves (Foto: Magda Lomeu)

Apesar de já garantido com os laudos necessários para receber jogos, o Lomanto Júnior terá melhorias para o Baianão. O estádio receberá nova pintura nas arquibancadas, que têm capacidade para 12 mil e 500 torcedores, além da revisões nas saídas de emergência, nas câmeras de segurança e na estrutura de iluminação. Única praça do interior a conquistar o aval da Federação de primeira, o belo estádio de Conquista serve de exemplo, ainda que longe da perfeição, no cuidado antecipado para um começo de temporada em boas condições.

De acordo com Ednaldo Rodrigues, na próxima terça-feira um novo parecer deve apontar ou não novos estádios aptos ao campeonato. Segundo o presidente da Federação, neste final de semana, os técnicos da FBF farão novas análises para serem apresentadas em uma reunião na segunda na sede da entidade, para divulgação na terça. Assim, correndo contra o relógio, os estádios baianos se preparam para ajudar no espetáculo e fazer com que a bole role com qualidade nos campos, com segurança e conforto para os torcedores.