Postado por - Newton Duarte

Balon D'Or: Messi, CR7 e Neuer estão na disputa; Marta representa o Brasil

Messi, Cristiano Ronaldo e Neuer disputam Bola de Ouro nesta segunda

A Fifa anuncia nesta segunda-feira, às 15h30 (de Brasília), o eleito a melhor jogador do mundo de 2014. O mais recente vencedor, o português Cristiano Ronaldo, e o maior ganhador do prêmio concedido pela entidade máxima do futebol, o argentino Lionel Messi, voltam a se enfrentar, desta vez com a companhia do goleiro alemão Manuel Neuer, que mantém a tradição de sempre haver entre os finalistas um representante da seleção campeã mundial. Entre as mulheres, Marta está mais uma vez na disputa.

Apontado como principal jogador do futebol quatro vezes pela Fifa (2009, 2010, 2011 e 2012), o astro do Barcelona tenta retomar o posto na cerimônia realizada em Zurique, na Suíça. O argentino, de 27 anos, figura entre os finalistas da premiação desde 2007, quando ficou atrás apenas de Kaká, último brasileiro a vencer. A partir do ano seguinte, o prêmio ficou sempre com Messi ou Cristiano Ronaldo.

A Fifa elege o melhor jogador de cada temporada desde 1991, sendo que em 2000 houve a fusão do prêmio da entidade máxima do futebol com a Bola de Ouro, tradicional homenagem promovida pela revista francesa France Football. Capitães e treinadores de seleções e jornalistas participam da votação, que leva agora o nome dado pela publicação europeia.

Messi chega à disputa deste ano com o status de ter sido eleito o melhor da Copa do Mundo, apesar de até mesmo o ídolo argentino Diego Maradona ter discordado da escolha no torneio realizado no Brasil. Com a responsabilidade de comandar a Argentina no Mundial, o atleta alcançou o vice-campeonato, perdendo para a Alemanha de Neuer. Agora, o jogador concorre a novo prêmio da Fifa justamente em meio a um de seus momentos mais difíceis no Barcelona.

Sem se entender com o técnico Luis Henrique, o futuro de Messi no time azul-grená é colocado em dúvida, justamente depois do ano em que se transformou no maior artilheiro da história do clube. Neste momento turbulento, pesa ainda contra o argentino o fato de não ter conquistado um título em 2014, seja por seleção ou Barcelona.

Já Cristiano Ronaldo, que foi eleito o melhor do mundo em 2008 e 2013, teve participação bem mais discreta na Copa do Mundo. Marcou apenas um gol no torneio e não conseguiu evitar a eliminação de seu país ainda na primeira fase, terminando em terceiro no grupo em que se classificaram Alemanha e Estados Unidos.

Goal

Em contrapartida, com a camisa do Real Madrid, o português conquistou a Liga dos Campeões da Europa e o Mundial de Clubes, além da Supercopa Europeia e da Copa do Rei da Espanha. Assim, o atacante tenta se aproximar de Messi na premiação. Em caso de novo êxito na cerimônia da Fifa, Cristiano Ronaldo, com 29 anos, empatará com o brasileiro Ronaldo e o francês Zinedine Zidane, que conquistaram três vezes cada um desde que a Fifa passou a realizar a eleição.

Quem aparece como ‘intruso’ na briga entre os astros de Barcelona e Real Madrid é Neuer, que pode ser o primeiro goleiro a conquistar a honraria. A outra vez em que um jogador da posição foi indicado foi em 2002, quando o também alemão Oliver Kahn perdeu para Ronaldo.

Desde que a Fifa começou a escolher o melhor do mundo, só um jogador do sistema defensivo ganhou o troféu, que foi o zagueiro italiano Fabio Cannavaro, em 2006, depois de ter sido campeão do mundo pela Itália. Neuer, de 28 anos, também tem como trunfo ter levantado a taça da Copa.

A única vez em que o troféu de melhor jogador não ficou com um campeão do mundo foi em 2010, quando Messi desbancou os espanhóis Iniesta e Xavi. E o ano de 2014 não ficou marcado para Neuer apenas pela Copa, mas também pelo que conseguiu com seu clube, o Bayern de Munique, pelo qual conquistou o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha.

Em caso de vitória na votação, Neuer acabará com um longo jejum de alemães na briga para ser o melhor do mundo. A única vez em que um jogador do país ganhou desde que a Fifa começou a premiação foi justamente no primeiro ano, em 1991, quando Lothar Matthaus recebeu a homenagem.

Enquanto a Alemanha tem a esperança de voltar a vencer, o Brasil está fora da disputa mais uma vez entre os homens. A última edição com um brasileiro entre os finalistas teve a vitória de Kaká, em 2007. Desde então, nenhum jogador do país pentacampeão chegou entre os três primeiros.

Nesta temporada, Neymar apareceu entre os 23 indicados, mas não avançou entre os três que efetivamente têm chance. Da mesma forma, o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa também figurou apenas na lista inicial.

Já entre as mulheres, Marta mais uma vez brilha para tentar ficar com o prêmio. Vencedora da disputa em cinco temporadas, a jogadora do Rosengard, da Suécia, concorre desta vez com a alemã Nadine Kessler e a norte-americana Abby Wambach.

Marta volta a representar o Brasil em premiação da Fifa

Marta será mais uma vez a representante isolada do futebol brasileiro na festa em que a Fifa apontará os melhores do mundo em 2014, nesta segunda-feira, em Zurique. Vencedora do prêmio em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, a alagoana de 28 anos terá a alemã Nadine Kessler e a norte-americana Abby Wambach como concorrentes desta vez.

Defendendo o Rosengard, da Suécia, Marta “ainda se mostra capaz de marcar gols maravilhosos” e “está provando que a durabilidade é outro dos seus atributos”, de acordo com a Fifa. A meia-atacante, de fato, continua a se destacar como referência da Seleção Brasileira feminina, hoje comandada por Vadão.

Abby Wambach, no entanto, é ainda mais experiente do que Marta. A jogadora dos Estados Unidos tem 34 anos, atua no Western New York Flesh e tornou-se um dos símbolos do futebol feminino em seu país, principalmente por ostentar um bicampeonato olímpico (2004 e 2012) no currículo. Foi em 2012 que ela venceu pela única vez a eleição de melhor do mundo da Fifa, deixando Marta na segunda colocação. No ano passado, só ficou atrás da goleira alemã Nadine Angerer.

Nadine Kessler será quem tentará manter a honraria da Fifa com a Alemanha neste início de semana. Aos 26 anos, ela joga pelo Wolfsburg, de seu país, e já conquistou o prêmio da Uefa de melhor jogadora do futebol europeu em 2014. Em maio, foi campeã da Liga dos Campeões sobre o sueco Tyreso, clube em que Marta estava.

Com norte-americana e alemã como concorrentes, Marta tenta a sua sexta conquista no prêmio da FIFA 

Entre os três técnicos de futebol feminino que disputam o prêmio da Fifa, aparecem mais dois alemães: Ralf Kellerman, também do Wolfsburg, e Maren Meinert, da seleção da Alemanha. O japonês Norio Sasaki, à frente do time nacional do seu país, completa a relação de finalistas.

Do lado masculino, a Fifa deixará o título de melhor técnico do mundo em 2014 entre o italiano Carlo Ancelotti, campeão mundial com o Real Madrid, o alemão Joachim Low, campeão do mundo com a Alemanha, e o argentino Diego Simeone, campeão espanhol com o Atlético de Madri.

Além da aguardada entrega da Bola de Ouro (disputada pelo português Cristiano Ronaldo, pelo argentino Lionel Messi e pelo alemão Manuel Neuer), a Fifa ainda anunciará qual foi o mais belo gol do ano passado. O Prêmio Puskas, que Neymar ganhou em 2011, conta com dois lances executados na Copa do Mundo do Brasil como concorrentes – protagonizados pelo colombiano James Rodríguez e pelo holandês Robin van Persie. E uma mulher também briga pelo troféu, a irlandesa Stephanie Roche.